Atualizado em 19/07/2020
Redação WebArCondicionado
Com uma grande variedade no mercado, os aquecedores portáteis muitas vezes confundem na hora da compra: como funciona, quais são os modelos?
Na época de inverno a procura por esse tipo de aparelho é grande, e se você também esta interessado em adquirir um, veja quais fatores e outras dicas que devem ser levados em consideração.
Sobre o funcionamento, os aquecedores esquentam o ar em volta do aparelho e o dissipam para o ambiente. Por isso, são indicados para ambientes pequenos.
Dicas e cuidados com os aquecedores
- Procure por aparelhos com selo de qualidade comprovado pelo INMETRO. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, usar o aquecedor quatro horas por dia, durante um mês, pode ter um impacto entre R$ 50 e R$ 95 na conta de luz, dependendo do aparelho;
- Verifique se a tomada do aquecedor é compatível com a da sua casa, e se a rede elétrica possibilita a ligação adequada de modo a manter a sua segurança;
- Deve-se levar em consideração o ambiente que irá receber o equipamento, as condições do imóvel em relação à perda de calor, na hora da escolha do aparelho;
- Evite a utilização do aquecedor ligado com benjamins – o famoso “T” – ou junto com outros aparelhos elétricos.
- Mantenha fora do alcance de crianças e de animais;
- Nunca seque roupas, calçados, ou qualquer outro objeto sobre o aquecedor, nem coloque nada muito perto dele;
- Quando for guardar o aparelho, lembre-se de protegê-lo com um plástico para evitar o acúmulo de poeira;
- Não é aconselhado deixar os aparelhos que aquecem muito tempo ligados para não deixar o ambiente muito seco. Além da secura do ar eles podem colaborar para choques térmicos;
- Mantenha longe de cortinas, cobertores, almofadas e puffs para evitar um possível incêndio;
- Mantenha o ambiente limpo a fim de evitar irritações no nariz e olhos e alergias;
- Deixe uma vasilha com água no mesmo local que estiver ligado o seu aquecedor portátil para manter a umidade relativa e causar menos desconforto ao nariz e à garganta. Existe também os umidificadores de ar que são ideais para esses casos;
- Para ambientes maiores, opte por um ar-condicionado Split quente e frio.
Tipos e modelos de aquecedores de ar
Aquecedores Irradiadores – com resistência incandescente
São os aparelhos mais comuns e geralmente os mais baratos. Têm resistências incandescentes protegidas por grades metálicas. O calor é irradiado para o ambiente. O ar é aquecido pela resistência e difundido para o exterior através de pequenos filamentos. Podem ter pés de apoio ou suporte para fixação na parede. Esses modelos, no entanto, não são indicados para quem tem criança ou animais de estimação, pois costumam ressecar bastante o ambiente.
Aquecedor Cerâmico
Este tipo de aquecedor tem um material cerâmico que fica em volta da resistência e uma ventoinha que faz o ar circular. O aquecedor de ambiente cerâmico pode ser fixado na parede ou no teto e ainda possui um controle remoto para regular a temperatura desejada.
Aquecedor a óleo
Apesar da denominação, esse tipo de aparelho também é elétrico. Ele funciona através de resistências que aquecem o óleo e este, por sua vez, circula pelo aparelho transferindo calor para o ambiente. Os aquecedores a óleo são grandes gastadores de energia e não aquecem tanto.
Aquecedor de gabinete ou termo-ventilador
Possui resistências incandescentes, protegidas em gabinetes fechados. O calor é espalhado pelo ambiente por meio de um ventilador. Bem parecido com ventiladores comuns que temos em casa. Além disso são bem leves e podem ser levados para qualquer ambiente da casa. Esses modelos têm tendência a deixar o ambiente seco e a serem barulhentos.
Aquecedor a gás
Existem também aparelhos aquecedores para grandes ambientes como por exemplo o aquecedor a gás. Esse tipo de aquecedor é pesado e grande, sendo necessário conectá-lo a um botijão de gás. São mais indicados para serem usados em restaurantes, estabelecimentos e em locais abertos com menos divisórias.
Compre agora mesmo seu aquecedor e não passe mais frio neste inverno.
Ir para a LOJA!!!!
Aquecedor portátil deve ser usado com moderação
Esses produtos devem ser utilizados de uma maneira correta para não acarretar em problemas para a sua saúde. Os cuidados devem ser tomados por conta do ar seco que predomina no ambiente e se acarreta ainda mais com a utilização do aquecedor. Algumas doenças se proliferam com mais facilidade no frio como a gripe, otite, amigdalite e resfriado. Doenças essas que podem ser causadas tanto pelo ar gelado quanto por transferência do vírus. Com o aquecedor, fica mais propício de uma pessoa ser contagiada por bactérias oportunistas. Além dessas doenças, existem outras que se agravam, podendo até ter que ser internada no hospital. Caso esse da pneumonia, bronquite, rinite, sinusite e asma.
Confira ainda: Como manter a casa aquecida no inverno? Saiba nossas dicas
E aí, ficou dúvida sobre os tipos de aquecedor ou sobre como o aparelho funciona? Manda pra gente aqui nos comentários. Fique atento as nossas dicas e procure o melhor modelo para você no mercado.
Oi eu tenho uma filha de 3 anos em casa que é autista e estava lendo o artigo, pois tenho interesse em comprar uma aquecedor , gostaria de saber se é seguro ,se ela corre risco de se queimar,e a questão da bacia de água, ela vai virar no chão alguma dica pra mim,e ela tem bronquite .
Olá Dyheni,
Sua dúvida é bastante técnica e infelizmente no momento não temos este tipo de informação.
Aconselhamos que poste seu questionamento no Fórum do Ar Condicionado, pois outros membros ou profissionais técnicos poderão lhe ajudar de forma mais adequada.
Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
A equipe do WebArCondicionado agradece o seu contato.
Gostaria de saber como comprar o aquecedor adequado baseado em querer aquecer uma área determinada? Existe um cálculo baseado em área ou volume usando as especificaçoes do aparelho?
Olá Luciane,
todas as informações que temos sobre aquecedores colocamos no texto acima, lembrando que os aquecedores servem para aquecer apenas o local em volta de onde ele estiver, e não o ambiente inteiro como um ar-condicionado com ciclo quente/frio.
Obrigado pelo contato.
Olá,
Tenho uma criança traquestomisada em casa e ganhei um aquecedor a gás, queria saber se ele resseca muito o ambiente? Estou muito preocupada com medo de usar.
Obrigada!
Osiane
Olá Osiane,
sim, o aquecedor a gás resseca bastante o ambiente, assim como os outros tipos. Pelo que pesquisamos, o aquecedor que resseca menos é o a óleo.
Obrigado pelo contato.
Ola, muito legal o texto. Tenho em casa o aquecedor split que é o mesmo que o ar condicionado. Gostaria de saber se esse resseca o ar, pois tenho bebê em casa e usamos agora no frio.
Olá Aline,
sim, o split resseca o ar também, mas você pode reverter isso com um umidificador de ambiente ou colocando uma bacia com água próximo do aparelho.
Obrigado pelo contato.
Legal!! Vou fazer isso! Obrigada pela resposta!!
Bom dia, gostaria de saber se o aparelho de cerâmica Tbm resseca o ar, pois estou em dúvida entre ele e o a oleo que por sua vez não resseca o ar do ambiente.
Olá Allan,
o de cerâmica também não resseca o ar.
Obrigado pelo contato.
Qual desses modelos tem o melhor custo x beneficio? Aquecedor a óleo ou o aquecedor a gás?
Olá Eduardo,
de acordo com o texto acima, ss aquecedores a óleo não são vantajosos, pois são grandes gastadores de energia e não aquecem tanto.
Obrigado pelo contato.
Tudo bem eu gostaria de saber qual é o mais econômico no consumo de energia o aquecedor de ventilador ou o climatizador q esquenta e esfria ???? Dês de já agradeço
Olá Ariane.
Comparando os dois, o consumo de um aquecer ventilador é muito menor. Nos modelos simples que comparamos, o aquecedor gasta 2,0 kWh, já o climatizador quente frio chega a cerca de 12,0 kWh.
Obrigado pelo contato.
boa tarde! eu gostaria de saber como faço para poder vender para vç pois já atuo na área de vendas.
Att;
Rosemiro Moreira
Oi Rosemiro. Não possuímos representantes de nossa marca, pois não vendemos aparelhos.
Nós somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre AC.
Obrigado pelo contato.