Quando escolher janela ou split

Você está pensando em comprar um ar condicionado, mas não sabe qual se encaixa mais no seu perfil? Vamos apresentar aqui as vantagens e desvantagens dos modelos janela e split.

Janela
Chamado popularmente por ar condicionado de parede ou janeleiro.

Ar condicionado janela

Vantagens do ar condicionado janela:

- O valor do aparelho é mais barato.
- São mais compactos (condensadora, compressor e evaporadora são no mesmo gabinete).
- É de fácil instalação.

Desvantagens do ar condicionado janela:

- Trabalha com baixa capacidade, ou seja, modelos de baixa potência, de 7.000 BTU até 30.000 BTU. (Calcule aparelho de quantos BTU são necessário para seu ambiente).
- Geram mais ruído que o split.

Para quem é indicado o ar condicionado tipo janela?

AC janela - Para pessoas que moram em ambientes pequenos
- Habitem casas ou condomínios onde não hajam restrições de ruído.
- Caso não tenha espera (buraco) pronta para o ar condicionado é preciso ser feita uma abertura na parede para colocação do ar tipo janela. Logo, é indicado para quem tem casa própria ou caso seja locatário tenha permissão para colocar uma abertura.
- Não pode gastar muito dinheiro em um condicionador de ar. Apesar de hoje o valor do ar janela esteja mais próximo de um split, o comprador deve lembrar que o preço de instalação do split é mais alto.
- A economia de energia não é definida pelo tipo do ar condicionado, existem janelas mais econômicos que alguns tipos de split e vice-versa. Vale conferir sempre o consumo do ar condicionado e o selo Procel antes de comprar um aparelho.

Split
Ar condicionado splitO condicionador de ar split leva este nome por te sido originado do sistema do ar condicionado de janela e divido em dois equipamentos, sendo assim o split é composto por dois módulos. Um módulo fica no ambiente interno (evaporadora) e o outro no ambiente externo (condensadora).

Vantagens do ar condicionado split:

- Baixo nível de ruído (a parte externa do ar condicionado – que faz barulho – fica do lado de fora da residência).
- Existem vários tipos de split, e a capacidade de alguns pode chegar a até 80.000 BTU. (Verifique a quantidade de BTU necessária para seu cômodo).
- Possui controle remoto permitindo operação à distância
- O buraco na parte necessário para sua instalação é bem menor. Como é dividido em duas unidades, a unidade externa (fica do lado de fora da casa ou apartamento) é unida com a interna por tubulações de cobre, um bem espaço pequeno na parede é aberto para passagem desses tubos.
- Esteticamente mais bonito. Há marcas investindo no design de split como mais um diferencial.

Desvantagens do ar condicionado split:

Split - O split é mais caro que o janela, mesmo os modelos mais simples de split acabam saindo mais caros pelo preço da instalação ser alto.
- A instalação é difícil e deve ser feita profissional especializado.
- Não é permitida a colocação em alguns prédios devido ao seu regulamento interno, como por exemplo, alterar esteticamente a faixada do local.

Para quem é indicado o ar condicionado tipo split?

- Para pessoas que estão preocupadas com o conforto mais do que com o preço.
- Podem abrir um buraco na parede, e estão preocupadas com a estética do ambiente.
- Querem refrigerar um espaço relativamente grande.
- A economia de energia do seu split vai depender do selo Procel que ele possuir. Existem splits que consomem mais energia que um ar condicionado janela.

Sem esquecer que existem vários tipo de ar condicionado split, clique aqui conheça os modelos de condicionador de ar.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Você gostou desse conteúdo?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

20 ideias sobre “Quando escolher janela ou split

    • Olá Letícia.

      Depende. Sugiro que você faça uma busca entre os produtos monitorados pelo site, na capa, escolhendo os modelos de seu interesse e após isso observe as características para chegar a essa conclusão. Existem diversas formas de um aparelho A ou B consumir mais, procurando o modelo específico e analisando ficará mais fácil.

      Obrigado pelo contato.

      Obrigado pelo contato.

  1. Site de excelente qualidade técnica e informativa.

    As informações vão direto ao ponto desejado.

    Vou recomendá-lo a todos os meus amigos e colegas de trabalho.

    Tudo de bom!!!!!!!!!!!

  2. Tenho um Fujitsu Inverter. O custo de instalação e manutenção do split é absurdo. Para se ter uma ideia para instalar um Fujitsu Inverter pela autorizada da Fujitsu no Rio de Janeiro, custa no mínimo R$ 550. O meu aparelho com menos de 2 anos parou de funcionar por problema na placa de controle do inverter. Mais um novo custo. E ainda por cima os técnicos vem com a história de que deve ser feita limpeza completa anual, que é quase o mesmo preço da instalação.
    Split só em extrema necessidade, sempre prefira o de parede

  3. presado amigo., não se trata de uma critica . trataste na verdade de uma indagação , e gostaria de obter uma resposta até então urgente.
    moro em um duplex já comprei um sprit cônsul 9000 btus não é permitido colocar na parte da frente ., na parte por traz a parede já é divisoria de outra casa e o morador não permite que fique virado para seu quintal onde tem uma piscina pois quando houver nescesidade de manutebnção ou reparo vou ter que pedir para entrar pelo seu terreno. de uma certa forma ele tem razão o unico jeito é colocalo na parte interna onde fica a escadaria que dar acesso aos quartos. é fechado de cobogol. posso instala-lo nessa area?

    • Olá Geraldo.
      Se o local não for abafado não há problema, mas é interessante que você confirme isso com uma assistência técnica autorizada.

      Agradecemos o seu contato.

  4. Vou administrar um hotel na praia. Este hotel conta com ar condicionado de janela em todos os quartos. Vejo que eles tem baixa durabilidade e tem que ser substituídos com frequência, além de serem barulhentos. Gostaria de saber se a durabilidade do split em praia seria maior? Fiquei sabendo também que existem splits com um motor para dois aparelhos internos, assim poderia colocar um motor para dois quartos, seria possível? tem alguma desvantagem? Ficaria mais barato comparados com ares de janela? Desde já agradeço.

  5. Venho observando o mito que se criou com a economia do ar split. Digo mito porquê estou sentido no bolso o alto custo de manutenção . Não encontrei, até hoje na internet um site que falasse os verdadeiros pontos negativos do split. Exemplo do meu de 9.000 BTUs. Estou com 11 meses com o meu e já gastei 250 reais com instalação e mais 300 reais com duas limpezas, em menos de um ano!! e neste momento existe um balde dentro do meu quarto coletando a água que está saindo pela frente do aparelho, ou seja preciso pagar mais 150 por uma limpeza!!! Vou voltar para um ar de janela , onde eu mesmo limpava e não gastava esse absurdo de dinheiro.

    • Olá Daniel.

      De fato o Split é mais trabalhoso por causa da manutenção e da higienização, já que é feita com maior frequência que o ar condicionado do tipo Janela.
      Porém, você não precisa gastar tanto dinheiro: a limpeza do filtro pode ser feita por você, acesse nosso link e veja como. Recomendamos que faça a limpeza do filtro a cada dois meses, enquanto a higienização você precisa sim chamar um instalador para realizá-la. Esse processo porém pode acontecer de seis em seis meses.

      Quanto ao vazamento de água, provavelmente pode ser um problema no dreno ou no sensor de degelo. Aconselhamos que procure uma assistência técnica no nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Participe do Fórum do Ar Condicionado, pois os outros membros poderão lhe ajudar.

      Agradecemos o seu contato.

    • De fato, é um mito que o ar condicionado split seja mais econômico quando analisamos o todo. Começa pela instalação e manutenção absurdamente cara. Também tenho sentido no bolso esse fato. O inverter que teoricamente seria mais econômico, por ser complexo, frequentemente apresenta problemas técnicos como queima de placa, etc. O que você economiza de energia irá gastar muito mais com serviço técnico.

  6. Comprei um ar condicionado tipo janela Springer duo e estou muito satisfeito. O mesmo vem dotado de um sistema opcional, que permite vc usa-lo sem o dreno e também dispensa a caixa de concreto, bastando um caixilho de madeira de 16 cm de comprimento, com essas vantagens, além de outras, como ser silencioso, devido seu motor rotativo, pode ser instalado em lugares mais variáveis.

  7. Adquiri o modelo SPLIT antes mesmo de avaliar a real condição para instalação. Trata-se de apartamento e por isso o receio de furar a viga para passagem dos dutos, embora sejam apenas três furos. Em questão de estética, a central será instalada na área do fosso, que é interna, junto ao vão do tanque, o que não deverá acarretar problemas. Maior problema mesmo é a saída da água das três cortinas internas (uma em cada quarto e uma para sala e corredor).