Se você está procurando um protetor para seu ar-condicionado, precisa levar em consideração alguns fatores importantes. E o primeiro passo é conhecer seus modelos e características e saber que existem prós e contras na utilização destas proteções.

Por que alguns instaladores não indicam:
Alguns instaladores e especialistas na área de refrigeração afirmam não ser indicado o uso de proteções em aparelhos split, pois podem dificultar a troca de calor (saída de ar) do aparelho de ar condicionado. No caso do janela, não há maiores problemas. Os técnicos procuram lembrar também, que todos os aparelhos são projetados para uso externo, sendo que seus fabricantes já procuram utilizar materiais resistentes e adequados para isso.

Funções, modelos e características:
Para quem procura melhorar a estética da parte externa da casa, diminuir a incidência de sol, estender um pouco mais a vida útil do aparelho, é importante saber como escolher a proteção certa. No mercado existem várias opções de modelos e tamanhos, tanto para condicionadores de ar split como para aparelhos janela. Na grande maioria dos condomínios de hoje uma das regras é a padronização da área externa e cabe ao condomínio e moradores entrar em acordo para decidir qual será o padrão. Veja alguns modelos:

Protetores de fibra de vidro:

Na grande maioria das opções disponíveis, estão os protetores de fibra de vidro que tem vários modelos e são os mais procurados. Algumas das características que se diferem neste tipo de protetor são:

– As aberturas para saída de ar (umas são com grades nas laterais e na parte de trás, outras são aberturas horizontais ou diagonais na própria estrutura da proteção);

– Variação de cores, podendo ser fabricado na cor desejada;

– Tamanhos diferenciados;

– São projetados para proteger e escoar água da chuva pelo mesmo duto de condensação,evitando assim que a água escorra na parede manchando-a;

– Evitam a aproximação de animais como pombos e morcegos (que podem transmitir doenças);

– Ajudam a manter a higiene interna do aparelho.

Protetores de concreto:

Os protetores de concreto funcionam mais ou menos da mesma forma que os de fibra de vidro – uma espécie de caixa protetora da condensadora – a diferença é na manutenção que é um pouco mais complicada e algumas vezes estes modelos já são projetados direto nos edifícios e casas.

Protetor “telhado”
Também é possível encontrar protetores que formam uma espécie de telhado em cima do aparelho, estes podem ser fabricados em diferentes materiais como, por exemplo, de concreto, fibra de vidro, alumínio – estes costumam fazer algum barulho em dias de chuva e vento -, entre outros. Protegem somente a parte de cima do ar-condicionado, sendo assim não prejudicam a saída de ar, mas também não protegem o aparelho da aproximação de animais.

Nossa dica para protetores de ar-condicionado:
A dica é instalar uma proteção, sem bloquear as grades de ventilação, para não prejudicar o funcionamento do seu ar-condicionado. Procure sempre pesquisar e confirmar com um instalador ou profissional da área, qual proteção é a mais indicada para seu condicionador de ar e fazer uma instalação correta para que não haja nenhum acidente.

Redação do Portal WebArCondicionado.