[ x ] Fechar

Restrições de ar-condicionado em condomínios

  • 07 de agosto de 2013
  • 81 Comentários

briga-entre-vizinhosExistem diversas limitações quando o assunto é climatização compartilhada. Apartamentos muito quentes, muito frios, prédios antigos, edifícios novos, locatários que não podem furar a parede e mais diversos outros empecilhos. Porém, por mais que essas restrições existam, há também a solução para esse tipo de retenção.

Rio de Janeiro, Amazonas e Nordeste são estados que, por abrigarem temperaturas quentes o ano inteiro já possuem um plano de climatização em condomínios ainda na planta. Porém, algumas cidades, como São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, entre outras sofrem com a falta de preparação dos prédios que não possuem o espaço para a instalação do ar e muitas vezes o morador não pode colocar o aparelho em sua residência por infringir as ordens do condomínio.

Recomendações

Existem diversos fatores que impossibilitam o morador de colocar um ar condicionado em sua casa. Muitas pessoas desconhecem as leis dos condomínios e se precipitam no momento de comprar o aparelho. O recomendado é, antes de fazer a instalação, entre em contato com a convenção do prédio, imobiliária, síndico ou até mesmo o zelador para ter certeza quanto à liberação do uso de ar-condicionado e evitar que leve uma multa. O que muita gente não sabe é por que existem esses empecilhos já que moramos num país tropical e que as temperaturas chegam aos 40ºC.

fachadaFachada ? Um dos principais motivos para não se poder instalar um aparelho de climatização no prédio é quanto à quebra de harmonia arquitetônica do edifício. Existem locais que, pelo fato de não quererem que a unidade externa apareça, preferem ficar sem o ar-condicionado. Esse é o caso do Palácio de Kensington, lar do príncipe William e de sua esposa Kate Middleton. A proibição, às vezes, é imposta até mesmo quando a instalação é feita nas laterais do prédio. Porém, pela Lei de Condomínios (a 4591/64), “o proprietário ou titular de direito à aquisição de unidade poderá fazer obras que modifiquem sua fachada, se obtiver a consentimento da unanimidade dos condôminos”.

sobrecargaSobrecarga ? Essa questão é mais comum quando os prédios são antigos e a fiação também acaba sendo o problema. Geralmente, os apartamentos que tem mais de 30 anos não poderiam suportar vários aparelhos ligados utilizando apenas um transformador. Acaba que fica muito pesado. Depois que um morador instalar o aparelho, os demais também vão querer e isso prejudica toda a rede elétrica do condomínio.

gotejoGotejos ? Este é o um dos casos que de fato prejudica o seu vizinho. O gotejamento acaba tornando-se um problema que vai atrapalhar quem está embaixo de você, pois a água que sairá do dreno vai acabar pingando no andar de baixo. Além de molhar a sacada (se esse for o caso), o barulho das gotas caindo irá atrapalhar o sono do cidadão. Esta água também poderá pingar numa calçada, o que pode ser perigoso caso alguém escorregue ali. Também o ambiente úmido é propício para a formação de limo.

Mas para esse caso existe uma solução. Para os condicionadores de ar modelo janela já existe aparelhos com dreno seco. Esta função não causa o pinga-pinga na parte externa. Aos que não possuem essa tecnologia, o usuário pode providenciar uma bandeja que impedirá que as gotas caiam no chão ou também você poderá comprar uma mangueira para redirecionar o líquido para um local apropriado. Esta informação também serve para os splits. Lembrando que essas soluções são válidas para quem mora em apartamentos.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

81 Ideias sobre "Restrições de ar-condicionado em condomínios"

  • Bom dia.

    Moro em um prédio onde somente as unidades que não ficam viradas para a rua possuem janela para ar condicionado, como meu apt fica de frente para a rua e não possui varanda, a administradora do prédio não me permitiu instalar na fachada e nem se dispôs a conversar para encontrar uma solução para o caso. Há alguma possibilidade de conseguir essa instalação??

    Obrigada

    • Olá Bianca,

      infelizmente não temos alternativas quanto as regras de condomínios. Se o motivo for ligado a estrutura do edifício, você teria que ver com um engenheiro as possibilidades. Mas se eles estão lhe impedindo por estética, aconselho que converse com um advogado, pois como podem impedir alguns moradores de instalar e outros não.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    • Olá Claudio,

      no Rio existe a lei complementar que que obriga instalação de bandejas coletoras em aparelhos de ar condicionado de janela, para que não haja o tal “pinga-pinga” em vias públicas. E cada condomínio tem as suas próprias normas, mas sobre dreno coletivo não temos informações. O ideal é conversar com o síndico, pois isso pode ser uma norma do próprio condomínio.

      Obrigado pelo contato.

  • É razoável que o condomínio obrigue a instalação, nos split’s, de pés de borracha embaixo deles, além de utilizarem mãos francesas específicas para ar condicionado e em bom estado de conservação.

  • Olá..
    Estou instalando o condensador na parte interna do meu apt (área de serviço) ..é bem arejado lá!
    Tenho que pedir permissão do mesmo jeito para o condominio? Ou posso ficar de tranquilo ja que como já estou em reforma do apt ñ precisou mexer na estrutura

    • Olá Bruno,

      acredito que não há necessidade de pedir autorização para o condomínio nesse caso, mas o ideal é conversar com o síndico, pois cada condomínio tem suas próprias regras internas.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde.
    Gostaria de saber se existe alguma legislação que proiba a instalação de unidades condensadoras acima das calçadas.

    • Olá Andre,

      existe em algumas cidades legislação para a água que pinga nas calçadas, mas não que seja proibido instalar condensadoras em janelas do térreo. Se a condensadora está pingando água na calçada e/ou está atrapalhando o ir e vir das pessoas em local público, pode ser feita uma reclamação junto à prefeitura.

      Obrigado pelo contato.

    • Ocupar espaço além do mínimo de tamanho para a calçada seria infração. Além disso, o ar quente jogado sobre o público passante pode configurar despejo inadequado de resíduo (ar QUENTE, resíduo físico) ou ruído.

      Seriam transgressões a cód. de posturas e lei da calçada (no município), direito de vizinhança (cód civil) (ao vizinho), contravenção penal/lei de crimes ambientais (poluição).

  • Tenho uma vivenda em que uma das paredes fica para o quintal do vizinho, quero instalar ar condicionado e é necessário que a máquina seja colocada nessa parede será que posso faze -lo?

    • Olá Felismina,

      desde que haja um consenso entre você e o vizinho não há problemas. E mesmo assim você deverá sempre realizar manutenções preventivas para que o aparelho não o perturbe, com barulho ou água pingando muito.

      obrigado pelo contato.

  • Boa noite.
    Moro de aluguel em uma casa na qual tenho um ar condicionado com consensador redondo, so q o condominio diz q eu so posso colocar o condensador quadrado. O q faço ? Fico sem ar ate eu conseguir vender o redondo?

  • Alguém pode me ajudar? foi permitido colocar ar condicionado na minha sacada do apartamento, mais só o modelo redondo ! Isso é valido ou é preconceito ? :( pois ja comprei e instalei modelo quadrado inverter

    • Olá Rafael,

      depende da sacada e como o aparelho está instalado. Tens como me enviar uma foto por e-mail para que eu possa lhe dizer? Pois a condensadora redonda é ideal para locais onde não haja espaço para o ar sair e circular para frente, por exemplo, se tiver uma parede muito próxima dela. Envie a foto para contato@webarcondicionado.com.br.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • Boa noite. Tenho muito interesse em instalar um ar condicionado split no meu apartamento. Mas tenho algumas dúvidas, que se puder me orientar ficarei muito grato. A primeira é se posso solicitar a instalação deste tipo de ar condicionado no meu apartamento colocando a unidade condensadora na minha sacada, sendo que moro em um andar alto e ela não ficará visível externamente não descaracterizando a fachada do edifício e pelo que pesquisei o procedimento de instalação não é complexo. No regulamento do condomínio é proibida a instalação de ar condicionado (mas não se referem ao tipo split), citam também que em caso de reformas será preciso de um laudo de um engenheiro e aprovação do condomínio (mas acredito que uma simples instalação de um ar condicionado split se enquadre neste termo). A última dúvida é se um ar condicionado de 24000btus é suficiente ou adequado para um ambiente de 58 m2. Obrigado pela atenção.

  • Bom dia! Moro em um predio novo e quero instalar um ar condicionado do tipo split na minha sala de estar, mas no projeto do edificio não tem previsão para isso, nao temos problemas elétricos e nem normas q proíbam, mas minha sindica alegou q nao poderia instalar por questões da estrutura e de perda de garantia por parte da construtora, o q acredito q nao procede visto q muito possuem o mesmo tipo de ar condicionado instalados nos quartos. O q devo fazer para resolver esse problema?

    • Olá Luis,

      o ideal seria você entrar em contato com a construtora para se informar. E cada condomínio tem suas próprias regras, por isso é preciso entrar em um acordo com a síndica também.

      Obrigado pelo contato.

  • Ola, o meu prédio é antigo e não tinha sido feita a reforma do PC, agora foi feita e esta tudo certo. Quero instalar um ar condicionado mas os fios não passam pelo tubo que vai ate a portaria esta obstruído. A síndica diz que não pode passar por fora e nem fazer uma sanca, acontece que tem varias instalações desse tipo. O que faço?

    • Olá Flavia,

      um profissional projetista e um arquiteto poderão avaliar o local para ver o que pode ser feito. Converse com a síndica, pois cada condomínio tem normas específicas.
      Se precisar de ajuda para encontrar instaladores próximos de você acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • Meu condomínio só permite instalação de ar split retangular, qdo me mudei já possuía o modelo redondo de 12000btus, não permitiram que eu instale dentro da minha varanda. Isso procede? Ele é pequeno não interfere na estética do condomínio.

    • Olá Ericka,

      cada condomínio pode ter suas próprias regras, mas se você acredita que não vá interferir em nada tente conversar com o síndico e explicar a sua situação.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

    • Se colocar dentro da varanda, está dentro da sua área privativa. Portanto, não podem dizer qual modelo utilizar. A não ser que fixe o compressor do lado de fora, na parede, fora da sua área privativa. Abraços!

  • Estou procurando alguma lei que possa me dar um respaldo com relação ao barulho do aparelho de ar-condicionado instalado pelo meu vizinho na janela ao lado do meu quarto, causando, à mim e ao meu marido, diversos transtornos e queda de rendimento no trabalho. O motor do aparelho (não sei se está programado), é acionado sempre entre 3:00h e 3:30h da madrugada e segue com aquele barulho alto e contínuo até amanhecer. Tenho feito um histórico gravando o barulho todas as noites. Já tentei falar com ele que reagiu de maneira grosseira. Coloquei o problema na reunião do condomínio e o síndico disse que esse é um assunto que eu devo tratar diretamente com ele pois o condomínio não tem qualquer responsabilidade sobre ele. É isso mesmo ou existe uma lei na qual eu possa me respaldar? Obrigada pelo retorno

    • Olá Adriana,

      a lei que existe é a Lei Federal do Silêncio. E é sim dever do síndico intervir. Ele deve conversar com o morador e solicitar que o problema seja resolvido. Se o barulho do equipamento está incomodando os vizinhos, ele deve procurar uma forma de reduzir o ruído. Aqui nós falamos sobre a Atenuação Acústica para Ar-Condicionado, que vocês podem tentar mostrar para ele.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Obrigado pelo contato.

  • Posso colocar a condensadora na parte interna do meu apartamento se for um local bem arejado? Ex: minha lavanderia é muito arejada, gostaria de colocar a condensadora lá porque o condomínio não permite a instalação fora, por causa da fachada.

    Há modelos com a parte externa menor e mais leve hoje em dia, com menos de 30 kg ou ainda não existe?

    Grata.

    • Olá, Tatiane.

      Se o espaço onde você pretende fazer a instalação for bem arejado, a condensadora pode ser colocada lá, isso é uma das exigências para o bom funcionamento do aparelho. Já existem no mercado alguns modelos com a parte externa mais leve que as tradicionais. Neste post você pode conferir alguns exemplos, no final informamos as medidas e pesos.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • Boa noite. Tenho um aparelho de ar condicionado e minha vizinha de cima insiste em dizer que quando o mesmo é ligado molha todo o chão do piso dela. Tenho aparelhos por todo o imovel ( outros quartos e sala) Mas ela alega que apenas num dos quartos há suor nos pisos e paredes.Já levei vários técnicos para averiguar e não há irregularidades no aparelho. Isso pode realmente acontecer? Como resolver esse problema?
    Obrigada.

    • Olá Rosanne,

      aconselhamos que chame um profissional que entenda de engenharia ou arquitetura para verificar esse quarto. Nós nunca ouvimos falar que um ar-condicionado no andar de baixo provocasse umidade no andar de cima, acredito que uma coisa não tenha nenhuma ligação com a outra.

      Obrigado pelo contato.

  • Eu entrei no site só para esclarecer uma dúvida. Não esclareceu e criou mais dúvidas do que os outros sites. Eu quero saber, os condicionadores de ar modernos, tipo “split”, funcionam apenas com 220V. Ocorre que no Brasil, a maioria das cidades é servida por 110V, monofásico. Numa cidade como o Rio de Janeiro, onde 80% dos apartamentos têm ar condicionado, um prédio antigo, com instalação de 110V, monofásica, é possível puxar um cabo com duas fases (220V)?. Isso pode ser feito da caixa de luz do apartamento, ou exige puxar um cabo da caixa do prédio no térreo que recebe o cabo da Light, a distribuidora de energia no município?

    • Olá Alvaro,

      só um eletricista pode verificar se a fiação estão apta para receber mais carga de energia. E não tem como puxar um cabo da caixa do prédio, essa alteração é feita pela concessionária de energia, no caso, a Light. Este texto poderá lhe ajudar a tirar suas dúvidas.

      Obrigado pelo contato.

    • Se você já tiver uma alimentação bifásica (ou tri-fásica, que é mais rara) no seu imóvel (apartamento ou casa), para você ter uma “tomada” de 220V basta apenas alimentá-la com duas fases. Uma questão que deve ser esclarecida é quanto à distribuição de carga entre estas duas fases para não haver “desbalanceamento” de corrente elétrica e sacrificar algum condutor colocando sua moradia sob risco de incêndio. Para que você não corra este risco, é necessária a consulta a um eletricista credenciado pela sua concessionária de energia.

  • Acabei de me mudar para um condominio e comprei um ar split, quando fui fazer a instalação na minha sacada (parede interna na saida de ar de janela) me avisaram que existe uma portaria que impossibilita a instalação deste tipo de ar, podendo apenas o ar de janela na mesma parede. Quando fiz o contrato não existia nada que restringia a instalação de qualquer tipo de ar. Além disso quando vi outros apartamentos, observei a instalação de ar split em alguns deles. O que deve fazer?

    • Olá Antonio,

      para áreas internas não existe uma regra geral, apenas a de que o barulho do aparelho e o pinga-pinga não podem incomodar o vizinho (mas isso se resolve com uma instalação bem feita). O ideal é conversar com o síndico e esclarecer a sua dúvida, pois cada condomínio tem suas próprias regras. Mas se outros apartamentos do mesmo condomínio possuem split, acredito que tenha ocorrido algum mal entendido.

      Aguardamos o seu próximo contato contando como foi resolvido o impasse.
      Qualquer dúvida estamos à disposição.

  • Tenho um ar condicionado na varanda do meu apto, coloquei lá um ar condicionado split. usei uma mangueira, a água que cai sai diretamente da mangueira para o bueiro. Não tem pinga pinga. Depois de muito tempo que o coloquei, tive um atrito com a síndica e recebi uma notificação solicitando que eu coloque meu ar no chão, mas existem outros moradores que usam como eu fixados na parede como o meu, com mão francesa resistente. Se eu tenho que tirar o meu os outros que tb tem instalados como o meu tb não seriam obrigados a baixar deles? Até concordaria em tirá-lo se estivesse na parede para o lado de fora, mas está dentro da minha varanda. No aguardo de uma resposta, desde já antecipo agradecimentos.

    • Olá Erli,

      é complicado a gente dizer o que deve ou não ser feito, pois cada condomínio têm suas regras. Será que os outros moradores também não receberam a mesma notificação? Converse com eles, pois acredito que dentro da sua varanda, sem modificar a fachada do prédio não deveria ser um problema.

      Qualquer dúvida estamos à disposição.
      Obrigado pelo contato.

  • Olá,

    no meu apartamento é proibido a instalação de ar devido a furos em parede e perda de garantia caso isso ocorra. existe alguma outra forma? se sim qual é o melhor ar-condicionado para a instalação? Pequeno, pouco barulho.

  • Olá, moro em um apto e a vizinha de baixo não deixa eu ligar o meu ar condicionado, pois disse que pinga na caixa dela e faz barulho, enquanto estudo uma solução, deixei o meu ar desligado por uns dias, e percebi que o ar condicionado do vizinho de cima tambem pinga na minha caixa. Liguei para uma empresa de ar condicionado e me disseram que todo ACJ pinga e que isso não era um problema meu. Isso é um problema individual e eu tenho que resolver ou é um problema coletivo e deve ser resolvido pelo condomínio? Talvez tubulando o dreno…

    • Olá Letícia,

      cada um é responsável pelo “pinga pinga” do seu aparelho. Mas isso é muito simples e barato para resolver. Neste post nós explicamos como resolver o problema, com exemplos que outras pessoas já fizeram. Converse com o seu vizinho de cima, para ele fazer também. Além de resolverem o problema, vocês poderão reutilizar a água que sair do ar-condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Nosso equipamento, é instalado em uma unidade condensadora qualquer, vem no kit, um vaso separador de líquido, uma bomba miniatura, e como um mini chiller envia o refrigerante em varios setores com evaporadoras, e economiza energia 80% pois evita instalar mais unidade condensadora, estamos aberto ao usuário, em apartamento a unidade condensadora não inviabiliza o projeto, é instalada próximo do teto e com uma bomba envia o liquido gelado nos aposentos via tubos verde economizando tempo baixo reformas e economia de energia!!
    tel.019-3308-1442

  • Olá, preciso de uma orientação.

    Moro em um condomínio novo, tem uns 10 meses.

    A construtora diz que a parte eletrica do prédio não foi dimencionada para receber ar condicionado, mas no apartamento decorado mostrado no lançamento, existia ar condicionado.

    Se eu fizer a preparação elétrica dentro do meu apartamento, com dijuntores mais potentes, fiação, etc… terei algum problema com eletricidade?

    Obrigado

    • Olá Lucas,

      você pode pedir a concessionária de energia para transformar a rede do seu apartamento em bifásica e chamar um eletricista para instalar um disjuntor para o aparelho. Verifique com a concessionária de energia elétrica da sua região se é possível. Do contrário, a propaganda da construtora foi enganosa.

      Obrigado pelo contato. Gostaríamos que compartilhasse conosco quando isso for resolvido.

  • Gostaria de saber, do ponto de vista legal, se é permitida a instalação de ar split na área de ventilação de condomínio, prédio de 10 andares. Prédio antigo. A quem devo recorrer ? Que tipo de profissional devo procurar ?

    Obrigada

  • Bom dia, estou querendo colcoar dois Splits no meu apartamento, mas o síndico está colocando dificuldade alegando que vai alterar a estrutura, até ai tudo bem, já solicitei um engenheiro civil e ele vai assinar ART, depois disso ele agora quer implicar com a energia, dizendo que o Apartamento não vai suportar a carga, sendo que os dois ar condicionados vão consumir 700w cada, menos que um chuveiro elétrico, então eu pedi o documento elétrico ou laudo dizendo que ele não tem esse documento, ai perguntei como ele pode dizer que não vai suportar na base do “achismo” ? é obrigação do condomínio me informar quantos eu posso ou não posso gastar correto? Você tem alguma opinião para resolver isso da melhor maneira ?
    Obrigado

    • Olá Flavio,

      nesse caso, infelizmente não temos como lhe ajudar. Sugerimos que contate um eletricista ou a concessionária de energia da sua cidade para ver o que é possível ser feito. Em últimos casos, você pode optar por aparelhos de ar condicionado portáteis.

      Obrigado pelo contato.

    • Boa tarde,

      Moro em um prédio antigo em SP e este edifício possui salas comerciais. Nas salas comerciais são usados ar condicionado do tipo split, porém as condensadoras ficam na fachada.
      Verifiquei na convenção do condomínio e esta descrito da seguinte forma: “Não podem os moradores colocarem qualquer aparelho na fachada, telhado ou terraço sem a aprovação por escrito do sindico.”

      Quero colocar na minha unidade um ar condicionado também na fachada, porém a sindica informa que não pode, pois irá alterar a fachada.

      Gostaria de saber se ela possui este direito via convenção, pois hoje já existe ar condicionado na fachada das salas comerciais.

      Alguém já passou por isso ?

      • Olá, Rodrigo.

        O recomendado é, antes de fazer a instalação, entrar em contato com a convenção do prédio, imobiliária, síndico ou até mesmo o zelador para ter certeza quanto à liberação do uso de ar-condicionado e evitar que leve uma multa. Lembre-se de que é preciso certificar-se antes de tomar qualquer atitude.

        Obrigado pelo contato.

        • Boa tarde,

          então, “admin”, o problema é este existe duas “regras”, uma para as salas comerciais e outra para as unidade residenciais, porém a convenção é única.

          Como devo proceder ?

          • Rodrigo,

            cada prédio “cria” suas próprias regras né, seja por estética ou pela energia elétrica não suportar determinados aparelhos. Nesse caso, apenas o sindico é capaz de dizer o que pode e o que não pode. No seu caso, a opção para locais onde não são permitidos a condensadora na área externa é o ar-condicionado portátil.

            Esperamos poder ter ajudado.
            Agradecemos pelo contato.

  • Olá! Moro em um apartamento cerca de 2 anos,o AP é do meu cunhado,com todo esse calor aqui no nordeste,eu e meu marido decidimos instalar um ar,porém logo não colocamos a mangueira, mais com uma semana de uso a vizinha q mora no térreo veio reclamar sobre o pinga pinga em seu quintal,eu moro no segundo andar!! Até aí entendemos,agente demorou de resolver o problema pois estamos procurando alguém com uma escada grande pra colocar a mangueira e não ter que alugar um andame,porém depois de um mês procuramos o instalador e ele nos deu a idéia de retirar o aparelho e colocar a mangueira por dentro e jogar para fora,ou seja para o quintal da vizinha,Porém ela agora reclamar que ainda continua a molhar o quintal e que seu cachorro está mordendo a mangueira, ela sugeriu fazer um furo no quarto onde daria retorno para o quarto e colocar um balde no quarto para aparar a água!! Eu não acho isso certo,o que deve fazer? É responsabilidade Minha se o cachorro dela morde a mangueira? Enquanto a mangueira já está instalada? Me ajude!desde já agradeço.

    • Olá Vanessa,

      se vocês entraram em um acordo de colocar a mangueira, ela é quem deve cuidar para que o cachorro não estrague, não é mesmo? Mas existem outras possibilidades de acabar com essa incomodo para ambas as partes. Existe um aparelho chamado Vapoar que você instala e a água que sair do seu aparelho é evaporada. Outra alternativa é vocês criarem uma forma de reutilizar essa água, até mesmo para a lavajem do jardim da sua vizinha. Hoje em dia muitas pessoas já estão fazendo isso, é uma forma de economizar água.

      Obrigado pelo seu contato. Depois conte-nos como o problema foi resolvido.

  • Olá. Estou querendo comprar aparelhos slipts Fujitsu (9, 12 e 18 mil btus), mas li nas especificações que o dreno é “condensadora/evaporadora”. Isso significa que o dreno será na condensadora E na evaporadora (2 drenos)? Não há esta informação de forma clara nos manuais da Fujitsu. As regras do meu condomínio não permitem que haja “pingos” no lado externo do apartamento, e eu programei na minha reforma o dreno apenas na evaporadora. Melhor trocar por algum que só tenha dreno na evaporadora (LG, por exemplo)? Obrigada!

    • Olá Priscilla.

      Nesse caso, sugerimos que entre em contato diretamente com a Fujitsu ou até mesmo com alguma autorizada da marca. Aqui estão os contatos.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia, moro em uma casa que tem uma janela virada para o quintal do meu vizinho. Gostaria de colocar o ar condicionado nesta janela( mas antes conversaria com o meu vizinho) e a borracha cairia no meu quintal. Meu marido disse que é errado, mas eu disse que é ilegal é a janela que já está ilegal.

  • Pessoal, alguem pode me ajudar? Moro num condomínio onde o apartamento eh de 42 mt³ e bate sol em todos os cômodos ou seja eh um calor insuportavel.. Aqui em hipótese alguma pode instalar ar de parede… OK, eu entendo! Sendo assim, tenho aquele ar portátil q vai na janela… E ontem recebemos uma notificação do sindico onde diz q a utilização deste aparelho foi proibido, não soube dar uma justificativa plausível apenas disse q foi por reclamação d alguns moradores… Isso pode acontecer? Considero esse aparelho como um eletrodoméstico

    • Olá Danielle,

      alguns condomínios têm regras um tanto exageradas mesmo, infelizmente. É de surpreender que ainda exista isso.

      Obrigado pelo contato.

  • Nos dias de hoje, ainda mais em novos empreendimentos, é inconcebível aceitar a proibição da instalação dos aparelhos de ar condicionado. Assim como uma máquina de lavar roupas, secadora, geladeira e entre outros, já deve ser visto como item da cesta básica para quem o desejar. O aceitável é a reunião dos condôminos para decidir as padronizações e limitações, mas não a proibição. Em relação ao ruído já existem aparelhos mais modernos com a tecnologia “inverter” que possuem a unidade condensadora mais silenciosa. Busco aqui um momento de reflexão e contar com o bom senso daqueles que simplesmente proíbem por questões estéticas e não procuram uma saída técnica para viabilizar as instalações. Se você não gosta ou não sente necessidade respeitamos a sua posição, mas devemos buscar o bem comum e buscar através de estudos técnicos maneiras de viabilizar as instalações sem prejudicar o projeto arquitetônico e/ou elétrico das edificações. Bora p/ frente povo!

      • Moro num prédio antigo. Sendo assim, entendo os percalços técnicos que impedem o uso do ar condicionado (uso um portátil pra quebrar um galho. Mas não consigo entender este monte de empreendimento novo aqui em São Paulo que são desprovidos de estrutura para ar condicionado. Se eu fosse comprar apartamento hoje, na planta, não compraria se não oferecesse a estrutura para instalação do ar pelo menos nos quartos…

  • O problema maior é que os vendedores dizem que o ar é silencioso porque a parte barulhenta fica do lado de fora (lado de fora entenda-se a “janela do vizinho”). Então teria que se fazer uma lei de distancia do ar da janela. Dormir com zumbido de motor dos outros é enlouquecedor.

  • Prezados,
    Gostaria de saber se há lei específica regulamentando a distância do ar condicionado do imóvel vizinho.
    O caso é que a máquina do split do vizinho está há menos de 2 metros da minha parede e está aquecendo demais a parede acarretando até o descascamento da mesma, além de trazer grande calor para meu imóvel.
    Como posso exigir a retirada desse aparelho?
    Atenciosamente,
    Fábio.

    • Olá Fábio.

      Bom, não existe lei nesse sentido. Nesse caso deveria imperar o bom senso. Aconselhamos que primeiramente seja conversado com o vizinho sobre o problema, por sinal, existe a opção de atenuação acústica, etc… que constam informações nesta postagem. Boa sorte!

      Agradecemos seu contato.

    • Vivo Isso, mudei de quarto e deixei a suíte que tinha porque estava enlouquecendo com o zumbido do ar condicionado gigante que o vizinho colocou quase na minha janela. É o pior barulho que existe.

  • ola. gostaria de saber se existe ar condicionado que nao precisa por aparelho do lado de fora. pois moro em apartamento e e proibido instalar as coisas na parede . Por favor me oriente qual aparelho comprar. nao tenho entendimento nessa area e preciso de ajuda . obrigada e aguardo resposta ??? dulce

      • Tenho um apartamento em um condomínio cuja convenção não permite a colocação de aparelhos de ar condicionado nas unidades. Acontece que, em administração anterior, foi negado e o morador de uma unidade instalou o aparelho mesmo assim. Agora, outros proprietários se acham no direito de fazer o mesmo e outros não admitem modificar a fachada. Lembro que a convenção diz ao contrário. Diz que não pode modificar a fachada.
        Como sair desta encrenca que foi arranjada por um síndico sem orientação? E, se pedirmos para este proprietário retirar o aparelho e ele se recusar se apegando no fato de não ter sido impedido no ato da instalação ? Meu prédio está localizado na praia e a maioria dos proprietários apenas passam temporadas no mesmo. Inclusive o síndico não é daqui, o que dificultou uma fiscalização da instalação do aparelho, que deveria ser coibida de pronto. Agradeço a atenção.

        • Olá Lourenço,

          existem meios legais de resolver isso, pois o artigo 1.336, inciso III, do Código Civil, proíbe condôminos de alterarem a forma e a cor da fachada, das partes e das esquadrias externas do edifício. Veja esta matéria que publicamos no blog sobre uma pessoa que, além de ter de retirar o ar-condicionado, ainda teve que restaurar estrutura original do prédio.

          Obrigado pelo contato.