fachada-ventilada-capa

Ao considerar o acabamento de uma edificação, pode-se levar em conta os fatores naturais externos e pensar como eles podem influenciar o interior do local. Dentro desse contexto, as fachadas ventiladas surgem como uma alternativa à construção civil – principalmente quando falamos sobre prédios e edifícios, pois além de proporcionarem um acabamento moderno, elas são versáteis em relação à circulação de luz e ar, influenciando no isolamento térmico.

Desse modo, as fachadas ventiladas têm sido vistas como uma solução construtiva sustentável que une inovação e eficiência energética por auxiliar na melhoria do conforto térmico. Segundo o site Arch Daily, elas são capazes de reduzir entre 30% a 50% do consumo de energia de um edifício, e além disso os materiais utilizados em sua composição são 100% recicláveis.

Leia também: Restrições de ar-condicionado em condomínios

A seguir iremos entender melhor seu funcionamento e especificar suas vantagens:

O que é uma fachada ventilada e como funciona?

fachada-ventiladaBasicamente, a fachada ventilada é um sistema que permite a fixação do revestimento externo de modo independente às paredes, originando uma espécie de distância devidamente calculada entre eles. Ele é composto por painéis fixados a um conjunto de perfis estruturais metálicos, parafusos e chumbadores localizados na parede da edificação.

Resumindo, isso significa que, como há essa separação do revestimento, a circulação de ar se torna livre, e com essa ventilação natural da construção acontece o que é conhecido como “efeito chaminé”: o ar entra frio pela parte inferior da extensão do prédio e sai quente em sua parte superior. Veja a imagem abaixo:

fachada-ventilada-como-funciona

Vale lembrar que, como existe um espaço “vago” entre revestimento e parede do prédio, também é comum que o local seja utilizado para instalações elétricas e sanitárias. Veja as principais vantagens:

Vantagens da Fachada Ventilada

– Economia de energia: Como falamos acima, a principal vantagem da fachada ventilada está, sem dúvidas, na economia de energia. A aplicação desse tipo de fachada principalmente em prédios comerciais se dá pelo fato de que há uma grande economia de energia elétrica, dispensando o alto uso de aparelhos de ar condicionado e ventiladores, por exemplo.

– Agilidade na execução: Além da eficiência energética, as fachadas ventiladas também oferecem maior velocidade à obra, uma vez que os painéis e dispositivos de fixação são pré-fabricados e leves.

fachada-ventilada-exemplo– Umidade e Isolamentos: A fachada ventilada também evita problemas com umidade, levando em consideração que o revestimento não fica colado à parede – proporcionando não apenas isolamento térmico, mas acústico também.

– Proteção: Como esse tipo de fachada atua como uma “capa protetora”, ela também ajuda a garantir a proteção da construção e sua longevidade por mais tempo.

– Instalação e Manutenção: Outra importante observação sobre a fachada ventilada é sua prática instalação “a seco”, além de ser cada vez mais procurada para obras de retrofits e garantir obras secas e com menor geração de resíduos. De alta durabilidade, os elementos de fixação exigem pouca manutenção.

Fachadas Ventiladas – Cenário no Brasil

Aqui no País, a aplicação da fachada ventilada vem acontecendo aos poucos, mas nos países do hemisfério norte, por exemplo, esse sistema já vem sendo utilizado há bastante tempo, por mais de 3 décadas, principalmente devido ao conforto térmico que a fachada proporciona diante do inverno rigoroso desses locais. Nesse caso, é comum que haja um reforço com lã térmica, ajudando a potencializar o resultado no interior das construções.

Veja alguns locais que utilizam as fachadas ventiladas:

edificio-brigadeiro-fachada-ventilada

Fachadas ventiladas NBK no Edifício Brigadeiro, em São Paulo.

albert-einstein-fachada-ventilada

No Hospital Israelita Albert Einstein (SP), fachada ventilada associada à pele de vidro

efeito-chamine-fachada-ventilada

Projeto espanhol de fachada ventilada que usa o chamado efeito chaminé

Você já conhecia esse modelos de fachadas? Qual sua opinião sobre elas? Conte para a gente.

Redação do Portal WebArCondicionado