[ x ] Fechar

Como medir a umidade do ar em casa?

  • 14 de setembro de 2016
  • 2 Comentários

Como medir a umidade do ar em casa?A umidade é a quantidade de vapor de água presente na atmosfera e a umidade relativa do ar é uma porcentagem dessa quantidade de vapor. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal para o organismo humano gira entre 40% e 70%, e quando está abaixo do mínimo e acima do máximo ela pode ser prejudicial.

Ou seja, quando o ar está muito seco, sentimos a garganta seca, incômodo ao respirar, mal-estar e dores de cabeça. Já a umidade excessiva ajuda a acelerar a proliferação de micro-organismos, que causam alergias e, também, problemas respiratórios.

Para não prejudicar a saúde daqueles que estão expostos no ambiente, muitas pessoas desejam saber:

Higrômetro digitalComo medir a umidade do ar dentro de casa?

Existe mais de uma forma para medir a umidade do ar. Uma delas é utilizando um higrômetro digital ou um termo-higrômetro, aparelhos específicos para esse fim. Mas para quem não tem nenhum desses, vamos explicar outras duas formas:

Uma delas é utilizando dois termômetros em substituição ao termo-higrômetro de bulbo seco e úmido

– O primeiro passo é medir a temperatura com o termômetro que ficará com o bulbo seco.

– Em seguida enrole o bulbo do segundo termômetro em um pano ou algodão molhado e amarre uma corda firmemente;

– Vá girando o termômetro com o bulbo úmido em volta da corda para a umidade evaporar, isso irá simular o efeito de arrefecimento do corpo;

– Veja a temperatura que está no termômetro de bulbo úmido e diminua da temperatura do termômetro de bulbo seco. O resultado da subtração será a umidade relativa do ar.

Outra forma simples de medir a umidade relativa do ar em casa é medindo o ponto de condensação.

Para isso você precisará de um termômetro, uma lata com água e cubos de gelo. Essa forma que dará o resultado mais próximo do resultado de um higrômetro, usado por meteorologistas.

– Encha com água uma lata de superfície brilhante;

– Adicione os cubos de gelo. Faça isso aos poucos e mexendo a água com o termômetro, para manter na superfície da lata, a mesma temperatura da água;

– Continue mexendo até formar a condensação. Quando formar, veja a temperatura do termômetro. Essa é a umidade relativa do ar.

Ao descobrir a umidade relativa do ar no ambiente, se esta não estiver saudável, basta escolher o equipamento ideal. Quando o ar está mais úmido ou mais seco do que o ideal, é importante contar com um equipamento que melhore esse clima, seja um umidificador, um desumidificador ou um aparelho de ar condicionado, que pode ajudar das duas formas.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Como medir a umidade do ar em casa?"

  • Como medir a umidade com água e gelo. Simplesmente no meu termômetro ,a temperatura marcou abaixo de zero no momento da condensação .

    • Olá Juliana, tudo bem?

      A temperatura que indica a umidade relativa do ar é aquela marcada quando começa a condensação. Se você deixar o termômetro na água gelada ele vai sempre marcar zero ou menos. É preciso observar a queda da temperatura em relação à formação daquelas gotículas na superfície da lata – quando elas começarem a surgir, anote a temperatura no termômetro e terá sua resposta.

      Sugerimos que tente outra vez e, se ainda assim não funcionar, nos contate outra vez.

      Agradecemos o seu comentário.