Você sabe o que é eficiência energética? Nos últimos anos, esse termo tem sido bastante utilizado no setor industrial e da construção civil, mas, na prática, o que isso significa?

Em resumo, eficiência energética pode ser definida como a otimização do consumo de energia, diminuindo-se a perda da mesma para o meio externo. Ou seja, eletrodomésticos que possuem alta eficiência energética conseguem manter a capacidade máxima de funcionamento e para isso gastam menos energia elétrica.

A eficiência energética deve ser levada em conta na hora de comprar um aparelho de ar condicionado? Se há alguns anos o ar-condicionado era considerado um dos vilões da conta de energia, hoje encontram-se no mercado aparelhos altamente econômicos. Os fabricantes estão investindo em sistemas cada vez mais eficientes, apostando, por exemplo, na tecnologia inverter e em funções como o timer e sensores de movimento.

Eficiência energética virou mais que um diferencial de produtos no setor de refrigeração e climatização, é um item cada vez mais exigido pelos consumidores, que hoje estão mais preocupados com a economia de energia e preservação do meio ambiente. Por isso, nossa dica é: observe a eficiência energética do aparelho na tabela de classificação do Inmetro.

Selo Procel

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, possui uma etiqueta chamada de Selo Procel, que identifica os aparelhos eletrodomésticos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética, medida pelo CEE – Coeficiente de Eficiência Energética. A classificação é divida em A, B, C, D e E. Quanto maior o CEE, mais eficiente será o aparelho. Clique aqui e veja as tabelas do Inmetro.

Fontes: Inee, Procel Info e Eficiência Energética