[ x ] Fechar

A rede elétrica da sua casa está preparada para receber o ar-condicionado?

  • 04 de agosto de 2016
  • Nenhum Comentário

A rede elétrica da sua casa está preparada para receber o ar-condicionado?Não importa onde você mora ou trabalha, comprar um ar-condicionado para esse local é uma tarefa muito simples. Basta analisar o ambiente em que ele será instalado, escolher um aparelho adequado e pronto. Não, infelizmente nem sempre é só isso.

Embora o ar-condicionado seja um eletrodoméstico já muito popular no Brasil, muitos locais ainda não estão preparados para receber o equipamento, principalmente os edifícios mais antigos. Por esse motivo, o que muitas vezes parece implicância do síndico, pode não ser.

Se o seu prédio ainda não tem nenhum ar-condicionado instalado, é bom observar alguns fatores antes de comprar um. A capacidade elétrica da sua região, as condições da fiação e instalações elétricas do edifício e a adequação do tipo de sistema ao local são pontos que devem ser levados em conta antes da compra.

Economize de verdade utilizando o comparador de preços exclusivo em ar-condicionado

O local que você pretende instalar o ar-condicionado possui capacidade elétrica?

Tanto em edifícios residenciais quanto em comerciais, a quantidade de aparelhos instalados deve ser avaliada para evitar sobrecarga no fornecimento da energia. Você está certo de que a rede elétrica do seu prédio possui fiação adequada para suportar a intensidade da energia que irá passar por ela? Se você não tem certeza da resposta, consulte um eletricista antes de realizar a compra do ar-condicionado.

Nas construções mais antigas a estimativa de consumo era menor, e muitos ainda não foram adequados as novas tecnologias. Se a alteração se fizer necessária, é preciso solicitar à companhia de energia elétrica da região uma nova carga.

E o ambiente onde ele será instalado?

Segundo o Eletricista Gilson Carlos Pessanha, “geralmente uma residência que não possui ar-condicionado não está preparada para utilizar um. Os circuitos elétricos exclusivos deverão ser criados a partir do Quadro de Disjuntores até o local ondem será instalado o ar de Janela ou Split”.

Ou seja, todo ar-condicionado, exceto o portátil, precisa de um disjuntor exclusivo para ele. Do contrário, a rede elétrica ficará sobrecarregada gerando riscos para a casa e comprometendo a vida útil do aparelho.

A grande maioria dos aparelhos de ar-condicionado do tipo Split precisam ser ligados em 220V. “Quem possui antigas instalações monofásicas com 127 volts e quiser instalar um Split, deverá pedir o aumento de carga para a concessionária de energia, tornando-a bifásica ou trifásica”, explica Gilson.

Alteração de rede monofásica para bifásica nas instalações de Split 220v 

E para isso, Gilson explica que “estas instalações normalmente geram uma obra (cortes em paredes e rebaixamento de teto, assim como a ampliação do quadro de luz ou a instalação de um novo).

Leia também:

Aterramento elétrico para ar-condicionado

Fiação: qual a bitola adequada para a instalação do ar-condicionado?

Qual a quantidade de ampères necessários para cada potência de ar-condicionado?

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *