[ x ] Fechar

Fiação: qual a bitola adequada para a instalação do ar-condicionado?

  • 21 de janeiro de 2015
  • 117 Comentários

Já tratamos aqui sobre disjuntores e a amperagem necessária para cada potência de ar-condicionado. No entanto, esclarecer a bitola adequada na fiação também é de grande relevância na instalação e consequente funcionamento do aparelho. Cabos de bitola inferior ao aconselhável poderão ser danificados ao longo do tempo de uso do ar-condicionado, assim como os próprios equipamentos correm o risco de não funcionar corretamente.

Mas antes de apresentar os números adequados para cada amperagem – definida pela potência do ar-condicionado – é importante esclarecer também mais especificamente a função da bitola no desempenho do aparelho.

Bitola
Esse item corresponde ao diâmetro do fio elétrico, podendo ser mais fino ou mais grosso dependendo da corrente elétrica que irá conduzir. Portanto, quanto maior for o diâmetro da bitola do fio ou cabo, maior será sua capacidade de passagem de correntes de eletricidade. Podemos perceber isso ao olharmos o fio de um chuveiro elétrico, por exemplo, em comparação com o fio da iluminação: por conduzir uma carga de eletricidade mais elevada, seu fio é mais grosso do que o responsável por transmitir a luz.

Resumindo, assim como o diâmetro de um cano é determinado em função da quantidade de água que passa em seu interior, a bitola de um condutor elétrico depende da quantidade de elétrons que por ele circula (corrente elétrica).

Disjuntor X bitola X corrente elétrica
Por causa disso, para saber qual a bitola adequada para a potência do seu ar-condicionado, deve-se considerar o disjuntor do aparelho a ser instalado. Lembre-se que o valor do disjuntor expresso em ampères deve ser sempre compatível com a bitola do fio, sendo que ambos dependem da corrente elétrica que circula na instalação.

Toda vez que a corrente circula pelo fio condutor, ele se aquece devido ao atrito dos elétrons em seu interior. No entanto, há um limite máximo de aquecimento suportado pelo fio ou cabo, que se ultrapassado faz com que ele comece a se deteriorar. Nessas condições, os materiais isolantes se derretem, podendo provocar choques e causar até mesmo incêndios.

Portanto, para evitar que os condutores se aqueçam acima do permitido, é importante respeitar os padrões de amperagem do disjuntor, utilizando a bitola adequada para cada potência de ar-condicionado.

Abaixo segue a relação dos aparelhos seguida da amperagem com a bitola, expressa em milímetros quadrados, recomendada para cada caso (ATENÇÃO: EM APARELHOS 220V):

Ar-condicionado 7.500 BTU – 2,5 mm²
Ar-condicionado 10.000 BTU – 2,5 mm²
Ar-condicionado 12.000 BTU – 2,5 mm²
Ar-condicionado 15.000 BTU – 2,5 mm²
Ar-condicionado 18.000 BTU – 2,5 mm²
Ar-condicionado 21.000 BTU – 4,0 mm²
Ar-condicionado 24.000 BTU – 4,0 mm²
Ar-condicionado 30.000 BTU – 6,0 mm²

Quer saber qual a capacidade do disjuntor ideal? Nesse texto nós te falamos.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

117 Ideias sobre "Fiação: qual a bitola adequada para a instalação do ar-condicionado?"

  • Qual a bitola do cabo do disjuntor até a condensadora ( condensadora de 27.000 BTus) e qual a bitola das evaporadoras? Trata-se de um kit tri split 1 condensadora de 27000 e 3 evaporadoras de 9.000

    • Olá Ronaldo,

      o disjuntor geralmente fica junto ao aparelho, mas se queres saber a distância máxima que ele pode ficar, aconselhamos que converse com um profissional do setor, para que ele possa avaliar. Se precisar de ajuda para encontrar instaladores próximos de você acesse o Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá. pretendo instalar um split de 22 mil BTUs e 220V na minha sala, mas a fiação da parede possui bitola de 2,5mm. Portanto, sei que terei de trocá-la. Mas já possuo guardada uma fiação de 6mm. Então a pergunta é: posso aproveitar essa fiação de 6mm ou terei de comprar uma de 4mm? Ou seja, 6mm seria também uma fiação adequada ou, neste caso, bitola maior seria ruim? Desde já agradeço a resposta.

    • Olá, Vladimir.

      Não tem problema usar a bitola maior. No entanto, saiba que você estará superdimensionando o circuito, ou seja, ele terá uma capacidade maior do que o necessário. Com isso, sua instalação poderá ficar mais cara do que o necessário.

      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.
      Agradecemos pelo seu contato.

  • Boa tarde , eu li muito sobre assunto , e gostaria de tirar a minha duvida , eu comprei um ar condicionado spli 9000btus midea , 3,4 amperes e 800w , qdo instalaram disseram que a instalação eletrica da minha casa não suportava , eu precisava fazer uma tomada e dijuntor so para ele . Chamei o eletricista o rapaz mandou comprar fio de 6mm e dijuntor 32 amperes . ele esta errado né ? esse dijuntor não vai desamar nunca ! uma fio de no maximo 4mm e dijuntor 15 amperes já estava otimo correto ?

  • Gostaria de saber se por acaso posso ligar um aparelho de janela 110v nafiação normal já existente na casa ou vou precisar reforçar essa fiação. Ou vou ter que colocar a 220v.

  • bom dia… ganhei um ar condicionado antigo quadrado grande pode me ajudar ..qual a bitola do fio que poso usa ja que ela e considerado um vilão na energia ..

  • Olá boa noite gostaria de saber ser posso ligar duas máquinas de ar condicionado cada uma têm 12,000btu em paralelo com um cabo de 4 mm e disjuntor de 25 A gostaria de saber se está correto não vou danificar minhã rede elétrica . obrigada

  • vou fazer manutenção em um circuito com 16 aparelhos de ar condicionado de 24000 btus, onde o disjntor deste circuito é de 50 A trifásico. Está correto? posso trocar este disjuntor ou faço de outra maneira?

  • O cabo que usei do relógio até a caixa de distribuição e de 10 mm minha energia e 110v monofásica , tenho 2 chuveiros + os eletrodomésticos posso colocar 4 ar condicionado na minha casa?

  • Por favor gostaria de saber a bitola do fio para o ar-condicionado de 10.000 Btus e 110 V e gostaria de saber também se eu posso passar os fios dentro de um conduite já carregado de fios

  • gostaria de receber informações técnicas, a respeito de dimensionamentos e ofertas de preços, pois faço projetos de instalação e faço a implantação no meio industrial e comercial, instituições de ensino, procuro parceiros para fazer distribuição ou representação.

    • Olá Elson,

      aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado e converse com outros profissionais e empresas do setor ou entre em contato com alguma das lojas abaixo. Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.
      Central Ar – (11) 4002-1717
      Str Ar – 0800 725 3636
      WebContinental – 40071174
      Multiar – (18) 3302-4889
      Friopeças – (31) 3270-6521
      Bemol – 0800 726 8300

      Obrigado pelo contato.

  • Estou montando um escritório e vou utilizar 4 aparelhos, split 1 de 22000, btus 2 de 12000 btus e 1 de 9000 btus, gostaria de saber qual a fiação a ser utilizada desde o início da instalação. Agradeço caso alguém possa me ajudar.

  • Por gentileza sempre procuro me informar e nao tenho informação adequada conforme abaixo por favor me ajude.

    1 – bitola para iluminação em casa saindo do quadro de distribuição e disjuntores
    2 – bitola para tomadas e disjuntores
    3 – bitola para ar de 7500 btu e disjuntores
    4 – bitola para chuveiro

    Obs. 110 / 127

    Do medidor ate a minha casa cerca de 15 metros a bitola e de 10 mm entrando no quadro com 6 mm

    boa noite muito obrigado que Deus te abençoe

    • Olá Geraldo,

      somos um site comparador de preços e de conteúdo sobre ar-condicionado. Infelizmente não temos essas informações. Aconselhamos que contate um profissional eletricista. Ou participe do Fórum do Ar Condicionado, quem sabe lá algum técnico consiga essas informações para você.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde pessoal. Gostaria de saber se a distância entre o disjuntor e o ar condicionado interfere na espessura da fiação. Preciso instalar um ar de 12.000 e a distância e de +/- 30 metros. Posso manter o fio de 2mm ou compro um maior. Agradeço antecipadamente.

    • Olá Sérgio,

      não encontramos nenhuma informação de que a distância entre o disjuntor e o ar-condicionado interfira na espessura do fio. Aconselhamos que compartilhe essa e outras dúvidas técnicas com outros profissionais do setor no Fórum do Ar Condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá amigos e amigas,

    Gostaria de tirar uma dúvida em relação a espessura do fio para uma instalação segura.
    Compreendi que um disjuntor com amperagem superior ao necessário pode demorar para desarmar (se eu estive errado, por favor me digam), podendo causar um incêndio. Mas gostaria de saber se eu colocar a fiação mais espessa existente em toda a instalação, mais espessa até do que o necessário, se isso pode causar algum problema, desde que respeitada que a amperagem dos respectivos disjuntores estão de acordo com a necessidade do circuito.

    Agradeço a atenção e parabéns pelo site!

  • tenho de fazer uma instalação elétrica exclusiva para 4 aparelhos de 30.000 btus com um dijuntor geral e um dijuntor individual para cada um deles, que bitola de fio devo usar e também quais dijuntores?
    obrigado

    • Olá Sandro,

      segundo os profissionais técnicos que consultamos, a bitola para um aparelho de 30000 BTU é de 6,0 mm². E neste post você encontra as informações sobre disjuntores de acordo com a fabricante Siemens.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia! em algumas marcas a ligação elétrica e feita no evaporador e a energia transmitida para o condensador, geralmente o cabo que vai para o condensador e cabo PP de 1,5 mm então esta errado. Ja a LG sem prévio aviso mudou isto colocando a entrada de energia no condensador, estou tendo problemas com isto ja que a maioria dos cliente deixam a energia para a ligação do evaporador, se antes se ligava energia no evaporador e do evaporador ia para o condensador com cabo de 1,5 mm por que não pode ser ao contrario?

    • Não pode ser ao contrário pois a unidade que consome mais é a unidade Externa, pois o Compressor é que consome mais energia, acho que devido a isso após muitos anos os Engenheiros mudaram o conceito, pois perceberam este problema, portanto os Equipamentos agora estão começando a ser fabricados com a alimentação pela unidade externa. Como os cabos de comando são geralmente entre 1,0 mm e 1,5 mm, dependendo da potência do Condicionador de Ar, esta bitola não é suficiente para alimentar o Compressor.

  • Bom dia,

    Qdo se referem ao tamanho da bitola, devo considerar a fiação que sai do padrão de energia elétrica até o ar condicionado?

    obs: pergunto isso pq entre o ar condicionado e o padrão de energia é uma distância de aproximadamente 20 metros. Quem instalou não puxou a fiação desde o padrão de energia. E acho que devido a fiação fina o consumo do ar condicionado está alto. Split de 12000btus.

  • quero também tirar dúvidas e achei interessante essas perguntas e respostas.
    qual o fio que devo usar para faser a interligação da condençaora e a evaporadora do ar 33.000btu elgim mono 220

  • gostaria de saber a formula elétrica que foi usada para achar estas correntes acima porque 1 btus = 0,2930 fiz preventiva em um ar de 58000btus que na etiqueta do mesmo dizia ser equivalente a 16999 watts fiz cálculos e achei 77amperes,sendo na pratica de 18 amperes, o mesmo estava ligado em 220 trifásico,qual a fomula utilizada, min seria de grande valor,desde já agradeço.

    • Olá, marcos.

      Sugiro considerar a pior hipótese atendendo a NBR 6148, tratando de uma máquina onde trabalha com picos e quase sempre uma máquina dessa está trabalhando em carregada, como chegou aos 77A sugiro atender a norma que determina a seção nominal (bitola) de, 25mm².
      Considerando que a amperagem utilizada é de 77A deverá utilizar uma bitola de 25mm² de seção, a distância também causa influência no dimensionamento da fiação.
      Quer economizar, utilize 16mm² aguenta 68A, mas está ciente do perigo.

      Lembrando que estes 77A não são totalmente corretos pois btu (British Thermal Unit) convertido em watt/min é para considerar a eficiência térmica do aparelho e não o consumo elétrico. O correto é utilizar a potência consumida do aparelho que também deve estar no manual geralmente em kw/h (dai então divida por 60). Desta forma com os dados apresentados aplicado a Lei de Ohm e deduzindo a fórmula V=P/I = onde V=voltagem // P=Potência // I= Corrente.

      Maiores dúvidas só perguntar o que puder ajudar, estamos aqui…

    • Olá Vinicius,

      somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Não temos uma equipe técnica para poder lhe orientar neste caso. Aconselhamos que compartilhe suas dúvidas com profissionais técnicos no Fórum do Ar Condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • O condutor de 1,5 mm² só é utilizado para o retorno das lâmpadas (aquele fio que sai do interruptor até a lâmpada) e o condutor de 2,5 mm² é o mínimo utilizado para tomadas de uso comum.
    Cabo de bitola 2,5 mm² suporta corrente de 21,0 ampères.
    Cabo de bitola 4,0 mm² suporta corrente de 28,0 ampères.
    Cabo de bitola 6,0 mm² suporta corrente de 36,0 ampères.
    Cabo de bitola 10,0 mm² suporta corrente de 50,0 ampères.

    Como pode vc dizer que fio de 1,5 mm² pode ser usado em ar condicionado, mesmo sendo de 7.500 Btus si esse tipo de bitola é apenas indicado para retorno de lâmpadas ??

    • Olá, Sérgio.

      Realmente, nossa equipe se equivocou na informação. Já ajustamos e agradecemos muito sua contribuição. Continue conosco.

      Obrigado pelo contato!

    • O fio de 1,5mm², foi convencionado a ser usado apenas para retorno de lâmpada, pois, quando era usado em tomadas, os usuários de uma residência ou um estabelecimento comercial, por não ter conhecimento técnico, ligava qualquer aparelho sem levar em conta a corrente elétrica exigida pelo aparelho a ser ligado. Ex: O fio de 1,5mm² suporta 15A a uma distância de 15m. Quando se ligava um aparelho que exigia uma corrente elétrica acima de 15A, derretia a tomada e fechava um curto. Mas se ligar uma geladeira, um carregador de celular, um liquidificador, uma tv, um aparelho de som e outros eletroeletrônicos, não produzia aquecimento no fio nem na tomada de 10A. Tecnicamente está correto usar aparelhos cuja corrente elétrica seja menor que 15A do fio de 1,5mm². Mas para evitar que ocorra o uso de aparelhos de corrente elétrica acima do limite de condução de corrente elétrica do fio de 1,5A, a ABNT convencionou para a bitola mínima para tomadas o fio de 2,5A. Mas, já foi especificado que a tomada deve ser instalada de acordo ao aparelho a ser ligado, pois, agora só existem dois tipos de tomadas para uso residencial e predial sendo a de 10A e a de 20A.
      NOTA: De hipótese alguma deve se instalar tomada para ligar chuveiro elétrico.

  • Achei muito importante as informações do site, não trabalhono ramo mais pretendo fazer um curso, pois acho muito legal essa profissão de instalador, é isso, obdo

  • Saudações
    Um fator que altera a bitola a ser aplicada é o comprimento da linha . Linhas longas não só para interligação e sim alimentação exigem correção na bitola. Ex: Um ar de 9000 btu’s para levar energia até ele temos que atravessar um terreno de 50 metros, 1,5 mm² se torna fino. Abç.

      • Não é a mesma não. Em 110v a amperagem é o dobro. Eu não me lembro a formula mais ela leva em conta a voltagem, a resistividade e o material do fio(cobre por exemplo). Assim, por gentileza, procurem um engenheiro eletricista pois o site é visitado por muitos leigos que tentam fazer instalações sozinhos, o que pode acarretar até mesmo um incendio.

        • Olá Cida,

          aconselhamos sempre os leitores a não realizarem instalações sem um profissional técnico. Não passamos informações técnicas, sugerimos que as dúvidas sejam compartilhadas com outros profissionais e indicamos o Fórum do Ar Condicionado.

          Obrigado pelo contato.

        • No link do próprio site da webarcondicionado, http://www.webarcondicionado.com.br/110v-x-220v-qual-a-voltagem-mais-economica , no final do texto, abaixo do titulo “O que pode fazer a diferença”, logo no começo, está escrito: “Na prática a história é um pouco diferente. Como a corrente é bem mais elevada na rede elétrica de 110V, são necessários fios mais grossos”. Ou seja, vocês mesmo ressaltam que com 110V na pratica são usados fios mais grossos. Não sou eu, mas VOCÊS, em texto próprio que dizem isso.

          Alem disso, se em 110v a corrente é o dobro do que em 220v, como você ira diminuir a resistência sem aumentar a secção transversal(bitola) do fio?

          Menos respostas automáticas, por favor!

          • Olá Cida.

            Nosso colega que respondeu anteriormente quis dizer que as informações dessa postagem acima, que fala das bitolas, está correta, mas como você disse, para aparelhos 220v. Vamos acrescentar ali essa especificação. Agradecemos muito sua contribuição e aviso.

            Obrigado!

  • Boa noite,querido!instalei um ar condicionado de 24btu em minha casa,o técnico instalou com um fio de 2,5,fiquei com duvidas sobre se agüentaria ou nao, pois achei muito fino para essa potência.o transformador é de 7000amp.ta correto essa instalação?

  • Desculpe comentar, mas deve-se levar em consideração também a tensão de alimentação do aparelho 127 volts ou 220 volts que tem relação direta com a corrente, se for 220 volts a corrente é menor que em 127 volts.

  • engraçado sou instalador porém no curso me passaram a bitola por metros essas informação por metros está correta tipo ate 20 metros fio de 2,5 até tantos metros 4,0 você já viu esse tipo de medição amigo a partir de hoje irei utilizar essa sua tabela mencionada acima gostei pratica e objetiva . obg

    • na verdade a instrução que devem ter lhe passado, é de que á cada 20 metrros deve-se aumentar a bitola do fio para a bitola seguinte,por causa da perda corrente.
      para isto usa-se a tabela acima .

  • Só uma correção a norma da ABNT diz que para circuito de tomada a bitola mínima é 2,5.mm .portanto nunca deve-se usar 1,5 mm seja qual for a potência do Aparelho de Ar-condicionado.

    • Bom Dia! Estou instalando um Split Sansung 18.000 BTU´s e para minha surpresa a alimentação é pela unidade Interna, acho muito errado, pois normalmente as Infra -extruturas são passados cabos de 1,5 mm e aí, como solucionar este Problema?