[ x ] Fechar

Qual a quantidade de ampères necessários para cada potência de ar-condicionado?

  • 07 de janeiro de 2015
  • 171 Comentários

Com a chegada do verão, a compra e a consequente instalação de aparelhos de ar condicionado são cada vez mais recorrentes devido ao calor intenso registrado em todo o país. Considerando que os modelos podem ser divididos e classificados de acordo com sua potência, cuja capacidade de refrigeração é expressa em BTU, iremos esclarecer a quantidade de ampères necessários para as diferentes capacidades dos aparelhos.

.

Leia também: Uso de disjuntores em ar condicionado

Disjuntor e instalação
Antes de mais nada, é importante lembrar que a instalação elétrica está relacionada diretamente ao desempenho dos condicionadores de ar, por isso, itens como tensão da rede e voltagem do equipamento devem ser avaliados detalhadamente pelo profissional técnico, incluindo aí o uso do disjuntor adequado para cada potência.

Essa pequena caixa com um interruptor que fica próximo ao aparelho serve para proteger os eletrodomésticos de curtos circuitos e aquecimentos quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite máximo. O mesmo vale para o ar-condicionado: por puxar muita energia, cada aparelho deve ser instalado a um disjuntor exclusivo, mantendo-o assim em um circuito individual.

Amperagem
Cada disjuntor tem uma amperagem a ser definida de acordo com a potência do eletrodoméstico utilizado. É possível conferir no próprio manual ou na etiqueta da condensadora do aparelho qual a amperagem necessária expressa pelo fabricante. De acordo com a companhia de eletroeletrônicos Siemens, a amperagem mínima aconselhada para cada potência de ares-condicionados são estas:

Ar-Condicionado 7.500 BTU – 7.5 A
Ar-Condicionado 10.000 BTU – 9.1 A
Ar-Condicionado 12.000 BTU – 10.6 A
Ar-Condicionado 15.000 BTU –14.6 A
Ar-Condicionado 18.000 BTU – 15.7 A
Ar-Condicionado 21.000 BTU – 20.9 A
Ar-Condicionado 24.000 BTU – 24.8 A
Ar-Condicionado 30.000 BTU – 29.9 A

Economize de verdade utilizando o comparador de preços exclusivo em ar-condicionado

Atenção!
O uso do disjuntor com a amperagem necessária é de extrema importância inclusive para sua segurança. Uma potência que requer 20A, por exemplo, executada em um de 10A, não só interfere na potência, como também pode ser muito perigoso. Por mais que os disjuntores estejam preparados para desarmar quando identificam um sinal de sobrecarga, quando alguém troca um disjuntor por um de capacidade maior, justamente para ele não ficar desarmando, as consequências podem causar problemas sérios. Portanto, fique atento e respeite a amperagem ideal.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

171 Ideias sobre "Qual a quantidade de ampères necessários para cada potência de ar-condicionado?"

  • Boa noite

    Tenho uma duvida: Instalei um split 24BTU, meu eletrecista indicou disjuntor 25.0 A.
    Mas comprei na loja disjuntor de 32.A
    A perigo de incendio ? Ou não tem problema. Ele fez medição da corrente no fio e chegou 14.0 no máximo

    Att
    Claudio

    • Olá Claudio,

      não temos informações técnica sobre essa parte elétrica, mas segundo a fabricante Siemens, o correto é usar um disjuntor com capacidade ideal, pois se for mais potente ele corre o risco de não desarmar caso ocorra um superaquecimento.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia
    Gostaria de uma informação…
    Na igreja que eu sou membro, vamos instalar o sistema de ar, serão 4 centrais de 36 mil btus (bi-fase), qual seria a bitola do fio para ligar da caixa para o quadro e do quadro para as centrais?

  • Muito construtiva este canal de comunicacao. Gostaria de saber se com um inversor conversor de 12 v .110v. com 1500 w consigo funcionar um ar condicionado economico tipo 7 a9 mil butts

  • olá,gostaria de ter uma dica sobre o defeito do meu cond de ar samsung 9000btus(não é inverter)foi trocado a placa da evaporadora do mod aq09esbtnxaz ,mas o intrigante que o cond de ar é um 24000 btus e esta com essa placa desde novo,pois bem ele estava apresentando um defeito ; quando ligava o cond ele abria as aletas e se desligava na mesma hora ,ficava o tempo todo assim,então trocamos a placa e colocamos os codigos de programação funcionou duas semanas normalmente e agora apresentou o mesmo defeito,foi colocado a carga de gas exata 1.550gr de r22 e medido a ampereagem esta normal oque poderia ser desde já agradeço pela atenção

  • Boa tarde, gostei do comentário acima achei muito útil,porém quero ressaltar que os disjuntores para ar condicionados devem ser sempre de classe C

  • Achei muito esclarecedor, mas persiste uma dúvida: a bitola do fio tem algum limite de distância do quadro de disjuntores até a tomada
    do meu aparelho de ar condicionado. Se for 15m a distância é fio 4mm e ser for por exemplo 50m, continua o fia 4mm ou é aconselhável aumentar essa bitola?

    • Olá Rozivaldo,

      aconselhamos que converse com um eletricista, pois não é bem assim que funciona o cálculo. Mas não temos como lhe informar exatamente como é feito, pois não temos uma equipe dessa área. Somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. As informações acima são da fabricante Siemens.

      Obrigado pelo contato.

  • Quero saber a corrente nominal/de funcionamento de um ar condicionado de 60.000btu.
    Pelo que entendi um ar de 30.000 é 29.9 amperes , mas não é a nominal é a máxima do aparelho.

    • Olá Jussamar,

      essas informações são da fabricante Siemens, não temos mais informações. O ideal é contatar um eletricista para verificar, pois esses profissionais possuem conhecimento e aparelhos específicos para medir. Ou poste sua dúvida do Fórum do Ar Condicionado para que alguém consiga lhe ajudar. Nós somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado. Se precisar de ajuda para encontrar um profissional técnico próximo de você acesse nosso Banco Nacional de Instaladores e Assistências.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa tarde,

    Gostaria de saber quanto equivale um ar condicionado de 18btus em W, pois no manual do meu novo ap diz que precisa ser 1.000w nos quartos e até 2.400w na sala, a questão que já comprei faz tempos para os quartos de 9.000btu e para sala 18.000 será que posso colocar com segurança esses mencionados acima? grata pela ajuda

    • Olá Edna,

      no próprio aparelho vem colado um selo onde estão todas as informações. Não temos como lhe dizer quanto consome os que você adquiriu porque depende do aparelho, cada modelo e marca consome uma quantidade de W.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Genair,

      de acordo com a companhia de eletroeletrônicos Siemens, o disjuntor adequado para um aparelho de 24000 BTU é de 24.8 A.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá tenho um ar de 1200 btus 220v ,so q a rede elétrica da concessionária de 127v,moro em prédio e não tem como pedir aumento de carga, qual a potência do transformador teria q usar?

    • Olá Daniel,

      já se informou com a concessionária de energia se não pode? Geralmente essa alteração pode ser feita em prédios. Veja aqui. Nós não indicamos o uso de transformador, por isso não sabemos informar a potência. Participe do Fórum do Ar Condicionado para que profissionais do setor consigam lhe ajudar.

      Obrigado pelo contato.

  • Causa estranheza a recomendação de disjuntores em função da quantidade de BTU, quando deveria levar em conta a potência do aparelho em Watts. Ora, se um ar condicionado de 18.000 Btus,220 v e potência de 1.600 w, consume uma corrente de aproximadamente 9 A, já considerada a margem de 25% recomendada pela ABNT, por que recomendar o uso de um disjuntor de 20 A? Nã faz sentido!

  • Bom dia, vocês esqueceram de mencionar nesta matéria, subtitulo Amperagem, a tensão a que se refere estas amperagens ideais, pois todos sabemos que a corrente esta diretamente relacionada a potência e a tensão.

  • ola quero montar um motor home vou colocar 4 baterias de 170 amperes o que vale à 680 aperes.
    vou colocar um reversor de 12 vots p/ 220 wats.
    quanto tempo vai durar as baterias se eu ligar um ar condicionado de 7.000 ptus?

      • Olá Peterson.. tb estou montando o meu e dando uma pesquisada em ar cndicionado.. porém as coisa não são tão simples assim.. se vc descarregar totalmente as baterias a vida util delas vai pro saco.. o ideal é vc descarregar 20% da capacidade nominal delas.. só assim pra elas durarem os 1500 ciclos… no inversor de 12v pra 220v ela tb perde potencia.. cerca de 10%… e mesmo assim é legal vc pegar um inversor de onda senoidal pura para não danificar o motor… eu estou com 3 baterias de 220ha e mesmo assim só vou instalar o ar se certificar que um gerador de 750w aguenta o ar de 5000btus.. pq não vou botar o ar nas baterias.. as baterias são pra geladeira, luzes, som, computadores e coisinhas poucas.. bom, qlqr coisa podemos trocar umas figurinhas pelo Face.. add lá Página “Rastros e pegadas”.. abrax

      • a tensão deve estar baixa porque sua casa deve ser fim de linha ou seja o transformador que fornece energia para sua rua está longe da sua casa mas acredito que isso não seja um problema porque os equipamentos tem tensão MINIMA e MAXIMA de trabalho mas vc pode consultar a empresa que fornece energia para sua cidade

  • Tenho um ar condicionado tipo janela 10.000 BTU e gostaria de instalar em minha casa. posso ligar um disjuntor de 16 amperes nele? Desde já muito obrigado.

    • Olá Ruy,

      aconselhamos que converse com um eletricista para ver a possibilidade. Nós não temos conhecimento técnico nessa área, o texto acima foi escrito com informações da fabricante Siemens. Se precisar de ajuda para encontrar Assistência Técnica próximo de você acesse nosso Banco Nacional de Instaladores.

      Obrigado pelo contato.

  • Estou vendo somente as informações dos djuntores a serem instalados, e quanto ao cabo que devemos usar, para um ar de 30.000 btus eu utilizo um djuntor de 30A conforme acima … mas eu utilizo uma cabo de 6 / 8 / 10 ou 12mm ????

    • Olá Paulo,

      não temos esse tipo de informação, somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado.

      Qualquer dúvida sobre climatização estamos à disposição.
      Obrigado pelo contato.

    • vc pega a potencia e divide pela tensão

      formula I=P/U

      EX: I disjuntor = potencia do chuveiro 5080 dividido pela tensão 127 volts

      I=5080/127
      I= 40 A

      o disjuntor será de 40 A

  • Olá, eu comprei um ar condicionado Electrolux Inverter 12000 BTU, no manual fala precisa um disjuntor 10A, fui em uma loja onde vende essas coisas eletrica, eu fui so para ver os precos dos disjuntores, ai perguntei pra moca atendente, ela me disse que no caso um disjuntor 10A para um ar de 12000 BTU e pouco mesmo estando escrito no manual, isso é verdade? ela me recomendo um 20A, e que li agora o artigo e diz para respeitar a amperagem ideal, e no manual ta escrito 10A, fiquei confuso.

    • Olá Matheus,

      de acordo com a Siemens, para um ar-Condicionado de 12.000 BTU a amperagem mínima é de 10.6 A. Mas veja se no manual fala em mínimo ou se é exato 10A. E se o fabricante diz que tem que ser de 10A, instale em um de 10A. Nós aconselhamos sempre a fazer o que diz o manual. Instale com um profissional autorizado da marca e siga todas as orientações do fabricante, sempre, pois qualquer problema que der, a garantia vai ter que cobrir.

      Obrigado pelo contato.

  • olá! quero saber como é feito o cálculo pra chegar ao disjuntor equivalente ao ar condicionado, e a tabela para mais de 30.000 btus

  • Olá eu tenho um ar digital de janela consul 12000BTUS ligado a um disjuntor 25 (não diz ser 25A, só 25 sem letra), ele serve também ou seria melhor trocar? O estranho é que ele começou a estalar ontém quando ligo e desligo e não está mais gelando, o ar ja saiu da garantia, o Sr teria uma dica que não fosse chamar o técnico? Obrigada!

    • Olá Bia,

      somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado, não temos uma equipe técnica para lhe orientar. Aconselhamos que converse com um eletricista ou compartilhe sua dúvida com profissionais técnicos no Fórum do Ar Condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Nas amperagens minimas acima, ar condicionado de 12.000 btus a amperagem é de 10,6. Agora como a Fontaine fabrica um de 12.000 btus com 5 A.
    Ou ela não fornece a potencia de 12.000 btus informada no produto.

  • Boa tarde! Tenho uma dúvida. Tenho um ar split de 12000 btus frio/quente. E comprei outro split de 9000btus, ambos 220v. Qual os disjuntores que eu utilizo? E como se faz o cálculo? Obrigado. Um abraço.

    • Olá Clayton,

      somos um site comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado, não temos informações técnicas. As informações do texto acima são da Siemens, fabricante de disjuntores. Aconselhamos que participe do Fórum do Ar Condicionado, pois lá, profissionais técnicos poderão lhe ajudar.

      Obrigado pelo contato.

  • Transformadores ou estabilizadores não devem ser usados, notadamente em aparelhos tipo ar condicionado. No mercado existem protetores baratos e eficientes, como os da marca “PW”, que servem até 2000 watts em 127 volts ou 3.500 em 220 volts. Eles protegem contra variação de tensão, desarmando o circuito(tem botão para rearme), alem de outros tipos de proteção. Em casos extremos ele queima, mas normalmente não danifica o aparelho – custa hoje 32 reais (Dez 2015). A “PW” tambem tem do tipo com temporizador, usado em geladeiras e eletronicos em geral, que alem de outras proteções, desarma nas variações de tensão e retorna uns 7 minutos após a normalização – aguenta até 10 ampéres em 127 volts mas devemos limitar seu uso a uns 6 A por causa do relé interno.

  • Bem achei bem interessante e esclarecedor este post. Gostaria de tirar uma duvida. Tenho em meu apartamento uma ligação exclusiva para o ar, no entanto ela esta constituída de dois disjuntores, um de 20 na caixa de distribuição e seguindo para a tomada do ar tem um segundo disjuntor nela, também de 20. A questão e que segundo o eletricista a energia esta com a tensão correta e segundo o técnico do ar esta com a corrente alterada. Já tive um ar estragado pois parecia estar forçando para funcionar e levou ate a queima do compressor do ar. O outro que coloquei em seu lugar esta funcionando parece que forçando também e nem o anterior como este esfriam como deveriam. O que estragou era de 8.500 BTUS da LG, e este agora e de 7.500 BTUS digital da Springer. Pode me ajudar. Grato

  • Não consegui entender, a respeito da amperagem para ar condicionado. No ponto amperagem mostra Ar-condicionado 18000 BTU – 15,7A, já no ponto Amperagem necessária mostra “Num modelo de 18mil BTU, 20A atende a tensão solicitada tranquilamente”. Afinal qual é a amperagem correta?

    • Olá João,

      de acordo com a Siemens, 15,7A é a amperagem mínima aconselhada, mas eles dão uma margem para mais e para menos. Como não existe disjuntor com exatamente 15,7A, você pode usar um de 20A.

      Obrigado pelo contato.

      • Olá pessoal tudo joia?
        Desculpe a intromissão, mas achei importante um esclarecimento, a amperagem segundo o que consta é a unidade de corrente, que consiste no produto da potência pela tensão, assim, quando equacionamos temos a corrente nominal (P=T x A), então, quando a Siemens diz que a corrente é 15,7A ela está informando que a corrente nominal de projeto daquele aparelho é 15,7A.
        Um outro caso diz respeito aos disjuntores, que são equipamentos de proteção e de manobras, ao contrário de que muitos pensam ele não tem função de protegerem aparelhos e sim as redes e os circuitos da instalação elétrica.
        Quando vamos instalar um determinado aparelho devemos dimensionar o circuito de alimentação elétrica, que envolve cabos(fios), disjuntores e tomadas, assim partindo das informação da potência, da tensão e da corrente informado na etiqueta técnica desse aparelho, montamos um circuito de alimentação adequado, isso envolve espessura mínima dos fios bem como as capacidades dos elementos indicada para aquele aparelho especifico, porém, quando vamos adquirir esses elementos nem sempre encontramo-los nos valores nominais, inclusive os cabos que além de normatizados temos regras para cada aplicação, ai temos que adquiri-los nos valores comerciais por isso que para uma corrente nominal de 15,7A temos um circuito de 20A . Abraço espero ter sido útil.

  • Pergunta! Em um equipamento de ar condicionado trifásico: Sebe-se que em certos locais de São Paulo em um trifásico existe um fio chamado de quarto fio, a tensão dele é de 175 volts e os outros dois fios tem a tensão de 127 volts. Pode ser ligado no ar este tipo de trifásico? Aguardo resposta! Obrigado!

  • Olá, comprei e vou mandar instalar um split frio Samsung de 24000 btus, pela tabela de referência acima, os disjuntores para ele devem ser de 25A, e eu queria saber se teria problema usar disjuntores de 30A, pois o eletricista que fará a parte elétrica indicou estes, mesmo eu tendo falado que para 24000 btus 25A era o recomendado. Pergunto pois sempre se fala que não se deve colocar disjuntores com capacidade inferior a recomendada, mas e se colocar com capacidade superior? O que acontece? Obrigado!

    • Olá Marcos,

      alguns técnicos que conversamos explicaram que o disjuntor deve ter a potência exata que o aparelho precisa, pois se houver algum superaquecimento, um disjuntor mais potente poderá não “avisar” podendo ocorrer curtos e até mesmo um incêndio.

      Obrigado pelo contato.

      • !ão procedi esse informação o disjuntor e para proteçao de fios e cabos elétricos e não do aparelho !! por isso vc precisa fazer uma um novo circuíto para o ar condicionado que o ponto iniciar seja na CD (caixa de distribuição) tem que chamar um eletricista que tenha formação técnica ! pois nos estudamos toda a instalação da casa para ver o que tem que ser feito para adequar a nova instalação do ar assim o usuário pode usufruir com segurança seu aparelho

  • Olá, pretendo instalar na minha casa da fazenda um tri-Split, sendo a condensadora de 18000 BTUs sendo compartilhada por três evaporadoras de 2×7000 e 1×12000. Qual a potencia do Gerador de energia elétrica para tocar esse ar??

  • Olá, gostaria de tirar uma dúvida. Comprei um ar split da sansung de 12000 btus, e só tenho rede 127 volts em casa, nesse caso qual transformador tenho que por, 3000 va, 4000 va ou 5000 va? Pois cada pessoa que pergunto fala diferente. Obrigado!

      • De fato, não se usa estabilizadores em compressores tipo ar condicionado, geladeira,
        etc.. Há protetores baratos e eficientes , no mercado, como os da marca “PW”, que protegem contra surtos, variações, etc., desarmando – depois de alguns minutos é só desliga-lo da rede e resetar um botão existente . Para até 2.000W em 127 volts e 3500W em 220 volts. Tem tambem do tipo com temporizador para retorno da ligação, mas para aparelhos até uns 6 ampéres. Custam 32 reais em Dez. 2015. Se os surtos forem violentos, ele pode até queimar mas protege o aparelho. Uso-os há uns 20 anos e funcionam muito bem.

  • olá. me chamo roberto. queria uma ajuda. instalei uma splint de 12000 bts, com um transformador de 1500va. o gás é novo e foi feito a limpeza. mais nao esfria como uma esprint de 12000bts. sendo que é em um ambiente 4 por 4. fica apenas climatizado . queria aquele frio constante forte. o que sera

  • Comprei um ar de 9000btus inverter no manual marca a potencia (W) 810 e corrente-frio (a) 3,8. – minha casa é 110v e no momento nao vou passar para 220, duvidas:
    1º – de quanto VA tem que ser o transformador 1500va, 2000va ou 3000va .
    2º – o disjuntor (vai ser ligado no quadro de luz 110) deve ser de quantos Amp.
    3º – caso eu ligue outro disjuntor proximo ao aparelho para desligar tambem o transformador pode ser do mesmo que tem no quadro ou pode ser um interruptor igual de luz, rs.

    • Olá Wagner,

      não aconselhamos que use transformador para ligar o ar-condicionado. Nesse caso, aconselhamos que contate um técnicos ou eletricista para verificar como pode ser feito essa instalação. Converse com um profissional autorizado da marca, é mais seguro.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá, tenho um tri-Split, sendo a condensadora de 18000 BTUs sendo compartilhada por três evaporadoras de 2×7000 e 1×12000. Devo ter 1 disjuntor para 18000 BTUs ou 3 disjuntores conforme cada evaporadora? Obrigado.

  • Em meu apartamento a rede é 127 V. Estou intalando um ar de 12.000btu e pra isso estou colocando uns transformador de 5.000 va. O disjuntor que devo estar utilizando seria de 10.6 A?

      • Estou na mesma situação do Leandro. Porém não existe disjuntores de 10,6 A certo? Ou é de 10A ou 15A ou 20A etc… Ou estou errado? Se não existe qual eu coloco, o de 10A ou de 15A?

        • Olá Filipe,

          a Siemens diz que possui uma margem para mais e para menos, portanto, pode ser um de 10A ou de 12A, desde que a fiação esteja apta a receber esse disjuntor. Aconselhamos que chame um eletricista para verificar a sua fiação.

          Obrigado pelo contato.

      • Olha, essa corrente é a do ar condicionado e não do disjuntor. No caso o disjuntor deve se de uns 30 A. Tem de ver a corrente em cada fase, se for de 220 volts e usar um disjuntor BI-FASICO , nunca um monofasico de cada. E cuidado com a bitola do fio, que no caso deve ser de pelo menos 4mm2.

  • Boa noite!
    Tenho acompanhado há bastante tempo este site para maiores informações e orientações e vejo que as informações sempre coincide com o padrão dos aparelhos.
    Sempre bem explicado e com facilidade de ser compreendido até mesmo para os leigos.
    Recomendo.
    Djalma Fernandes.
    Tec. Refrigeração

  • Sou leigo no assunto.. mais preciso saber: quero instalar um split na minha máster. Adicionei uma bateria de 180 amperes e preciso calcular por ato tempo ela toca o ar de 7000 btus. O consumo dele no manual eh 635 w. Aguardo.

  • Bom dia a todos participantes do blog. Estava garimpando a internet atraz de uma tabela com os valores médios de potencia de ar condicionado e vim parar nesse blog e vi muitos questionamentos a respeito de que cabo utilizar para tal aparelho, que disjuntor ligar, ligar equipamentos em paralelo a outros. Sou formado em engenharia elétrica e trabalho com instalações elétricas. Para as respostas para estes questionamentos deve se levar em conta alguns fatores como a rede que vai se instalado o equipamento será em 127V ou 220V?, equipamentos de grandes potencias aconselhamos que sejam instalados em tensões maiores, pois a corrente será proporcionamente menor do que em um tensão menor, com isso você poderá economizar na hora de dimensionar e comprar os cabos elétricos. Um outro fator para dimensionar os cabos elétricos é saber qual a corrente elétrica que o equipamento irá “puxar” da sua rede elétrica e através desse dado você consulta a tabela dos fabricantes de cabos elétricos para saber qual cabo atende a esse valor de corrente elétrica e mais um fator e que muitos não sabem ou não levam em consideração é a questão da distância em que o aparelho está instado, pois um equipamento instalado muito longe da rede principal necessitá de grandes quantidade de metros de cabos e com isso acontece a chamada ” queda de tensão” que quer dizer, se o cabo não estiver projetado para atender certa distância a tensão que no começo do cabo está com 127 volts lá no final pode esta chegando somente 110 ou 115 vots o que é prejudicial ao equipamento e para a instalçao elétrica. Fica aqui alguns fatos importantes, espero que tenha contribuido com algo, qualquer duvida meu email é luizfelipecco86@gmail.com.

  • Olá!
    Eu achei um ar condicionado split 110V de 12000 BTUS. Gostaria de saber se é uma boa compra. Se a voltagem aguenta 12000 BTUS, se isso não forçaria demais. Meu ar de janela quebrou e não tem conserto, então queria comprar esse split, mas tenho medo de comprar e ele não durar muito ou não funcionar direito por ser 110V e de muitos BTUS.
    A conta ficará mais cara? Gostaria muito de saber se a voltagem de 110 aguenta um ar de 12000 BTUS.
    Muito obrigada

  • Posso ligar um split de 10.000 , 9.000 e 7.500 em uma bitola de 6mm juntos , cada um com seu djuntor e valores respectivos? Caso não possa , meu chuveiro tem um cabo de 8mm para ele , poderia dividir com o split de 7.500?

      • BOA NOITE:GOSTARIA DE SABER PORQUE SE UM BTU É EQUIVALENTE 0,2931 WATT E NESTA TABELA NAO BATE OS VALORES DE CORRENTE .EXEMPLO: 12.000 BTUS X 0,2931 =3.517,2 W , E NA TABELA ESTA E O VALOR DA CORRENTE É 10,6 AMPERES

        • Olá João,

          todas as informações do texto nos foram fornecidas por profissionais técnicos e por fabricantes. Somos um portal comparador de preços e gerador de conteúdo sobre ar condicionado, não realizamos cálculos.

          Obrigado pelo seu contato.

    • Pra começar verificara direitinho porque não existe cabo de 8 mm,cada ar com seu cirquito,outra não precisa mais que 2,5 mm pra cada um desses ar condicionado,para o 7.000 e 9.000 o disjuntor deve ser entre 10 ou 16 amperes e o de 10.000 entre 16 e 20 amperes,isso também depende da classe (a,b,c,d,e) lembrando que o disjuntor deve ser de curvatura:c espero ter ajudado

  • não percebi muito bem, quer dizer que para aparelhos com essas potencia precisa-se de dijuntores com amperagens iguais a que aparece no lado direito ? ex: aparelho de 10.000 btu precisa de um dijuntor de 9,1 ampere ?

  • No quesito disjuntores, seria interessante informar se o equipamento funciona em 127v ou 220v. considerando que existe muitos equipamentos de janela que funciona em 127v.

  • Tenho um ar condicionado de 7000btus /220V
    Segundo uma formula q peguei na internet esta dizendo q devo usar um disjuntor de 9.3 Amperes . è correto pois a sua tabela pede um de 7.5 Amperes .

    A formula q usei è esta : 1 BTU = 0.293
    Aparelho = 7.000

    Amperagem = 7000 x 0 .293 / 220 V

    Amperagem = 9.3

    Gostaria de tirassem essa duvida

    Grato