*Atualizado em 31/08/2018

amperes-ar-condicionado

Considerando que os modelos de ar-condicionado podem ser divididos e classificados de acordo com sua potência, cuja capacidade de refrigeração é expressa em BTU, iremos esclarecer a quantidade de ampères necessários para as diferentes capacidades dos aparelhos.

Leia também: Uso de disjuntores em ar condicionado

Disjuntor e instalação

Antes de mais nada, é importante lembrar que a instalação elétrica está relacionada diretamente ao desempenho dos condicionadores de ar, por isso, itens como a tensão elétrica do equipamento devem ser avaliados detalhadamente pelo profissional técnico, incluindo aí o uso do disjuntor adequado para cada potência.

Essa pequena caixa com um interruptor que fica próximo ao aparelho serve para proteger os eletrodomésticos de curtos circuitos e aquecimentos quando a intensidade da corrente elétrica ultrapassa o limite máximo. O mesmo vale para o ar-condicionado: por puxar muita energia, cada aparelho deve ser instalado a um disjuntor exclusivo, mantendo-o assim em um circuito individual.

Corrente elétrica

Cada disjuntor tem uma corrente elétrica a ser definida de acordo com a potência do eletrodoméstico utilizado. É possível conferir no próprio manual ou na etiqueta da condensadora do aparelho qual a amperagem necessária expressa pelo fabricante. De acordo com a companhia de eletroeletrônicos Siemens, a corrente elétrica mínima aconselhada para cada potência de ares-condicionados são estas, em amperes:

Economize de verdade utilizando o comparador de preços exclusivo em ar-condicionado

Atenção!

O uso do disjuntor com a corrente elétrica necessária é de extrema importância inclusive para sua segurança. Uma potência que requer 20A, por exemplo, executada em um de 10A, não só interfere na potência, como também pode ser muito perigoso. Por mais que os disjuntores estejam preparados para desarmar quando identificam um sinal de sobrecarga, quando alguém troca um disjuntor por um de capacidade maior, justamente para ele não ficar desarmando, as consequências podem causar problemas sérios. Portanto, fique atento e respeite a corrente elétrica ideal.

Leia também: Picos de energia – entenda por que eles acontecem e proteja seus equipamentos

Redação do Portal WebArCondicionado.