[ x ] Fechar

Aterramento elétrico para ar-condicionado

  • 19 de maio de 2016
  • 15 Comentários

Aterramento elétrico para ar-condicionado Recebemos diversas mensagens de leitores questionando se para a instalação do ar-condicionado é necessário o aterramento elétrico. A norma NBR 5410, que se aplica às instalações elétricas em baixa tensão, diz que sim.

Qualquer instalação elétrica bem projetada e executada possui um sistema de aterramento. Mas como os aparelhos elétricos, incluindo o ar-condicionado, funcionam bem sem ele, ainda há quem discorde da sua importância.

Economize de verdade utilizando o nosso comparador de preços exclusivo em ar-condicionado

Mas o que é o aterramento elétrico?

O aterramento de um equipamento elétrico nada mais é do que a interligação dele, literalmente, à terra. É um dos fios do seu cabo enterrado, levando a corrente elétrica diretamente ao solo. E esse fio, chama-se frio terra. Ele é um dispositivo de segurança que deve passar ao longo de toda a instalação.

Todas as tomadas precisam ter o seu próprio fio terra. Geralmente ele já vem instalado ou no cabo de ligação à tomada ou separado. Quando ele vem no cabo, é necessário que se utilize uma tomada com três polos para ligar o cabo do equipamento. Mas se o fio terra vier separado, pode ser usada uma tomada com dois pólos. Nos dois casos, o fio terra do aparelho é ligado obrigatoriamente, ao fio terra da rede elétrica.

Para que serve o aterramento elétrico?

O sistema de aterramento elétrico serve para proteger o usuário dos choques elétricos, pois ele retira a eletricidade das superfícies metálicas de cada equipamento.

E além de proteger o usuário, ele também é responsável por garantir o funcionamento dos aparelhos, protegendo-os das oscilações de energia. Ou seja, o aterramento desvia as correntes diretamente para a terra quando ocorre alguma falha na instalação. Dessa forma, ele reduz os danos que seriam causados por curtos.

A importância do aterramento, na instalação de ar-condicionado ou de outros equipamentos, se resume em PROTEÇÃO.

Se não for feito o aterramento eu perco a garantia do fabricante?

Toda instalação deve ser feita por profissional qualificado e deve ser realizada de acordo com o manual de instalação fornecido pelo fabricante. Consultamos os manuais das marcas: Springer, Carrier, Midea, Daikin, Consul, Elgin e Samsung. Todos informam que o aterramento deve ser feito. E não seguir suas recomendações poderá implicar na perda da garantia do aparelho.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Ideias sobre "Aterramento elétrico para ar-condicionado"

  • Estou com um ar condicionado split da Carrier e já deu problema duas vezes no rele de partida do compressor, será que esse problema pode estar sendo causado pela falta do aterramento

    • Olá, Otávio.

      Difícil responder essa questão sem dar uma verificada no aparelho e nas condições. Aconselhamos que você compartilhe essa questão no Fórum do Ar Condicionado para ver como os profissionais do setor avaliam essa questão. Espero ter ajudado.

  • Amigi bom dia .eu tenho um splint bi a instalacao ta correta so quando vou instalar o aterramento o dijuntor desarma . Coloco na carcaça do splint e conecto no terrado quadroo ai quando ligo o splint passa uns 7 segundo e o dijuntor desarma . Mas quando tiro o aterramento ele funciona normal e n desliga o dijuntor.

  • puxa,,,,muito bom e bem explicado nao sou tecnico na area mas tenho um pouco de conhecimento e a poucos dias atras foi instalado um inverter em casa ,,,questionei com o tecnico e com o profissional que realizadou o serviço em casa, sobre o aterramento que nao colocou,,,mas pior, o dijuntor que tambem nao colocou e esqueci-me de questionar,,,,,,,mas sao eles profissionais e ja costumados a realizarem sempre este serviço deveriam fazerem de maneira correta,,,,,,,,,,,,mas perguntado a eles e disseram que nao precisam e que funcionam muito bem,,,,,,sim claro que funcionam ,,mas nao se sabe o quanto tempo tera seu desempenho perfeito,,,,,,,,e vejo que terei eu mesmo de fazer esta instalaçao

    • Para inverter o terra é ainda mais importante, a falta do mesmo faz queimar as linhas de comunicação entre evaporadora e condensadora, aí só outra placa, e o disjuntor é o que garante a segurança por sobrecarga no seu equipamento.

  • MUITO BOM ESSA EXPLICAÇÃO POIS TEM PESSOAS QUE ACHA QUE O ATERRAMENTO NÃO É IMPORTANTE LÓGICO ELE É SUMAMENTE IMPORTANTE

  • Boa noite Pessoal,Gostaria de acrescentar que o contêudo a sima estar corrétissimo.e que o aterramento é muito importante em qualquer instalação elétrica e em equipamentos eltricos, assim como um disjuntor que protege a instalação e um DR[disjuntor diferencial residual] que serve para proteger a pessoa de choques elétricos.

  • Há casos em que o aterramento em campos abertos é preciso salientar que muitas vezes o raio dá um retorno absurdo derretendo placas..isso já aconteceu comigo duas vezes ( sendo eu obrigatoriamente desliga lo).. No entanto há controvérsias!!!.