Aterramento elétrico para ar-condicionado Recebemos diversas mensagens de leitores questionando se para a instalação do ar-condicionado é necessário o aterramento elétrico. A norma NBR 5410, que se aplica às instalações elétricas em baixa tensão, diz que sim.

Qualquer instalação elétrica bem projetada e executada possui um sistema de aterramento. Mas como os aparelhos elétricos, incluindo o ar-condicionado, funcionam bem sem ele, ainda há quem discorde da sua importância.

Economize de verdade utilizando o nosso comparador de preços exclusivo em ar-condicionado

Mas o que é o aterramento elétrico?

O aterramento de um equipamento elétrico nada mais é do que a interligação dele, literalmente, à terra. É um dos fios do seu cabo enterrado, levando a corrente elétrica diretamente ao solo. E esse fio, chama-se frio terra. Ele é um dispositivo de segurança que deve passar ao longo de toda a instalação.

Todas as tomadas precisam ter o seu próprio fio terra. Geralmente ele já vem instalado ou no cabo de ligação à tomada ou separado. Quando ele vem no cabo, é necessário que se utilize uma tomada com três polos para ligar o cabo do equipamento. Mas se o fio terra vier separado, pode ser usada uma tomada com dois pólos. Nos dois casos, o fio terra do aparelho é ligado obrigatoriamente, ao fio terra da rede elétrica.

Para que serve o aterramento elétrico?

O sistema de aterramento elétrico serve para proteger o usuário dos choques elétricos, pois ele retira a eletricidade das superfícies metálicas de cada equipamento.

E além de proteger o usuário, ele também é responsável por garantir o funcionamento dos aparelhos, protegendo-os das oscilações de energia. Ou seja, o aterramento desvia as correntes diretamente para a terra quando ocorre alguma falha na instalação. Dessa forma, ele reduz os danos que seriam causados por curtos.

A importância do aterramento, na instalação de ar-condicionado ou de outros equipamentos, se resume em PROTEÇÃO.

Se não for feito o aterramento eu perco a garantia do fabricante?

Toda instalação deve ser feita por profissional qualificado e deve ser realizada de acordo com o manual de instalação fornecido pelo fabricante. Consultamos os manuais das marcas: Springer, Carrier, Midea, Daikin, Consul, Elgin e Samsung. Todos informam que o aterramento deve ser feito. E não seguir suas recomendações poderá implicar na perda da garantia do aparelho.

Redação do Portal WebArCondicionado.