[ x ] Fechar

Alteração de rede monofásica para bifásica nas instalações de split 220v

  • 17 de abril de 2014
  • 67 Comentários

Alteração de rede monofásica para bifásica nas instalações de split 220v

A popularização dos splits permitiu que um grande número de brasileiros tivesse acesso ao conforto oferecido por estes equipamentos. Silenciosos e eficientes, estes aparelhos são comercializados somente na tensão (“voltagem”) de 220V. Por isso, as residências que possuem rede monofásica 127V e vão ser climatizadas por um AC split, precisam aumentar a carga de energia elétrica, passando a ser bifásicas, o que possibilita ligações em 220V. Os imóveis que não fazem este procedimento acabam utilizando transformadores na instalação. Contudo, esta é uma prática não aconselhada, pois além de aumentar o consumo de energia da casa, pode danificar o equipamento e anular a garantia do fabricante.

Visando pôr fim nos mistérios relacionados às mudanças na rede elétrica, o Portal WebAr entrevistou o Supervisor do Departamento Comercial da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul, Fernando Petry. A empresa é responsável pelo fornecimento de energia elétrica para aproximadamente 4 milhões de pessoas em 72 municípios gaúchos, incluindo a capital Porto Alegre. O grupo CEEE também produz cerca de 18% da energia hidrelétrica do estado e desenvolve ações para combater o desperdício de energia.

Veja as melhores ofertas de ar-condicionado 110v

Verificação particular
Antes de qualquer coisa, Fernando Petry explica que o proprietário do imóvel deve solicitar a visita de um eletricista particular. Ele irá verificar como está o sistema elétrico da residência e se a entrada de energia comporta o sistema bifásico. “Caso haja alguma necessidade de adequação, este profissional irá informar o cliente para tomar as devidas providências. Na eventual necessidade de alteração na entrada de energia, os principais pontos a serem observados são a segurança e acesso à caixa de medição. Sendo imperativa a adequação de algum item da instalação, seja na entrada de energia ou na residência, esta será de responsabilidade do morador e deve ser feito antes da inspeção técnica realizada pela equipe da empresa distribuidora” informa Petry.

O entrevistado acrescenta que “no caso de residências atendidas por quadro de medição coletivo, como prédios, que não comporte o aumento de carga devido a limitações técnicas, a alteração deverá ser em todo o painel, o que demanda a apresentação de documentação específica.” Isto geralmente ocorre em prédios de poucos apartamentos com sistemas antigos e obsoletos.

Solicitação do serviço com a concessionária
Feita a verificação particular prévia, o morador pode iniciar o contato com a concessionária de energia pelos canais de atendimento. Neste momento deve ser solicitado o serviço de aumento de carga informando todos os equipamentos elétricos existentes na residência. Esta alteração na rede não é cobrada, assim como a primeira visita à residência. Então, tudo estando dentro dos padrões técnicos vigentes, num período de três dias úteis é realizada a vistoria. O aumento de carga é executado com a substituição do medidor de energia. Havendo a necessidade, os técnicos também fazem a troca do ramal de ligação, que são os fios que conectam a casa à rede de distribuição de energia.

Na ocasião do pedido de aumento de carga, se o somatório das potências dos equipamentos que o cliente informar não alcançar o sistema de fornecimento de energia pretendido, o cliente é informado da cobrança da diferença de custo do medidor. Por exemplo: o cliente faz a relação de equipamentos com refrigerador, televisão, chuveiro e condicionador de ar. Somam-se as potências dos aparelhos e é indicado sistema bifásico. Se o cliente optar pelo sistema trifásico, por sua conveniência, é informada antes da finalização do atendimento, a cobrança da diferença de custo de medidor.

Demanda e restrições
Aumento de carga é necessário para a instalação.Segundo Fernando, este serviço tem um crescimento expressivo no verão, em função da corrida pelos condicionadores de ar split. Petry ainda conta que podem existir casos onde este aumento é inviabilizado devido a restrições na rede de distribuição em razão de incompatibilidade ou furto dos cabos. No entanto, a concessionária de energia trabalha identificando estes pontos e desenvolvendo soluções para que o fornecimento seja adequado. Nestes casos não há cobrança ao interessado.

A inclusão da rede bifásica requer o contato com a companhia elétrica de sua cidade. Basicamente o procedimento é o mesmo para as demais empresas distribuidoras de energia do país, podendo haver pequenas diferenças de região para região. Mas independente disso, para residências com tensão (“voltagem”) 127V, o popular “110”, este aumento de carga é fundamental para quem deseja adquirir aparelhos de ar-condicionado 220v. Após a conclusão do serviço, o consumidor poderá usufruir de seu equipamento com tranqüilidade e segurança. Pode parecer trabalhoso, porém é o procedimento mais adequado para proteger e prolongar a vida útil do seu ar-condicionado novo.

Leia também: Existe Ar-condicionado split de 110V?

 Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

67 Ideias sobre "Alteração de rede monofásica para bifásica nas instalações de split 220v"

  • Se eu fazer o pedido de uma rede de duas fases ou seja 110 e 220 preciso pagar pelo novo padrão ou isso fica por conta da companhia da rede eletrica

    • Olá Erik,

      a princípio não é gerado outro custo. Mas sugerimos que entre em contato diretamente com a concessionária de energia da sua cidade.

      Obrigado pelo contato.

  • Boa noite eu tenho 12 AC novos para serem instalados em minha escola,e tenho o fornecimento bifásico (220V),gostaria de saber se preciso pedir um aumento de carga para trifasico.

    • Olá Hiago,

      acredito que não, mas o ideal é um eletricista ver a rede se está tudo certo para receber 12 aparelhos.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá bom dia
    estou com um problemão
    instalei dois ar split pq tinha energia bifasica na minha chacara
    depois de instalado a energia não alcança 220 e sim 212 e agora o meu ar não liga
    pois ele tem uma trava de segurança
    O que eu faço?
    entrei em contato com a companhia de força eles disseram que vão verificar

  • boa noite

    As tomadas para ar condicionado de janela antigo com os pinos chatos, segue o padrão de neutro na esquerda fase na direita e aterramento no meio.

  • Moro numa casa construída a pouco tempo (menos de 5 anos talvez). Quero comprar um ar, mas nao sei se preciso de transformador, na conta de energia vem escrito “Residencial Normal Bifásico” e “Tensão Nominal ou contratada 127/220”. Tem disjuntor próprio para ar condicionado, tem problemas eu instalar um ar 220v ? (( Acredito que não, mas a véia ta enchendo o saco))

    • Olá Liz,

      se a tensão é 127/220 (bifásica) e tem até disjuntor já pro ar-condicionado, não há problema algum e não precisa transformador, o aparelho é ligado no disjuntor.

      Obrigado pelo contato.

    • Olá Andre,

      sim, se sua residência você precisa alterar para bifásico ou trifásico. Veja com a concessionária de energia da sua cidade qual é a melhor forma.

      Obrigado pelo contato.

  • Obrigado pelo artigo meu amigo,
    minha casa tem bifasica e monofasica
    realmente uma confusão heheheh

    att,
    Tio Nélio do Rincão ( TI & DBA )

  • Me mudei pra uma casa que o relógio é monofásico, sendo que vem dois cabos de fase pra minha casa e só uma fase entra no relógio, acontece q todas as lâmpadas estão ligadas nessa fase do relógio, e eu percebi que todas as tomadas estão ligadas nessa fase que não passa pelo relógio, daí a fatura vem muito baixa, eu preciso regularizar essa situação, mas o relógio tá lacrado, se eu chamar a concessionária eles vão perceber esse gato e vão me multar, e se eu chamar um eletricista autônomo ele vai quebrar o lacre pra arrumar e depois a concessionária vai perceber e vai me multar tbm…como resolver!!! Preciso de um relógio bifásico pois tenho muitos aparelhos mas só a concessionária pode instalar…não quero continuar com o gato, mas não quero ser multada por algo q não fiz.

    • Olá Cintia,

      infelizmente não temos como lhe ajudar nesse sentido, somos um site comparador de preços e de conteúdo sobre ar condicionado. O correto é você chamar a concessionária de energia para regularizar isso o quanto antes.

      Obrigado pelo contato.

  • OLÁ!!!
    MINHA RESIDENCIA É TRIFÁSICO.
    OS VALORES QUE TENHO PAGO NAS CONTAS TEM SIDO UM ABSURDO, COMPARADOS A DE CONHECIDOS.
    GOSTARIA DE SABER SE EXISTE DIFERENÇA ENTRE O BIFÁSICO E O TRIFÁSICO, NA HORA DE SEREM COBRADOS OS VALORES NA CONTA .
    DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃO!!

    • Olá Grazielli,

      a tarifa é a mesma. Verifique os aparelhos eletrônicos que você possui, se estão funcionando adequadamente, pode ter algum puxando muita energia.

      Obrigado pelo contato.

  • Minha residência tem instalação bifásica. Pretendo alterar pra monofásica, pois, a carga instalada é de aproximadamente 10kw. Existe diferença no valor da tarifa bifásico x monofásico?

  • Um sobrado para onde pretendo mudar, é monofásico, e a residência é antiga, se eu comprar um ar portátil e 9 mil btus, da certo ou tem que trocar mesmo assim.

    • Olá Pedro,

      infelizmente não temos como descobrir se sua rede é monofásica ou bifásica, essa informação, se não constar na sua conta de luz, você consegue junto à concessionária de energia. Mas se diz 127V, é provável que seja monofásica.

      Obrigado pelo contato.

  • BOA TARDE!
    VOU INSTALAR UM AR CONDICIONADO SPLIT 220V NO MEU APARTAMENTO.

    MORO NO RIO DE JANEIRO (110V), MAS NA CONTA DE LUZ CONSTA QUE O MEDIDOR É BIFÁSICO E QUE A TENSÃO NOMINAL DISPONÍVEL É 220/127.

    ISSO QUER DIZER QUE POSSO LIGÁ-LO DIRETAMENTE NA TOMADA SEM PROBLEMAS?

    DESDE JÁ, AGRADEÇO.

    • Olá Jeje,

      não, primeiro você precisa ver qual tomada é 220v e qual é 127v. E mesmo que a tomada seja 220v, o correto é instalar um disjuntor específico para o aparelho. Aqui explicamos melhor como deve ser feito.

      Obrigado pelo contato.

  • Ar Condicionado Split Cassete 35000 BTU Frio – Inverter – LG – 220v – AT-Q36GMLE3.

    Esse condicionador de ar é 220 V monofásico. Gostaria de saber se pode ser instalado numa rede 220V bifásica (onde o monofásico é 110 V), região sudeste, RJ.

  • Meu apartamento é monofásico e a distribuição elétrica já prevê um disjuntor para cada ar condicionado. Já a seis anos tenho dois aparelhos de janela de 7500 BTUs e gostaria de trocar um por um novo de 10000 BTUs. Preciso aumentar a carga do apartamento para bifásico ou trifásico?

  • Comprei um split que diz que é “220v Monofásico”. O que exatamente isso significa? Eu posso ligar numa rede bifásica em Porto Alegre normalmente?

    • Olá Lola,

      conforme explicamos acima, se sua rede é 110v, você vai precisar aumentar a carga de energia elétrica, passando a ser bifásica.

      Obrigado pelo contato.

  • Bom dia tenho um ar de janela de 12 mil btus tenho tabem um tranformador para 220 a casa onde eu moro é monofasico como faco ????? ME AJUDEM PORFAVOR

    • Olá Jasy,

      aconselhamos que entre em contato com a concessionária de energia da sua cidade para saber o que deve ser feito. Veja este post que temos sobre o uso de transformadores em ar-condicionado.

      Obrigado pelo contato.

  • Olá,
    Moro em Florianópolis-SC e a classificação da minha unidade consumidora é 01, residencial, monofásica e dizem que gasta mais uma casa monofásica do que uma bifásica, isto procede? A luz em minha residência vem quase o dobro do vizinho com o mesmo tamanho de casa e eles com mais pessoas morando e todas são bifásicos!
    Tem alguma ligação este valor absurdo por ser monofásico?
    Obrigado!

  • Moro em uma residencia que a energia é 110, quero colocar um ar condicionado que é 220.
    Minha pergunta é por ter três residências cada uma com seu relógio, terei problemas para pedir um alimento de carga somente para o ar condicionado? E alem de deixar os cabos passados para a Campânia oque mais devo apresentar?
    Desde já agradesso.

      • Mas foi um cidadão la e disse que faltava os linos na ponta dos cabo, ( acho que é este o nome), ai então fui comprei e coloquei pq meu eletricista não tinha colocado, chamei novamente, ai o cara vem com outra conversa, eles me disseram que por ter três relógio preciso de um projeto c/ ART civil, mas eu não estou colocando em todos os relógios e também não e uma nova ligação é um pedido de aumento de garga, que sera usado somente neste Ar-condicionado, esta certo isto?
        Obrigado pela ajuda.

  • Gostaria de uma resposta de vcs,moro em Joao Pessoa onde as redes sao 220 volts monofasicas em todas as casas,sei que que para utilizar 110 ou 127 volts preciso de uma rede neutra que seria bifasica …mas por ser uma norma da companhia eles so fornece dessa forma e nao se pode mudar…Como vim de fora onde era 127 e 220 bifasicas,pra mim usar meus aparelhos que e de 127 volts entao uso transformadores,mas tenho alguns equipamentos de 220 volts.Como posso fazer pra usar eles em 220 volts,e como posso instalar um terra pra ter essa distribuiçao…Aguardo suas respostas.

  • Trabalhar com 220v é uma vantagem inorme quando temos equipamentos como chuveiros e outros de altas potência, baixamos as correntezs
    e os custos com instalações

  • ola amigos gostaria de saber se e possivel fazer um reforço de energia para a colocaçao de um ar condicionado pois tenho uma caixa com quatro relogio 127 volts e gostaria de um reforço de energia para colocar um ar condicionado obrigado