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8 regras de etiqueta para o uso do ar-condicionado no trabalho

  • 08 de março de 2013
  • 9 Comentários

regras de etiqueta para o uso do ar-condicionado no trabalhoPresente na maioria dos escritórios, hoje, o ar-condicionado climatiza repartições mundo afora independente da área de atuação da empresa. E nada mais natural que no ambiente de trabalho surjam grupos com ideias opostas em relação à temperatura do aparelho.

Por isso, nossa redação relacionou algumas regrinhas de etiqueta que melhoram o convívio e evitam desentendimentos  em ambientes corporativos que são climatizados.

Se você souber de alguma para incluir na lista de regras, por favor, deixe um comentário.

1. Se o ambiente estiver muito frio, antes de mexer no aparelho e reclamar em voz alta, pergunte para seus colegas se eles concordam com a alteração da temperatura.

2. Caso o direcionamento do vento estiver voltado para a sua mesa, tente fazer a modificação nas aletas do aparelho ou então mudar a mesa de lugar. Se os móveis forem embutidos ou for impossível, converse com seu chefe ou algum colega mais calorento para trocarem de lugar. A grande maioria dos problemas é resolvida com uma boa conversa.

3. Lembre-se que, em locais de trabalho, o bem estar comum é mais importante que o individual. Por isso, leve um casaquinho ou agasalho para a empresa. Se for o caso, deixe-o permanentemente no escritório. Contra o frio existem alternativas. Já quando se trata de calor, não temos escolhas.

4. Se o clima externo estiver ameno, utilize a ventilação média ou mínima no condicionador de ar. Isto reduz ruídos, conflitos, gastos e desconfortos.

Etiquetas para o uso do ar-condicionado no trabalho5. Quando existir discussões sobre o clima no escritório, explique para o grupo sobre os riscos da Síndrome do Edifício Doente. Estas doenças atacam cada vez mais pessoas em diferentes partes do mundo. E geralmente não observamos sintomas.

6. Sugira a limpeza dos filtros e higienização da serpentina dos aparelhos, sempre! Existem leis que amparam estas práticas.

7. Se o problema for a secura dos olhos ou vias nasais, inclua um umidificador ou ionizador para trabalhar junto com o ar condicionado no setor e veja a diferença positiva que isto causa no grupo.

8. Tenha em mente que o calor diminui a produtividade do grupo e causa sonolência. A resolução nº 9 da ANVISA defende 23º para o conforto térmico.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

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9 Ideias sobre "8 regras de etiqueta para o uso do ar-condicionado no trabalho"

  • 3. Lembre-se que, em locais de trabalho, o bem estar comum é mais importante que o individual. Por isso, leve um casaquinho ou agasalho para a empresa. Se for o caso, deixe-o permanentemente no escritório. Contra o frio existem alternativas. Já quando se trata de calor, não temos escolhas.

    Troque …”leve um casaquinho” por “leve um ventilador”

    democracia, pois nao me parece que teve ai nesse item

    • concordo com você! não pensaram na hipótese daqueles que sofrem com alergia do mesmo, assim como eu sofro, infelizmente somos minoria e a maioria só pensa em si mesmo! Ventilador é a melhor opção e além de tudo é mais saudável…

  • antes de mudanças no layout do local de trabalho fazer um estudo do impacto sobre os funcionários do ar condicionado. alocando os menos friorentos para perto do ar e os mais para longe com suas mesas de trabalho. levar em consideração o perfil fisico, gordo ou magro, homem ou mulher, e mais novo ou mais perto da idade do climaterio. estes sao fatores que influem na sensibilidade do uso do aparelho. e sempre que possivel deixar um termometro digital visivel para todos dentro da temperatura adequada para controle de todos.

  • “Tenha em mente que o calor diminui a produtividade do grupo e causa sonolência” Oi?? É sério isso? Pq cmg é justamente ao contrario, n paro de bocejar qdo o ar está ligado, o frio me da sono e n consigo trabalhar. Fora o desconforto das mãos geladas….

  • Uma boa solução pratica é instalar termometros nos ambientes ao lado de uma placa informativa, dizendo algo assim: “A tempetarura definida pela Resolução 09 da ANVISA para ambientes climatizados é de 23 a 26oC (verão) e 20 a 22oC (inverno). Caso a temperatura informada esteja fora dessa faixa, favor entrar em contato com o responsável pelo sistema de ar condicionado”
    Essa informação reduz muito o numero de reclamações com o sistema de climatização.