Uma polêmica que diz respeito a todas as mulheres surgiu recentemente em Nova York, nos Estados Unidos. A atriz Cynthia Nixon, famosa pelo seriado e os filmes Sex and the City, que está concorrendo ao governo de NY, disse que só participaria de um debate televisionado se a temperatura do ar-condicionado do estúdio estivesse em torno de 24,4ºC. Você sabe por quê?

Mulheres sentem mais frio do que os homens?

Exato. Segundo um estudo publicado há pouco tempo na Nature, a revista científica mais respeitada do mundo, as mulheres tendem a ser mais “friolentas” do que os homens. O artigo estuda o consumo de energia em prédios comerciais, e um pontos abordados é a temperatura ideal dos escritórios.

O texto diz que as indicações de temperaturas normalmente atendem um público formado por homens, de mais ou menos 40 anos e pesando por volta de 70 quilos. Mulheres, em geral, tendem a ser menores e ter um metabolismo mais lento. Segundo o artigo, o ideal para as mulheres seria que a temperatura ficasse uns 3 graus mais quente do que hoje é o padrão.

Leia também: Estudo aponta que ar-condicionado nas empresas não leva em conta o conforto da mulher

Homens e mulheres se vestem diferente

O estudo também levanta a questão das vestimentas. Homens tendem a usar camisa social e terno em ambientes comerciais, por isso normalmente o corpo deles fica mais aquecido. Enquanto os típicos terninhos femininos são mais curtos, deixam os braços expostos e os sapatos também são mais abertos. Isso agrava o conflito na sensação térmica de ambos os gêneros.

A assessoria de imprensa da atriz e candidata a governadora pelo Partido Democrata Cynthia Nixon, diz que a exigência dos 76ºF (24,4ºC) é uma forma de protesto contra os ambientes de trabalho sexistas que só levam em consideração as necessidades do ponto de vista dos homens. Na mesma declaração, os representantes de Nixon disseram que as mulheres nunca são perguntadas sobre essas coisas, “nunca nos é dado um lugar à mesa” das decisões.

Descaso com as mulheres

O candidato Republicano ao governo de Nova York, Andrew M. Cuomo, convidado a enfrentar Cynthia Nixon no debate, retrucou dizendo que tem coisas mais importantes com o que se preocupar do que a temperatura do estúdio. A assessoria da candidata respondeu que ele minimiza a preocupação com a saúde e o bem-estar das mulheres, e ainda disse que era para ser uma negociação, “A gente diz 76ºF e nós conseguimos 65ºF, ao invés de congelantes 50ºF” (em torno de 10ºC). Nixon arrematou a discussão dizendo que iria para o debate nem que fosse vestida com uma alpaca.

E você, já discutiu por causa da temperatura do ar-condicionado? Será que esse não é o problema por aí?

Redação do Portal WebArCondicionado.