Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

Você sabe qual é temperatura ideal para economizar energia com o ar-condicionado? Existe uma temperatura que não gasta tanta energia. É isso mesmo, você pode ter conforto térmico sem tomar um susto com a conta de luz.

Muitas pessoas enxergam o ar-condicionado como o vilão das contas no final do mês. Mas a verdade é que as coisas não precisam ser assim. Não caia em boatos da internet sobre gastos de energia. Hoje vamos te mostrar como economizar com a temperatura ideal:

Qual a Temperatura Ideal do Ar-Condicionado para Economizar Energia

Saiba aqui qual a temperatura ideal do ar-condicionado para economizar energia e dinheiro – Imagem: WebArCondicionado

Qual a Temperatura Ideal do Ar-Condicionado para Economizar Energia?

Segundo a Anvisa, a temperatura média de conforto para o corpo humano fica em tornos dos 23ºC. Bem diferente da temperatura que as pessoas costumam colocar no ar-condicionado, não é?

Se você colocar o ar-condicionado em 23ºC, o ambiente vai ficar com uma temperatura agradável e o aparelho vai consumir bem menos energia elétrica. 

O que também ajuda muito é pensar na conta de luz desde a compra. Escolha sempre modelos de ar-condicionado econômicos.

Porque a Temperatura Baixa Gasta Mais?

O ar-condicionado trabalha mais quando está em uma temperatura muito baixa. O que acontece é o seguinte:

O ar-condicionado tem sensores que medem a temperatura do ambiente o tempo todo. Se você configura o aparelho para deixar o ambiente em 17ºC, por exemplo, o ar-condicionado vai funcionar até o sensor captar que o ambiente todo está em 17ºC.

E por que isso Gasta tanta Energia Elétrica?

Vamos pegar um exemplo: está fazendo algo como 26ºC na rua e dentro de casa também. Aí você coloca o ar-condicionado para funcionar em 17ºC. Nesse caso, o aparelho vai ter que compensar 9ºC de diferença entre as duas temperaturas.

E como a temperatura está muito diferente, mesmo quando o ar-condicionado alcançar os 17ºC e desligar, essa temperatura vai voltar a subir pouco tempo depois. Aí o que acontece é que o ar-condicionado precisa voltar a funcionar, ligando e desligando o tempo todo.

Esse liga e desliga é o que gasta tanta energia elétrica. Cada um desses liga e desliga causa um pico de consumo energético, então o melhor é evitar.

Como eu Evito o Liga e Desliga do Ar-Condicionado?

Para evitar o liga e desliga, você deve configurar o ar-condicionado em temperaturas confortáveis que não estejam tão longe da temperatura do ambiente.

O ideal mesmo é deixar o ar-condicionado aí pela faixa dos 23ºC. Essa é uma temperatura agradável que não força o motor do aparelho a ficar ligando e desligando o tempo todo.

Isso acontece com a Temperatura Alta Também?

Seja inverno ou verão: o liga e desliga é sempre prejudicial. Ele também acontece se você está com frio e colocar o ar-condicionado para funcionar em temperaturas muito altas. Isso é mais raro no Brasil por causa do nosso clima, mas também acontece.

No caso de lugares onde faz muito frio, os 23ºC ou 24ºC já deixam o ambiente confortável e economizam bastante energia elétrica e dinheiro no final do mês.

Como Economizar Energia com Ar-Condicionado?

Agora, se você quer colocar o ar-condicionado na temperatura mais baixa e ainda assim economizar uma grana, existe uma solução: ar-condicionado inverter.

Os modelos com tecnologia inverter foram pensados para quem gosta de usar o ar-condicionado em temperaturas muito baixas ou muito altas durante longos períodos do dia. 

Clicando no banner abaixo, a gente te leva para conhecer quais lojas estão oferecendo o preço mais baixo de ar-condicionado inverter hoje:

A temperatura ideal geralmente é a melhor forma de economizar dinheiro na conta de luz usando o ar-condicionado. Mas existem outras dicas que você pode combinar junto e economizar ainda mais, acessa o link aí e fique por dentro para gastar menos.