A estação mais quente do ano também é marcada por altos volumes de chuva
 Verão: Quando Começa

Descubra como será e quando começa o verão neste ano!/Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

O verão é o período em que faz muito calor por causa das altas temperaturas, chegando a 40°C em diversas regiões do Brasil. Mais uma característica da estação são os dias mais longos na comparação com a noite.

Isso ocorre pela maior incidência solar no Hemisfério Sul. Pela inclinação da Terra para o Sol, o período é favorável também aos altos índices de chuva e da umidade relativa do ar.

No verão, os períodos de chuvas são marcantes e acontecem geralmente no período da tarde. Aliás, por serem um aspecto da estação mais quente do ano, são chamadas de chuvas de verão ou de chuvas convectivas.

As características do fenômeno são a forte intensidade e a curta duração, que pode ocorrer com trovoadas e ventos de alta velocidade. Nesse período, a umidade do ar é maior pela grande evaporação de lagos, rios e mares.

Assim acontece o aumento da sensação térmica, provocando bastante calor. Agora, descubra quando começa e como será o verão neste ano.

Quando Começa o Verão em 2022?

A estação inicia sempre em 20 ou 21 de dezembro e se estende até 20 ou 21 março. Em 2021, o verão vai começar às 12h59, no dia 21 de dezembro. O término será às 12h33, em 20 de março, no próximo ano.

De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Metereologia) o verão tem grande importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por causa das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água. Já sabe quando começa, agora conheça como será o Verão neste ano.

Como Será o Verão em 2022?

Neste ano, a estação será influenciada pelo Fenômeno La Niña de maneira moderada. Conforme explica o portal ClimaTempo em matéria sobre o verão, a porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial estão com a temperatura abaixo do normal para o período.

O resfriamento irá permanecer durante a estação em 2022 e avançar para o próximo outono. A reportagem mostra que, de acordo com a NOAA (Centro Americano de Meteorologia e Oceanografia), há 50% de chance de manutenção do fenômeno no verão.

Em relação aos índices de chuva, o portal especializado em clima informa que será um período característico no Brasil. Serão acima da média nas regiões Norte e Nordeste e no norte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Já na região Sul e nos estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, a quantidade de chuva ficará abaixo para o período, além da possibilidade de estiagens regionalizadas. O verão em 2022 será marcado pela estiagem no Sul do Brasil.

Em outras localidades, como o sul dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, a chuva irá diminuir durante a estação.

Sobre a temperatura, neste ano ficará próxima ou inferior à média, por causa da presença de ondas de frio mais intensas ou pela chuva persistente. Somente no leste do Nordeste e no Rio Grande do Sul o calor será maior na comparação com o período.

Verão em Cada Região do Brasil

Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia, iremos abordar como será a estação do ano mais quente em cada região do Brasil.

Figura (a).

Região Norte

O verão no Norte será de volumes de chuvas bem elevados e acima da média na maior parte. Porém, no oeste de Amazonas e Roraima o índice pode ser abaixo do registrado na estação (Figura 3a).

Em relação a temperatura, será próxima ao índice do trimestre, exceto no norte do Pará e do Amapá, em que as chuvas diminuirão os números do período (Figura 3b).

Região Nordeste

No Nordeste, as chuvas serão acima da média, especialmente nas partes central e norte. O sul da Bahia pode ter registro próximo ou abaixo da média para o período (Figura 3a). Já as temperaturas poderão continuar próximas e abaixo da climatologia em toda a região.

Região Centro-Oeste

Com probabilidade de chuva maior na comparação com a média, somente no sudeste de Goiás e sudoeste do Mato Grosso do Sul as precipitações devem ocorrer de forma mais irregular (Figura 3a). Já as temperaturas ficarão acima da média em praticamente toda a região.

Região Sudeste

A perspectiva é de chuvas acima da média em São Paulo e no Triângulo Mineiro. No restante do Sudeste, o acumulado ficará abaixo, com chance de precipitação mais generalizada no final do trimestre (Figura 3a).

Outra questão relacionada é a possibilidade de tempestades, consideradas normais para o período na região. Por fim, as temperaturas estarão maiores em relação à média durante a estação, principalmente no centro-norte de Minas Gerais.

Região Sul

No Sul do Brasil, vai ocorrer uma distribuição irregular das chuvas, com possibilidade de acumulados inferiores à média no Rio Grande do Sul, por causa do La Niña. Já em Santa Catarina e no Paraná, a previsão mostra chuvas próximas e acima da média (Figura 3a).

Sobre a temperatura na região, a tendência é permanecer acima da média histórica em praticamente toda a região (Figura 3b).

Figura (b).

Use Ar-Condicionado no Verão

E como no verão o principal forte são as altas temperaturas, nada melhor do que utilizar um ar-condicionado para evitar aquele suador e calorão. Por esse motivo, não pense duas vezes e priorize ter um equipamento de climatização para driblar o calorão da estação.

Em nosso blog, temos uma série de matérias que mostram o aparelho ideal para usar em cada região do Brasil. Na lista abaixo, basta clicar e acessar a publicação para acertar na escolha.

Outra dica que temos é sobre como economizar na compra do ar-condicionado. Para isso, entre em nosso Comparador de Preços, que reúne as melhores ofertas de diversas lojas.

Assim terá economia na aquisição da sua máquina de climatização, fugindo do calor das altas temperaturas do verão.

Ar-Condicionado é no WebArCondicionado.

Redação WebArCondicionado

Compartilhar: