Atualizado por Yuri Correa em 10/12/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

Mesmo depois que acaba o verão, a Região Norte ainda aguarda a estação mais quente do ano. Por lá, o auge do calor ocorre nos meses de julho e agosto, justamente quando gaúchos, catarinenses e paranaenses já estão no clima do inverno.

Durante o verão nortista, as temperaturas não costumam ficar abaixo dos 25°C, sendo indispensável o uso do ar-condicionado, de climatizadores ou ventiladores.

Ar-condicionado é necessidade no Norte

Na Região Norte, o verão é caracterizado pela baixa incidência de chuvas, sem contar que, nessa época do ano, os rios que banham a maioria das cidades costumam secar, dando lugar à belas praias de água doce, a exemplo de Alter do Chão, no Pará (foto).

Apesar da baixa incidência de chuvas, a evaporação dos rios e a presença de mata causam uma alta taxa de umidade, que raramente fica abaixo dos 70%. Nessas condições, ter um ar-condicionado não é questão de luxo e sim de necessidade

Use o Desumidificador

Uma dica esperta é: use um desumidificador junto com o ar-condicionado.Alguns modelos de ar-condicionado também têm a função de desumidificar, e o próprio aparelho, por si, já retira bastante a umidade do ar, porém, nesse caso é preciso uma ajudinha.

O desumidificador diminui a umidade relativa do ar, sendo ideal para ambientes muito úmidos e com falta de ventilação. Esse aparelho evita a formação de bolor, a propagação de bactérias, ferrugem, mofo nas paredes entre outros tipos de problemas.

Dicas de climatização na região Norte

  • Na hora de escolher um ar-condicionado, escolha um aparelho com capacidade um pouco maior que a necessária já que alguns fatores, como a forte incidência do sol durante a tarde, podem acabar exigindo um pouco mais do seu aparelho, faça o cálculo de BTUs;
  • Nunca deixa de exigir que o instalador faça o vácuo na tubulação do seu aparelho, pois esse procedimento vai eliminar a umidade dos tubos, garantindo o bom funcionamento do equipamento;
  • Inverter: como as temperaturas oscilam pouco, para os moradores dessa região um inverter pode não ser muito vantajoso, assista o vídeo abaixo para entender melhor:

 E aí, ficou com alguma dúvida sobre a importância do ar-condicionado na Região Norte do Brasil? Deixe seu comentário abaixo!