Atualizado em 25/11/2020
Redação do Portal WebArCondicionado

Por fora eles são idênticos, ambos são aparelhos de ar condicionado modelo Split Hi-Wall, os dois têm duas unidades (evaporadora e condensadora) e ambos também possuem opções só Frio ou Quente/Frio. Porém, entre os modelos Hi-Wall existem o Convencional (On/Off) e o Inverter.

Então, qual a diferença real entre esses dois tipos de Ar-Condicionado Split Hi-Wall? É isso que vamos explicar hoje!

Antes disso, entenda sobre o funcionamento dos aparelhos Split e por que eles têm esse nome:

O que é um Ar-Condicionado Split?

Nós já falamos muito sobre o Split, mas aqui vai um resumo:

Split é um modelo de ar-condicionado com duas unidades – dois equipamentos. Uma é a condensadora, que é a unidade externa. Outra é a evaporadora, que é a unidade interna.

A palavra “split”, em inglês, significa “dividido”, e por isso dá nome a esse modelo de ar condicionado.

Entre os modelos estão o Split Hi-Wall, o Split Piso Teto e o Split Cassete, além do Multi-Split que pode ser a união de mais de um modelo de Split.

O nome “Hi-Wall” é uma abreviação em inglês de “High Wall”, que quer dizer literalmente “Parede Alta”. Isso indica que esses modelos foram feitos para serem instalados no alto da parede.

banner-instalacao-manutencao-ar-condicionado-verde

Split Hi-Wall Convencional (On/Off)

O Split Hi-Wall Convencional é um tipo tradicional de Split com compressor liga e desliga, também chamado de compressor On/Off. Ou seja, o compressor é ligado enquanto o aparelho faz a climatização, e desligado assim que o ambiente atinge a temperatura desejada. Isso faz com que o aparelho atinja um pico de consumo muito grande quando o compressor é ligado

Sempre que a temperatura do ambiente tiver alguma interferência como por exemplo, quando a temperatura externa tem grande alteração a ponto de interferir na temperatura interna ou portas e janelas ficam abertas, o compressor volta a ligar para dar conta da necessidade do usuário de deixar o ambiente na temperatura desejada e esse pico de energia volta a acontecer.

Split Hi- Wall Inverter

Já o Split Hi-Wall Inverter, é um tipo de Split com um compressor diferente. A tecnologia Inverter nunca desliga o  compressor enquanto o aparelho estiver funcionando. O funcionamento de forma constante em um nível médio faz com que o aparelho consuma menos energia se comparado ao modelo convencional.

O que o Inverter faz é diminuir ou aumentar a intensidade de funcionamento, controlando essa força de acordo com a temperatura do ambiente. 

Sendo assim, o compressor vai trabalhar de forma constante, sem picos de energia e liga e desliga. Essa forma de trabalho do compressor gera economia na conta de luz e, consequentemente, no bolso do usuário.

Diferenças entre Split Hi-Wall Convencional e Split Hi-Wall Inverter na prática

Na prática, o Inverter surgiu para economizar o consumo de energia e tornar a climatização dos cômodos mais eficiente. O liga e desliga do compressor do Split Hi-Wall Convencional é um dos fatores que faz com que o consumo de energia seja mais alto.

Cada vez que o compressor para e volta a funcionar, acontece um pico de consumo no relógio de registro. Na teoria, o Inverter não causa esse problema. Porém, o tamanho da economia da tecnologia Inverter vai depender de quanto você utiliza o aparelho. Sempre haverá mais economia de energia com a tecnologia Inverter, porém ela pode ser irrisória ou muito representativa, vai depender da quantidade de horas que o aparelho é utilizado. 

Então, para resumir: Split Hi-Wall Convencional é o Split comum com compressor liga e desliga, e o Split Hi-Wall Inverter é um aparelho com a tecnologia que não desliga o compressor e faz com que ele trabalhe de forma constante, sem picos de energia, ficou claro? Se ainda estiver com dúvidas, deixe nos comentários!