Conheça o guia com o período de limpeza de cada tipo de aparelho

quando limpar o ar-condicionado

Descubra quando limpar cada tipo de ar-condicionado comum em casas!

Para usar corretamente e aumentar a vida útil, você precisa saber quando limpar o ar-condicionado da sua casa. Isso porque a limpeza do filtro de ar e da estrutura da unidade interna podem ser feitas por você mesmo.

O filtro de ar é responsável por recolher as sujeiras do ambiente em que o aparelho de climatização está instalado. Por esse motivo, o componente permite um ar mais puro no cômodo, oferecendo benefícios que vão além do conforto térmico.

Por outro lado, o filtro de ar com poeira, por exemplo, vai atrapalhar o desempenho e diminuir a capacidade do equipamento de retirar as impurezas do espaço. Ou seja, é super importante se organizar com o objetivo de saber quando limpar o ar-condicionado.

Pensando nisso, preparamos um guia com base nos manuais das principais fabricantes, mostrando quando limpar cada tipo de ar-condicionado. Também vamos apresentar os seguintes itens:

  • Quais componentes podem ser limpos em casa;
  • O que pode ser usado para realizar a higienização;
  • Quando chamar um profissional.

Quais partes do ar-condicionado pode limpar?

Por mais que tenha boa vontade, nem todas as partes do ar-condicionado podem ser limpas por você. Observamos que a maioria das marcas indica somente a higienização do filtro de ar e da unidade interna, se essa estiver amarelada.

Mais do que a parte estética com aparelho sempre limpinho, o filtro de ar higienizado é um alívio para a saúde de quem fica no ambiente. Com o componente recebendo toda atenção e cuidado, o ar-condicionado removerá as impurezas do ar, como fungos, bactérias e vírus.

Dessa forma, quem circula ou fica no ambiente, terá um ar mais puro para respirar. Fora que o filtro sujo vai atrapalhar o fluxo de ar, o que reduz a capacidade de climatização da máquina.

Bem, mas o que pode ser usado para limpar o ar-condicionado? Confira no tópico seguinte!

O que usar para limpar o ar-condicionado?

Para limpar o filtro de ar e a unidade interna do aparelho, você precisará de materiais que tem em casa. Pode usar água, sabão, esponja, detergente neutro ou pano umedecido. Não precisa ser tudo isso, por isso, pode focar somente na água e no sabão.

Também vai cair bem usar luvas e máscaras, especialmente o segundo item, pois ajudará a enfrentar a poeira que terá no filtro de ar. Evite usar lixas ou polidores na unidade interna, e água acima de 40°C, porque pode estragar os filtros e as peças de plásticos.

Pronto, sabe quais partes e o que pode usar quando limpar o ar-condicionado. Veja qual período recomendado para higienizar os tipos de equipamentos mais comuns em casas!

Tipos de Ar-Condicionado e Quando Limpar?

Os modelos de equipamentos de climatização sempre vão variar conforme a necessidade do cliente. Por esse motivo, preparamos uma lista com quando limpar cada tipo de ar-condicionado mais comum em residências.

Ar-Condicionado Split Hi Wall

Conhecido por ser o modelo mais famoso, o ar-condicionado Split Hi Wall deve ser limpo uma vez a cada 2 semanas no mínimo. Por exemplo, se o ambiente for muito empoeirado, a limpeza deve ser ainda mais frequente.

Ar-Condicionado Split Piso Teto

Recomendado para ambientes maiores, como o próprio nome indica, é o tipo de aparelho que pode ser instalado no piso ou no teto. Este modelo de ar-condicionado deve ser limpo uma vez a cada 2 semanas, ou com intervalos menores se o uso é mais recorrente.

Ar-Condicionado Split Cassete

Mais um modelo indicado para cômodos mais amplos, o ar-condicionado Split Cassete também deve ser limpo uma vez por quinzena. Lembramos que, o uso mais frequente do equipamento, significa menores intervalos entre os períodos de higienização.

Ar-Condicionado Janela

Diferentemente dos Splits, o ar-condicionado Janela é aquele que é todo numa única peça. Comum em apartamentos, pois geralmente as construções têm espaços prontos para instalação, o tipo de equipamento deve ser limpo uma vez a cada 15 dias. Mais uma vez lembramos: mais uso corresponde a menor intervalo entre uma higienização e outra.

Ar-Condicionado Portátil

Este tipo de equipamento de climatização é conhecido pela mobilidade, pois pode ser deslocado por diferentes ambientes. Mas quando limpar o ar-condicionado portátil? Recomendamos que seja feita após 200h de uso ou uma vez a cada três meses.

Novamente: Espaço muito sujo é igual a limpezas muito mais frequentes, chegando a uma vez por semana em alguns casos.

Quando chamar um profissional?

Algo que você precisa saber com clareza é que somente o filtro de ar e a unidade interna podem ser limpos por você. A higienização completa do ar-condicionado deve ocorrer uma vez a cada seis meses no mínimo. Fora que somente técnicos especializados podem fazer o serviço.

Para ter uma limpeza de qualidade do equipamento de climatização, a Agyx é a melhor escolha. Com atendimento em todo o Brasil, a empresa tem profissionais capacitados e treinados para efetuar o melhor trabalho para você.

Contrate AGORA mesmo a limpeza de ar-condicionado e aproveite todos os benefícios dos serviços da Agyx.

Limpeza de ar-condicionado Agyx.