Atualizado em 21/08/2019 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

 

O ar-condicionado Janela não é tão diferente dos modelos Split quanto as pessoas pensam, portanto a sua limpeza também não é um processo muito distinto. Esse tipo de aparelho possui um sistema de evaporação e condensação quase idênticos aos dos populares Split Hi-Wall, só que fica tudo na mesma unidade.

Aqui você encontra como limpar um Split em 5 passos, por exemplo.

Para limpar os filtros é bem fácil, qualquer usuário pode fazer. Porém, para executar a limpeza interna do equipamento, que é muito importante, recomendamos que se chame um técnico especializado.

De qualquer forma, vamos descrever o processo mais correto de limpeza abaixo, vamos lá?

Abrindo o ar-condicionado Janela: Passo a passo para limpar

Limpeza dos filtros

  • Desligue o aparelho da tomada, o ar-condicionado não pode estar conectado com a rede elétrica
  • Se você vai limpar apenas o filtro, remova o painel frontal do equipamento, atrás dele está o filtro
  • Remova o filtro e faça a limpeza com sabão e água corrente, deixe-o secar e reencaixe no aparelho

Descubra quando trocar o filtro do ar-condicionado

Limpeza do aparelho

  • Se a limpeza for geral, é preciso realizar os passos acima e também retirar o aparelho do local de instalação
  • Leve-o para uma área aberta
  • Depois de remover o filtro, remova a parte frontal do casco
  • A parte frontal pode estar encaixada com presilhas ou com parafusos, às vezes com os dois
  • Remova a parte superior e a parte traseira do casco, ambas também devem estar presas da mesma forma
  • Alguns modelos possuem uma peça de isopor na parte interna da condensadora, remova isso também
  • O capacitor do ventilador fica exposto, é uma peça de metal ligada ao aparelho com fios, é preciso enrolar ele em um saco plástico ou desligar os fios do motor para removê-lo, o que é mais difícil e realmente deve ser feito por um profissional
  • O motor do ventilador, a parte redonda bem no meio entre a condensadora e a evaporadora, também deve ser protegido com plástico, pois em alguns modelos existem pequenos furinhos por onde a água pode entrar
  • Uma vez realizado esse processo, use uma mangueira ou um jato de água para fazer a limpeza, sempre de cima para baixo

Cuidados na hora da limpeza

O ar-condicionado Janela possui canaletas de metal bem fininhas que protegem as tubulações de gás refrigerante. Essa é a parte onde mais acumula poeira, entre os filetes de metal. Eles devem ser desobstruídos para evitar congelamentos e perda de potência do aparelho. Porém, essas canaletas são muito sensíveis, podem amassar facilmente, até mesmo com um jato de água muito forte. Por isso sempre use um jato aberto, para espalhar a força do impacto.

Também observe que dentro do ar-condicionado existem outras muitas tubulações fininhas. Muitas delas são de sensores e possuem líquidos lubrificantes ou reagentes dentro. Muito cuidado para não romper nenhum deles, não só pelo estrago, mas porque essas substâncias podem ser tóxicas e chegam até a cegar se esguichar nos olhos.

banner-entreprodutos-procurando-por-instalacao-verde-v2

Por que limpar o meu ar-condicionado Janela?

É necessário fazer a limpeza e manutenção do seu aparelho por causa do acumulo de sujeira. Com tanto ar transitando de um lado para o outro ali dentro, a poeira, ácaros e bactérias se acumulam.

Essa sujeira pode tanto danificar ou causar mau funcionamento do aparelho, como também fazer muito mal à saúde – conheça aqui os riscos. Os filtros, ao menos, devem ser limpos com regularidade todos os meses. Uma vez a cada dois meses se o ar-condicionado não estiver sendo utilizado na época.

Vídeos de Como limpar o ar-condicionado Janela

Separamos alguns vídeos abaixo para que você consiga visualizar o que descrevemos acima. Lembre-se, recomendamos que o trabalho completo seja feito por um profissional.