Descubra quais limpezas são necessárias para o bom funcionamento do aparelho

como limpar ar-condicionado split piso teto

Conheça como e quando limpar o ar-condicionado Split piso teto!

Para quem pensa em como prolongar a vida útil e no bom funcionamento, um item fundamental é limpar o ar-condicionado Split piso teto. Comum em ambientes mais amplos, tanto comerciais como residenciais, o modelo é aquele que é instalado no piso ou no teto, o que libera mais espaço no cômodo.

Alguns dos atributos do Split piso teto são a potência e a versatilidade na climatização dos ambientes. A primeira tem relação direta com a capacidade de aquecimento ou resfriamento do aparelho, pois geralmente os mais procurados são aqueles entre 30000 e 60000 BTUs.

Como a instalação pode ser tanto na horizontal quanto na vertical, a segunda característica da máquina é a facilidade de aproveitar os espaços nas casas ou nos ambientes comerciais. Todavia, não adianta investir num aparelho desse porte e deixar de lado os cuidados com a limpeza.

Por esse motivo, descubra como limpar o ar-condicionado Split piso teto!

Limpeza do Split Piso Teto: Como Fazer

Os equipamentos de climatização precisam passar por dois tipos de limpeza. A primeira é aquela direcionada para o gabinete da unidade interna e do filtro de ar. Essa pode ser feita por você mesmo na sua casa, sem grandes dificuldades.

Agora, no mínimo uma vez a cada seis meses, você precisa chamar um técnico especializado para executar a limpeza completa do seu aparelho. A partir desses dois cuidados, certamente verá aumentar a vida útil do seu equipamento.

Depois da rápida introdução, vamos ao que nos interessa: como limpar ar-condicionado Split piso teto. Na sequência do texto verá como remover a sujeira do gabinete da unidade interna e do filtro de ar.

Limpeza do gabinete da unidade interna

1 – Desligue o aparelho com o controle remoto antes de tirar da tomada;
2 – Use somente um pano macio e seco para fazer a higienização;
3 – Use água morna se o dispositivo estiver muito sujo;
4 – Nunca use produtos químicos ou substâncias corrosivas como gasolina ou pó de polimento;
5 – Não espalhe água pela unidade.

Limpeza do filtro de ar

1 – Desligue o dispositivo com controle remoto antes de retirar da tomada;
2 – Abra a grade frontal;
3 – Pressione o cabo do filtro da frente;
4 – Aperte o cabo e tire o filtro;
5 – Limpe o filtro de ar com um aspirador de pó ou lave- os com água. Se tiver muita sujeira, use água morna e detergente neutro;
7 – Deixe secar na sombra;
8 – Reinstale o filtro de ar;
9 – Feche a grade frontal.

Vantagens de limpar ar-condicionado Split piso teto?

Limpar o ar-condicionado Split piso teto é super importante, pois mantém o filtro trabalhando corretamente nas funções como resfriamento, aquecimento e desumidificação. Isso porque se o componente está empoeirado, o aparelho de climatização trabalha mais, sem que o ambiente tenha conforto térmico.

Com o avanço tecnológico constante, muitos equipamentos têm a capacidade de remover impurezas do ar como vírus, fungos, bactérias e até ácaros. Por esse motivo, a máquina com filtro de ar limpo permite qualidade do ar no ambiente interno.

E ninguém quer ter em casa ou na empresa um aparelho visivelmente sujo, não é mesmo? Dito isso, aproveite que agora sabe como limpar e mantenha a higienização do seu ar-condicionado Split piso teto em dia.

Redação WebArCondicionado