Componente do aparelho é responsável pela remoção de impurezas

limpar filtro ar-condicionado portátil

Confira como limpar o filtro do ar-condicionado portátil em casa!

Para manter o bom funcionamento, limpar o filtro do ar-condicionado portátil é uma tarefa essencial. Como o componente é responsável por remover sujeiras, como poeira e fumaça, precisa estar sempre higienizado.

Quando não se limpa o filtro, a capacidade do aparelho de recolher as impurezas do ar é prejudicada. Ou seja, o cuidado é positivo ao desempenho adequado do aparelho e para você, que terá um ambiente livre de sujeiras, bactérias, fungos, entre outros.

Mas como realizar o procedimento? Para ajudar você nisso, preparamos o seguinte:

– Quando fazer a limpeza do ar-condicionado;
– Passo a passo com tudo que você precisa fazer.

Quando fazer a limpeza?

O período sugerido pelas fabricantes para limpar o filtro do ar-condicionado pode variar. Algumas marcas recomendam a limpeza após 200h de uso ou uma vez a cada três meses. Fora que alguns equipamentos tem no painel de funcionamento um alarme indicando a necessidade de higienização do componente.

Contudo, se o ambiente climatizado tem muita poeira, a limpeza do filtro deve ser feita com mais frequência. Por isso, sugerimos que aconteça uma vez por semana.

Como limpar o filtro do ar-condicionado portátil: passo a passo

1 – Desligue o aparelho e desconecte o plugue da tomada;
2 – Retire o painel traseiro do produto e retire o filtro;
3 – Remova a sujeira com um aspirador de pó – (Se for muita, use água morna e detergente neutro);
4 – Depois de limpar, deixe secando na sombra;
5 – Reinstale o filtro de ar e coloque no painel traseiro.

Alguns cuidados devem ser adotados. Antes da limpeza, puxe o aparelho da tomada. Enquanto está sem o filtro, não utilize o condicionador de ar, pois acumula poeira em outros componentes internos.

E, se está com pressa, não use secador de cabelo para agilizar o processo. Isso pode causar a deformação do filtro ou até um incêndio. Pronto, agora você sabe como limpar o filtro do seu ar-condicionado portátil.

Redação WebArCondicionado