Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

Se o ar-condicionado resseca e o umidificador de ar traz mais umidade para o ambiente, será que é bom utilizar os dois ao mesmo tempo?

O ar-condicionado é uma bênção para o calor no Brasil, sem contar que ele pode resolver o problema do frio também. Porém, um dos seus principais efeitos colaterais é o ressecamento do ambiente.

ar-condicionado-com-umidificador

Será que pode?

Quem usa Ar-Condicionado precisa de Umidificador? 

É por causa do ressecamento que muita gente gosta de utilizar o umidificador junto com o ar-condicionado, para compensar essa perda de umidade. E não tem nada de errado com isso, mas existe um limite recomendado!

O Ar-Condicionado Resseca!

Caso você não saiba, o ar-condicionado, esse aparelho maravilhoso que aprendemos tanto a amar, deixa tudo ressecado porque ele retira umidade do ar para poder climatiza-lo. Aí entra a solução mágica do umidificador.

Mas o que pode ter de errado em usar esses dois aparelhos juntos?

Tá errado usar o Umidificador junto com o Ar-Condicionado?

Teoricamente, não. Mas vamos lembrar que vários modelos de ar-condicionado já vem com o umidificador embutido. Portanto a função de umidificar não é nenhuma novidade.

Logo, é claro que você pode utilizar o umidificador junto com o ar-condicionado, mesmo que seja um aparelho de umidificação separado do equipamento de climatização.

Porém, por questões de saúde, o recomendado é não o utilizar o umidificador por mais de 3 horas seguidas. Vamos explicar:

Umidade nem de Menos e nem Demais

Por causa do ressecamento, o ar-condicionado pode facilitar o surgimento de vários problemas para quem tem problemas respiratórios, como a rinite ou alergias. Garganta e pele seca são problemas comuns para quem está sempre exposto a ambientes climatizados.

Já falamos bastante sobre como o ar-condicionado pode agravar doenças respiratórias. Especialmente se não estiver limpo, pois bactérias se formam nos filtros e podem ser espalhadas no ambiente.

Muita Umidade faz Mal

Por outro lado, quando se tenta compensar isso com o umidificador, você pode acabar aumentando demais a umidade do ar. Acima de 60% de umidade relativa, o ambiente fica propício para o surgimento de mofos, bolores e ácaros.

Por isso que o recomendado é utilizar o umidificador junto com o ar-condicionado, mas não por mais de 3 horas. Esse deve ser o tempo suficiente para compensar o ressecamento, mas sem aumentar o nível de umidade para mais de 60%.

Se ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para nos fazer sobre usar o ar-condicionado junto com o umidificador, deixe aqui nos comentários!