Atualizado por Yuri Correa em 03/12/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

Exposição prolongada em ambientes com AC

Nos dias mais quentes ou mais frios, sabemos que a melhor opção é o ar-condicionado, seja em casa, no carro ou no trabalho. Porém, o que poucas pessoas sabem, é que a exposição prolongada pode ressecar a pele, deixando-a opaca e podendo apresentar descamações e coceiras.

Claro, tudo isso pode ser facilmente evitado com alguns cuidados e até mesmo no uso consciente dos aparelhos de climatização, vamos ver algumas dicas?

Bora lá!

Por que o Ar-Condicionado resseca a pele?

Os problemas citados acima ocorrem devido à baixa umidade do ar, causada pelo uso contínuo do aparelho, especialmente se eles estiver configurado em temperaturas extremas de frio ou calor. Essas condições deixam o ambiente muito mais seco, provocando a evaporação da camada oleosa (lubrificação natural da pele) e a perda acentuada de líquidos do corpo, originando o ressecamento da cútis (cama mais superficial da pele).

Por isso, é aconselhado o uso de cosméticos específicos contra desidratação e outras soluções para evitar esses efeitos negativos da falta de umidade.

Como diminuir os riscos à pele?

Além da falta de umidade, as más condições de limpeza dos aparelhos também acabam sendo muito prejudiciais à saúde em geral das pessoas. Não apenas à pele, mas principalmente para as vias respiratórias, mas falamos bastante aqui sobre a relação entre doenças respiratórias e o ar-condicionado.

Entretanto, vale a pena seguir algumas dicas da dermatologista Daniela Landim e tomar cuidados para manter a pele sempre saudável:

  • Ingerir mais água do que o habitual, para hidratar a pele de dentro para fora
  • Usar protetor solar todos os dias, inclusive em ambientes fechados
  • Investir na aplicação de cremes hidratantes no rosto, evitando exageros para não deixá-lo oleoso e suscetível ao surgimento de acne
  • Tomar banho e lavar as mãos com sabonete hidratante, sem esfregar
  • Usar protetores labiais à base de glicerina, óleos e manteigas hidratantes
  • Molhar a face com borrifador ou na pia do banheiro, secá-la delicadamente e passar nela novamente com o hidratante escolhido
  • Usar umidificador de ar

Outros fatores que causam danos à pele

O ar-condicionado, porém não é o único fator causando o ressecamento da sua pele. Não adianta você se cuidar nos ambientes climatizados e não prestar atenção no resto. Então aqui vão alguns outros hábitos que também ressecam a pele:

  • Usar água quente e sabonetes não apropriados que removem a gordura natural da pele
  • Esfregar esponja ou bucha na hora do banho aumenta a sensibilidade da pele, o ideal é usa apenas as mãos
  • Maquiagem: para evitar o envelhecimento da pele, é importante retirar todas a maquiagem com demaquilante e sem esfregar
  • Fatores climáticos: ar seco, sol, vento e frio intenso diminuem o grau de hidratação da pele

Seguindo esses cuidados básicos do dia a dia, você pode ficar o quanto tempo quiser no ar-condicionado sem preocupar-se com os efeitos colaterais da falta de umidade. Ficou com alguma dúvida sobre os danos à pele que podem ser derivados dessas situações? Deixa aqui nos comentários!