Por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado

O ar-condicionado retira um pouco da umidade do ar. Quem fica muito tempo em ambientes climatizados já deve ter sentido o ressecamento nos dedos, lábios e até na garganta. Mas será que esse efeito faz mal, queima ou envelhece a nossa pele?

Hoje vamos te ajudar a entender se isso é verdade e como o envelhecimento da pele funciona!

Como a pele envelhece?

A nossa cútis (nome dado à camada mais externa da nossa pele), cobre praticamente todo a área visível do nosso corpo. Esse é um dos tecidos que mais passa trabalho no organismo, está sempre em contato com algum fator externo: roupas, vento, calor, frio, luz solar, água etc.

E o que determina a velocidade de envelhecimento da pele é uma combinação de fatores exógenos (externos) e endógenos (internos), como a velocidade de renovação das células, por exemplo. Portanto, quando somos jovens, os danos externos causados à pele são reparados rapidamente e não ficam tão aparentes por muito tempo.

Porém, com a idade, as células começam a não se renovar com a mesma rapidez, o que quer dizer que esses danos causados na cútis se tornam mais aparentes. É aí que se formam as rugas, manchas e a descoloração da cútis.

E o que o Ar-Condicionado tem a ver com isso?

Como está dito no início desta postagem, o Ar-Condicionado é conhecido por baixar a umidade relativa do ar dos ambientes climatizados. Isso quer dizer que a pele fica mais exposta ao ressecamento, fazendo com que as células precisem se reidratar com mais velocidade.

Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado

Se o corpo não estiver corretamente hidratado para suprir essa demanda de água das células da pele, a cútis não vai conseguir repor o nível de hidratação e pode demorar mais para recuperar os efeitos do ressecamento.

Se você já é uma pessoa mais velha, ficar exposto a esse tipo de dano celular pode causar, de fato, um envelhecimento precoce da pele. Da mesma forma que, quem trabalha com exposição à luz do sol e dos raios ultravioletas, também sofre danos na cútis que a envelhecem com maior rapidez.

Como evitar o envelhecimento da pele pelo efeito do Ar-Condicionado?

Bom, a primeira solução é óbvia: não fique em ambientes de ar climatizado por longos períodos de tempo se não for necessário.

Outra solução é simplesmente comprar um umidificador para compensar a perda de umidade causada pelo ar-condicionado.

E, por último, e ainda assim muito importante, é aquilo que já falamos ali em cima: hidrate-se! Água é muito importante para todo o organismo, mas com certeza ainda mais para a sua pele se ela precisar se recuperar de danos de ressecamento.

E aí, ficou com alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários!