Atualizado por Yuri Correa em 02/12/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

Será que o Ar-Condicionado faz cair o cabelo mesmo ou causa algum prejuízo? Afinal, o aparelho é considerado uma bênção por muita gente. No trabalho ou em casa, todo mundo gosta de estar em um ambiente de temperatura agradável.

Porém, as pessoas às vezes se perguntam se ficar no ar-condicionado por muito tempo causa algum tipo de problema de saúde.

Já falamos aqui sobre falta de ar, envelhecimento da pele, oleosidade e, agora, vamos responder: será que o ar-condicionado causa queda de cabelo? Vamos descobrir!

Como o Ar-Condicionado afeta o cabelo?

Não há nenhuma comprovação científica de que o cabelo pode cair por causa do ar-condicionado. O que se sabe, porém, é que o ressecamento do ar causado por esse tipo de aparelho pode dificultar os processos de hidratação dos fios capilares. Desidratados, os fios ficam desbotados e quebradiços, facilitando a queda.

Aliás, os efeitos de horas de exposição ao ar-condicionado são sentidos não apenas no cabelo, mas também na pele do rosto, nas mãos, nas pernas, nos pés e até mesmo nas unhas, que acabam ficando secas, sem brilho e muitas vezes apresentam descamação e coceira.

Claro que o ar-condicionado não é o único culpado disso tudo, mas ficar em exposição ao ambiente desumidificado pode facilitar o surgimento desses problemas.

O ar seco e os cabelos

Pelo fato de o aparelho de ar condicionado retirar a umidade existente no ar do ambiente, a lubrificação dos fios capilares acaba sendo prejudicada. A falta de partículas de água suspensas no ar resseca a superfície capilar, obrigando o couro cabeludo a mandar mais oleosidade para esse fio.

Eventualmente não haverá oleosidade o suficiente (e nem na velocidade suficiente) para compensar a falta de umidade do ar.

Sendo assim, a exposição direta e contínua pode desencadear sintomas negativos, como tornar o cabelo ressecado. Isso vale para todos os tipos de cabelo, que podem também ficar opacos, embaraçados e com pontas duplas.

Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado

Como evitar o ressecamento?

Para se prevenir do ressecamento com o aparelho ligado, alguns cuidados são necessários. Uma das alternativas é aplicar silicone ou condicionador sem enxágue nos cabelos.

Evitar ao máximo prender os fios também pode impedir que o cabelo fique ressecado enquanto o ar-condicionado estiver em funcionamento.

Conclusão

Não existe prova de que o ar-condicionado possa causar quedas de cabelo. Porém, o ambiente com pouca umidade facilita o ressecamento dos fios.

É uma questão de saber usar o aparelho com cuidado e tomar as devidas precauções com o seu cabelo para evitar o problema.

E você, ficou com alguma dúvida sobre a relação ar-condicionado e cabelo? Deixe aqui nos comentários!