Por Yuri Correa,
Redação do Portal WebArCondicionado

Para o ar-condicionado conseguir funcionar direito, você precisa fechar portas, janelas e outras entradas e saídas de ar do ambiente da sua casa, do trabalho ou do seu carro. Isso faz com que muita gente pense que o ar-condicionado causa falta de ar. Mas isso é verdade?

O WebArCondicionado te responde essa dúvida. Vamos entender melhor como esse processo funciona:

Ambiente fechado não é igual a Falta de Ar

Um ar-condicionado modelo Split, por exemplo, não puxa o ar da rua e joga ele para dentro do cômodo resfriado ou aquecido. O que ele faz é pegar o ar do ambiente, passar pelo aparelho para resfriar ou aquecer, e então jogar o ar climatizado de volta.

Logo, o ar respirável dentro de um cômodo com Split vai ser idêntico ao ar que estaria parado em um quarto ou sala com as portas e janelas fechadas. Faça o teste, feche suas portas e janelas por um bom período de tempo e veja se o ar acaba.

A não ser que o cômodo esteja completamente vedado, não há como todo o ar respirável escapar dali. O ar-condicionado não vai melhorar e nem agravar essa situação, ele apenas vai deixar o ar do ambiente com outra temperatura – e consideravelmente menos úmido, mas nada disso causa falta de ar.

Eu tenho asma! Posso usar o ar-condicionado mesmo assim?

Se você possui alguma doença respiratória, a história é um pouco diferente. O ar não acaba, pelos motivos que explicamos acima, mas ele também pode sofrer alterações que atacam ou até influenciam diretamente as pessoas vítimas de doenças respiratórias mais severas, como a asma.

Temos uma  postagem falando especificamente sobre os efeitos do ar-condicionado para quem tem essas doenças e os cuidados que devem ser tomados para que o aparelho ajude ao invés de atrapalhar ou colocar em perigo a saúde dessas pessoas.

 

Instalação e Manutenção de Ar-Condicionado

O Ar-Condicionado do carro causa falta de ar?

No carro, o sistema de ar condicionado realmente puxa o ar da rua e o joga resfriado ou aquecido para dentro da cabine do automóvel. Isso ocorre justamente porque o veículo, quando está com as portas e janelas fechadas, fica praticamente vedado, e a reposição de ar dentro do ambiente não é tão rápida quanto a queima de oxigênio feita pela respiração dos ocupantes.

Nesse caso, ele é parecido com o ar-condicionado modelo Janela em cômodos residenciais ou comerciais. O Janela também utiliza o ar externo para climatizar o ar interno.

Conclusão: Não tem falta de ar por causa do Ar-Condicionado

O que podemos deduzir de tudo isso, é que o Ar-Condicionado, seja em que situação for, se utilizado conforme as indicações do fabricante, não causa falta de ar em nenhuma situação.

E você, ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão sobre o assunto? Deixe aqui nos comentários!