Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

onde-fica-filtro-ar-condicionado

Se você compra um ar-condicionado, já sai da loja ouvindo o vendedor dizer “tem que limpar os filtros, viu?”. Em qualquer manual, matéria ou postagem sobre ar-condicionado que se leve a sério, é importante ressaltar a importância da limpeza dos filtros do aparelho para o seu bom funcionamento e para a saúde das pessoas que convivem no ambiente climatizado pelo mesmo.

Porém, mesmo o consumidor mais bem intencionado pode acabar confuso e se perguntando: onde fica esse tal de filtro de ar-condicionado? Pois é isso que vamos te mostrar hoje!

O Filtro fica dentro do Ar-Condicionado?

Todos os filtros de ar-condicionado ficam dentro do aparelho de ar condicionado e sempre próximos à saída de ar. Eles precisam, necessariamente, ficarem localizados entre a saída de ar e as tubulações de gás refrigerante.

No Split

Para acessar o filtro do split, é necessário abrir a tampa frontal da unidade interna. O Filtro normalmente é dividido em duas placas com a fiação de nylon que podem ser removidas pressionando os engates nas laterais.

No Janela

Nos modelos janela o filtro pode ser acessado de duas formas dependendo da fabricante. Em alguns, é através de abas que podem ser puxadas nas laterais, nesses casos o filtro sai como uma lâmina de dentro da parte da frente.

Em outros casos, você pode abrir a tampa frontal e retira os filtros pressionando os engates assim como é nos splits.

Assista ao vídeo abaixo ensinando como localizar os filtros:

 

Limpe o seu filtro!

Ah, e caso não tenha ficado claro: é muito importante fazer a limpeza dos filtros do ar-condicionado, ok? O indicado é tirá-los para lavar uma vez ao mês em períodos de uso intenso do equipamento, e uma vez a cada dois meses em períodos de pouco ou nenhum uso.

Sim, mesmo que você não estiver usando o ar-condicionado, é importante limpá-lo. Como uma estante pegando poeira, ele também acumula sujeira e impurezas que podem levar ao mau funcionamento quando você voltar a ligá-lo.