Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado
ligar-ventilador-ar-condicionado-economiza-energia
O ar-condicionado tem uma fama ruim de ser o vilão das contas de luz. E de fato, se mal utilizado, o aparelho pode chegar a níveis de consumo exorbitantes. Mas e se você ligar o aparelho junto com um ventilador, será que o consumo cai?

Quando se trata de economizar dinheiro, a internet está cheia de soluções criativas para aliviar o bolso do consumidor. Essa é uma das perguntas que já recebemos algumas vezes aqui nos comentários do blog, feitas por nossos leitores em busca de pagar uma conta de luz menos salgada no final do mês.

Afinal, muita gente fica na dúvida: será que se eu ligar o ventilador junto com o ar-condicionado, ao invés de ajudar na conta de energia elétrica, não vai piorar tudo porque agora serão dois aparelhos ligados ao mesmo tempo?

Hoje vamos tirar todas essas dúvidas para você. Vem com a gente?

Banner Split Inverterl Blog horizontal

Ar-Condicionado e Ventilador juntos

Vamos direto ao ponto: ligar o ventilador junto com o ar-condicionado pode sim gerar economia no consumo de energia elétrica. Porém, para alcançar esse resultado não basta só chegar nesses eletrodomésticos, apertar o botão de “ligar” e deixá-los funcionando lá num canto.

Se fizer desse modo, você vai acabar com uma conta de luz ainda maior do que se estivesse utilizando apenas um dos dois. Por isso, abaixo vamos te ensinar alguns truques de como você pode fazer com que o ar-condicionado e o ventilador se ajudem um ao outro.

Use o Ventilador para baixar a Sensação Térmica

O principal motivo para que as pessoas liguem o ar-condicionado é a sensação térmica muito elevada. Ou seja, você está sentindo que o calor diretamente na sua pele, e isso é muito desconfortável, fazendo com que busque por um alívio imediato.

Entretanto, ao invés de ligar direto o ar-condicionado na temperatura mínima, você pode ligar um ventilador de qualquer tipo no mesmo ambiente que estiver sendo climatizado. O vento produzido por ele vai aliviar a sensação térmica e mantê-la mais baixa. Desse modo, veja só, você não precisa configurar uma temperatura super baixa no ar-condicionado.

Mas como isso economiza energia?

Se você quiser sentir que está em um ambiente de 18°C, você pode ligar o ventilador e configurar o ar-condicionado para 20°C. O vento vai compensar os 2°C de diferença e a sensação ainda vai ser de 18°C.

Com esses dois graus celsius de diferença no ar-condicionado, o aparelho vai consumir, em média, até 10% a menos de energia elétrica. E os ventiladores, no geral, gastam apenas 1/10 de tudo o que um ar-condicionado consome na conta de luz. Logo: economia.

É claro que o ideal é não deixá-los ligados assim para sempre. E uma vez que seu corpo estiver recuperado do calor, você pode desligar o ventilador e deixar somente o ar-condicionado funcionando em uma temperatura agradável. Ou pode até desligar o ar-condicionado e deixar o ventilador circulando o ar fresquinho do ambiente.

banner-instalacao-manutencao-ar-condicionado-verde

Use a exaustão do Ventilador de Teto

Outra opção, para quem tem o ventilador de teto, é utilizá-lo no modo de exaustão. Como o ar frio desce e o quente sobe, o ar refrescado que o ar-condicionado produz tende a ficar mais próximo do chão.

Logo, se você ligar o ar-condicionado no modo de exaustão, ele vai puxar o ar frio que está próximo do chão e vai fazê-lo subir. Com isso, a sensação térmica vai ser saciada mais rapidamente e o ar-condicionado não vai precisar ficar ligado nem por muito tempo e nem configurado em temperaturas muito baixas.

Na verdade, utilizando-se desses truques, você pode colocar até 4ºC de diferença entre a sensação térmica desejada e a temperatura aparelho. Se o dia não estiver muito quente lá fora, você pode usar esses mesmos truques e colocar o ar-condicionado em 22ºC, o que pode gerar até 25% de economia no consumo energético.

Não é uma Ciência Exata

Apesar de todos esses números, estamos nos baseando em testes e conjecturas teóricas. Muitos aparelhos possuem tecnologias próprias que auxiliam o ar-condicionado a resfriar o cômodo mais rápido, assim como outras que já trabalham para economizar energia.

Há equipamentos que consomem mais, outros menos, ventiladores que são mais eficientes e outros nem tanto. Os espaços também mudam e as diferenças de lugar para lugar também afetam o desempenho dessas ideias.

Então não leve nada disso na ponta do lápis. É um truque que, se bem utilizado, tomando-se todos os cuidados que citamos, pode te poupar uns trocos no final do mês.

Se ficou com alguma dúvida sobre como juntar ar-condicionado e ventilador para economizar energia elétrica, deixe suas perguntas ou sugestões aqui nos comentários!