Por Yuri Correa em 15/01/2020
Redação do WebArCondicionado

Créditos da foto: Jornal Correio 24h

Você sabia que quando desliga o aparelho de ar condicionado apenas no botão, ele continua consumindo energia? Sim, é verdade, e isso acontece porque uma carga de energia é mantida no aparelho para manter as configurações básicas. Além disso, para indicar que o equipamento está conectado à rede de energia elétrica, o aparelho deixa uma pequena luz acesa, que na maioria dos casos vermelha.

Desligar os equipamentos da tomada, portanto, pode levar a uma economia de 3%. Esse número pode até parecer irrelevante, mas fazendo o cálculo de consumo, no final você verá que isso pode impactar diretamente no seu bolso.

Tire da tomada e economize

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) aconselha que ao sair de férias, todos os equipamentos sejam desconectados da tomada. Essa atitude além de repercutir na diminuição do valor da conta de luz, repercute também no meio ambiente e a natureza agradece – além de diminuir significantemente o risco de curtos e incêndios.

Reduza o valor da sua conta de luz em até 20%

Tirar todos os eletrodomésticos e eletroeletrônicos da tomada reduz em até 20% a conta mensal de luz, segundo o programa. Então uma boa forma de economizar na conta de luz no final do mês, é tirar seus equipamentos da tomada e desligar também cabos de internet e aparelhos de televisão à cabo. Tudo eles consomem, aos poucos, uma quantidade significativa de energia elétrica.

Além disso, deixar os aparelhos conectados na tomada não é nem mesmo o mais aconselhado para a vida útil dos aparelhos. Mesmo quando estiver em casa, o computador, a televisão, o DVD/Blu-Ray, o home theater, o forno de microondas, a máquina de lavar, entre outros aparelhos, não precisam ficar o dia inteiro conectados na tomada e o ideal é ligar apenas quando for usá-los.

Banner Split Inverterl Blog horizontal

Veja a economia média gerada em cada aparelho que você mantém desconectado da tomada quando não está sendo usado:

  • Equipamentos de TV por assinatura – 5%
  • Televisão – 5%
  • Som (micro-system) – 4%
  • Ar-condicionado – 3%
  • Forno de microondas – 3%

No total e, em teoria, dependendo se você faz um uso moderado desses aparelhos, com apenas estes 5 desligados da tomada, você terá uma economia de 20%. Faça o teste e conscientize sua família. Veja outras dicas de como economizar energia com o aparelho de ar condicionado.