Atualizado em 15/04/2020 por Yuri Correa
Redação do WebArCondicionado

A vontade de ligar o ar-condicionado vem sempre junto com a preocupação com a conta de luz, não é? Então hoje a gente vai tirar uma das dúvidas mais perguntadas na internet sobre as funções do ar-condicionado: o que gasta mais, o ventilador ou o ar-condicionado?

Todo ar-condicionado tem também a opção de ventilação. Então muita gente se pergunta se vale a pena ligar o ar-condicionado no modo ventilação ou então ligar o ventilador. Às vezes as pessoas querem saber isso até para decidir se compram ou não um ar-condicionado. Bom, é aqui que vamos tirar essa dúvida. Veja abaixo!

O que Gasta mais Energia Ventilador ou Ar-Condicionado

Descubra abaixo o que gasta mais energia, o ventilador ou o ar-condicionado? – Imagem: WebArCondicionado

O que Gasta mais Energia: Ventilador x Ar-Condicionado

Veja abaixo a comparação entre a média de watts (W) consumidos pelos ventiladores e pelos aparelhos de ar condicionado no modo ventilação. Aí basta comparar e descobrir qual a melhor opção para você:

Quanto gastam os Ventiladores?

Mesa: 55W
Coluna/Torre/Pedestal: 80W
Parede: 135W
Teto: 150W
Circulador de ar: 150W a 200W

Quanto gasta o Ar-condicionado no modo Ventilação?

7500 BTUs: 67,5W
9000 BTUs: 78,7W
12000 BTUs: 120W
18000 BTUs: 175W
24000 BTUs: 230W
30000 BTUs: 310W

E aí, no seu caso, qual economiza mais, o ar-condicionado na ventilação ou o ventilador?

O Ar-Condicionado pode sair mais Barato

Existe essa ideia de que o ar-condicionado sempre consome mais do que o ventilador. Isso porque as pessoas estão acostumadas a contar o consumo do ar-condicionado quando ele está no modo de refrigeração, que é o modo mais comum do aparelho.

Só que nesse modo, o compressor está sempre ligado. Aí, claro, tem um gasto mais elevado de energia elétrica. Mas na ventilação essa gasto todo não acontece, porque nessa função ele gasta só 10% do total de energia que ele consome quando o compressor está ligado também.

E você quer saber como economizar ainda mais? Não esquenta, nós vamos te dar as melhores dica, veja só:

Como Economizar ainda Mais?

E vale lembrar que as melhores maneiras de economizar dinheiro com o ar-condicionado estão na hora da compra. Primeiro, saiba calcular a potência do seu ar-condicionado, utilize a calculadora de BTUs para não levar um aparelho muito fraco e nem um que tem potência demais.

Depois, consulte essa potência no comparador de preços de ar-condicionado. Lá você consegue enxergar em qual loja o aparelho que você quer está mais barato. E aí nunca mais você se preocupa se é o ar-condicionado ou o ventilador que gastam mais.