* Atualizado em 06/02/2019

Todo mundo gosta de um ventinho nesse calor que costuma fazer no Brasil, certo? Mas, como sempre retratamos aqui, economizar energia elétrica é uma questão de sustentabilidade, além de reduzir os gastos no bolso. Para ajudar você a se refrescar e ficar ainda mais por dentro dos possíveis meios de economia, levantamos outro dos questionamentos mais comuns do consumidor: o que gasta mais, o modo ventilação do ar-condicionado ou um ventilador?

A ideia de que o ar-condicionado sempre consome mais que o ventilador deve-se ao fato de que quando o aparelho está ligado na refrigeração, o compressor do aparelho está em funcionamento, aumentando o consumo de energia.

Mas o aparelho irá gastar menos se estiver ligado apenas ventilação, visto que o consumo de energia do ar-condicionado nessas condições é de aproximadamente 10% do consumo da refrigeração, valor que varia conforme o modelo do aparelho. Nesse caso, a média de watts por hora irá depender da potência do seu ar-condicionado.

O consumo do ventilador também varia de acordo com o formato. Por exemplo, o modelo de teto pode consumir quase três vezes mais que o clássico ventilador de mesa. Portanto a sua economia estará sujeita aos modelos disponíveis em sua casa. Dito isso, vamos fazer algumas comparações?

Economize de verdade utilizando o nosso comparador de preços exclusivo em ar-condicionado

Veja abaixo a comparação entre a média de watts consumidos pelos ventiladores e pelos aparelhos de ar condicionado no modo ventilação e descubra qual a melhor opção para você:

Potência média dos aparelhos por hora

Ventiladores

Mesa: 55W
Coluna/Torre/Pedestal: 80W
Parede: 135W
Teto: 150W
Circulador de ar: 150 a 200W

Ar-condicionado (no modo ventilação)

7500 BTU: 67,5W
9000 BTU: 78,7W
12000 BTU: 120W
18000 BTU: 175W
24000BTU: 230W
30000BTU: 310W

Viu só como depende de cada ocasião? No seu caso, qual economiza mais, o ar-condicionado na ventilação ou o ventilador?

Leia também:10 dicas para economizar o consumo de energia do ar-condicionado e Qual modelo de ar-condicionado é mais econômico: Janela ou Split?

Redação do Portal WebArCondicionado