* Atualizado em 26/02/2019

Falhas elétricas em ar condicionado podem causar incêndioPor se tratar de um aparelho que necessita de reparos técnicos, tanto na instalação quanto na manutenção, os valores investidos num ar-condicionado vão além da aquisição do aparelho. Trata-se de um equipamento que além de complexo, tem um custo, e sem os cuidados adequados pode representar problemas. Tais falhas são capazes de gerar mau funcionamento do aparelho e até mesmo acidentes, como descargas elétricas e incêndios.

Mesmo que, eventualmente, um aparelho venha com defeito de fabricação, é na instalação e manutenção que grande parte dos acidentes acontecem. Por isso, o usuário deve escolher uma assistência técnica de confiança, que saiba realizar o procedimento de acordo com o especificado pelas marcas de ar-condicionado. Entretanto, muitas vezes a diferença de preço faz com que muitos optem pelo serviço mais barato, que podem, por ventura, levar a perda da garantia como estar sujeito a eventuais falhas.

A equipe do Portal WebArCondicionado conversou com instaladores para saber quais as principais falhas e trazer dicas de como prevenir acidentes.

Incêndios

Incêndio causado por pane no ar condicionadoEstatísticas do Corpo de Bombeiros apontam as instalações elétricas mal feitas como as principais causas de incêndio no Brasil, sendo que 20% das vítimas envolvidas nesses acidentes não sobrevivem. Falhas elétricas geradas a partir de afiação mal conectada ou com muitas emendas (as famosas gambiarras) e os erros quanto ao dimensionamento da carga estão entre as principais causas.

Exemplo de como tais acidentes são comuns e podem ser graves é o caso do incêndio no Edifício Joelma, em 1974. De acordo com depoimentos e a investigação realizada na época, foi constatado que o incêndio, responsável por 179 mortes e 300 feridos, foi causado por um aparelho de ar-condicionado no 12º andar.  A catástrofe fez com que normas de construção e segurança dos edifícios fossem mudadas, como também os aparelhos de ar condicionado foram aperfeiçoados para prevenir esse tipo de problema.

Material delicado

Unidades do Multi SplitDe acordo com o profissional técnico Salvador Fraga, as unidades do aparelho podem trazer riscos. Tanto o Split Hi-Wall quanto os Multi Splits apresentam riscos nas unidades internas e externas, a diferença é que o aparelho Split possui um local destinado à unidade externa.

“Cada unidade traz riscos graças aos motores”, explica Salvador. Onde há motores, há possibilidade de formação de campo eletromagnético e a imantação desse campo faz com que haja sobrecarga de elétrons no fio condutor. Nele, uma capacidade limitada passa por um tempo determinado. Caso não haja uma instalação adequada desses fios há um aumento nessa quantidade de elétrons, causando um curto-circuito que aquece a cobertura do fio, que se for inadequada, acaba pegando fogo.

Instalação adequada

Instalação adequadaPor isso, as autoridades e profissionais do setor de climatização reforçam que o processo não pode ser feito sem planejamento e com materiais de baixa qualidade. É preciso olhar os custos com instaladores como um investimento, procurando por profissionais capacitados, com referência e que trabalhem de acordo com as especificações de cada marca.

Para que o ar-condicionado tenha um bom desempenho e não traga prejuízos, desde a compra até a instalação, o projeto deve ser elaborado. Não só pelo lugar mais adequado, como também ter a potência certa para que não trabalhe em excesso, mas principalmente pela instalação elétrica, feita por profissionais qualificados, que utilizam materiais dentro das normas técnicas.

Usuário prevenido

Fabricantes de ar-condicionado e assistências técnicas reforçam que o usuário tenha uma fonte de alimentação adequada conforme os requisitos do produto. Não modificar o comprimento do cabo de força ou a mesma tomada de outros eletrodomésticos também pode manter as instalações seguras. Lembrando sempre de conectar adequadamente o cabo de força e não desligar o aparelho enquanto ele estiver funcionando.

E fique atento: se sentir cheiro de queimado ou ocorrer outra anormalidade, desligue o ar-condicionado e desconecte-o da tomada ou desarme o disjuntor. Mas o mais importante: certifique-se que a assistência técnica contratada instale o aparelho em um local que possui carga elétrica suficiente para funcionar e esteja protegido por um disjuntor capaz de tolerar os picos de partida e tolerantes a altas temperaturas.

Assim você poderá curtir seu aparelho da melhor forma possível, garantindo segurança para todos ao saber como evitar essas falhas elétricas que poderiam causar incêndios.

Redação do Portal WebArCondicionado