UnidadeInternaEExterna

Atualizado em 21/10/2019 por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado

Você sabe a diferença entre unidade interna e externa do ar-condicionado Split?

O que é a Condensadora e a Evaporadora e como elas funcionam?

Em primeiro lugar, saiba que essa “divisão” entre as unidades é a característica principal dos modelos de ar-condicionado Split e é por esse motivo que ele leva esse nome.  Ao contrário dos modelos Janela, cujo sistema está integrado em uma única unidade, o Split – seja ele Hi-Wall, Inverter, Cassete, Piso Teto ou Multi Split – é famoso por funcionar através dessas máquinas “em dupla”.

Vamos entender melhor como funciona cada uma dessas “partes” do aparelho:

O que é a Unidade Externa – Condensadora

unidade-externa-condensadora-ar-condicionado

A unidade condensadora é a que fica instalada na parte externa do ambiente, isolando os ruídos do condicionador de ar. Ela é composta por três peças principais: compressor, trocador de calor e ventilador.

A condensadora que é a responsável por mudar o estado do refrigerante de gasoso para liquido. Saiba como isso acontece:

Funcionamento

A unidade externa recebe o fluido refrigerante enviado pela evaporadora em estado gasoso de baixa pressão, sendo levado ao compressor. O compressor trabalha comprimindo o fluido, que eleva sua temperatura ao ser pressurizado. É por isso que o compressor é conhecido como o “coração” do ar-condicionado.

Depois de ser comprimido, o fluido refrigerante passa então pelo trocador de calor da condensadora – local onde é resfriado a ar por ventilação com o ar externo -, perdendo calor e passando para estado líquido. Resumindo, ele “condensa”.

Nesse estado e em alta pressão, o fluido por fim sai da condensadora pela tomada de saída até a evaporadora, firmando esse ciclo de troca.

O que é a Unidade Interna – Evaporadora

unidade-interna-evaporadora-ar-condicionado

Já a unidade interna é a parte instalada dentro do ambiente, por onde sai o ar com a temperatura que você programou. Ela tem a função de absorver o calor, que se desloca até o condensador pelo compressor.

A evaporadora, como é conhecida, é composta pelas seguintes partes: válvula de expansão, trocador de calor, ventilador, filtro, placa eletrônica de comando e controle remoto. Conheça melhor como ela opera:

Funcionamento

A unidade interna recebe o fluido refrigerante pressurizado, que vem da condensadora em forma líquida, conforme explicamos acima. Nesse processo, o fluido é enviado à válvula de expansão, que diminui sua pressão.

Com essa redução, o fluido refrigerante passa pelo trocador de calor, que retorna ao estado gasoso por perder calor. Na forma gasosa e em baixa pressão, o fluido sai da evaporadora e volta à condensadora, completando o ciclo.

ATENÇÃO! A condensadora e a evaporadora estão interligadas. Isso significa que, caso uma dessas unidades não venha a funcionar corretamente, todo o sistema será comprometido.

banner-orçamento