Pergunta foi feita em um comentário do nosso blog e vamos responder nesta matéria

Veja se gasta mais energia usar dois aparelhos de ar-condicionado no mesmo lugar!

Em nosso blog, uma leitora questionou se usar dois aparelhos de ar-condicionado no mesmo lugar gasta mais energia. Antes de explicar o que vai acontecer, vamos listar características que precisam ser consideradas nesse tipo de situação.

Primeiro ponto: não há necessidade de usar dois equipamentos de climatização no mesmo ambiente. Se a sala precisa de uma potência de 18.000 BTU para ser climatizada, o ideal é instalar somente um ar-condicionado de 18.000 BTU e não dois de 9.000 BTU cada.

Embora seja possível instalar dois aparelhos de 9.000 BTU, o resultado final será de mais prejuízos do que benefícios. Para facilitar o entendimento, vamos continuar com o primeiro exemplo, em que o espaço climatizado precisa de uma potência de 18.000.

Confira o que irá acontecer se usar duas máquinas de climatização:

– É mais caro comprar dois aparelhos de 9.000 BTU, ao invés de um aparelho de 18.000 BTU.

– Sairá mais caro por serem duas instalações.

– Como o ambiente necessita de 18.000 BTU, as duas máquinas de 9.000 BTU sempre deverão ser ligadas ao mesmo tempo.

– O consumo de luz será maior com dois equipamentos de ar-condicionado, resultando numa conta de luz mais cara.

– Serão dois aparelhos para realizar a manutenção, a limpeza de filtros, entre outros cuidados.

– Os dois sempre precisarão ser ligados no mesmo ciclo e na mesma temperatura. Se for o contrário disso, o equipamento vai durar menos e gasta mais energia.

Dois aparelhos de ar-condicionado gasta mais energia?

No cenário que usamos como exemplo, se você ligar apenas um, não terá potência para climatizar todo o ambiente. O que vai acontecer é a redução da vida útil do equipamento, pois vai trabalhar na rotação máxima para dar conta daquele cômodo. Por isso, usar os dois aparelhos de ar-condicionado juntos gasta mais energia.

Tenho os dois no mesmo lugar. E agora?

Se você não quer tirar os dois aparelhos de ar-condicionado e substituir por apenas um com a capacidade maior, não tem problema. A atenção principal deve ser a potência dos equipamentos, que somada precisa estar de acordo com a recomendada para aquele ambiente.

Para ter certeza disso use a Calculadora de BTUs do WebArCondicionado. Se a potência do ar-condicionado atende a necessidade daquele cômodo, lembre-se de ligar os dois juntos, no mesmo ciclo e temperatura.

Calculadora de BTUs – Descubra a potencia ideal para o ambiente!

Redação WebArCondicionado