Atualizado em 14/02/2020 por Yuri Correa
Redação do Portal WebArCondicionado

Você já deve ter ouvido falar no ar-condicionado Split, mas e no Splitão e no Mini Split? Você sabe qual é a diferença entre eles?

Estes três aparelhos têm um fator em comum: todos pertencem ao mesmo tipo de sistema, mas não são a mesma coisa. Os equipamentos da família dos Splits são divididos em duas unidades (interna e externa) porém, na prática eles apresentam algumas diferenças simples no modo de trabalhar. Vamos entender melhor?

splitao-split-mini-split

Os nomes são parecidos, mas o que diferencia esses modelos?

Ar-Condicionado Splitão

Splitão com duas opções de condensadorasEsse é um aparelho de ar condicionado que tem as peças mais pesadas. Composto por uma unidade externa e duas ou mais internas, a condensadora pode ter diferentes tamanhos que variam conforme a carga térmica do sistema ela pode ficar em locais abertos ou numa casa de máquinas.

Também pode ser chamado Ar-Condicionado Built-in ou Dutado, pois na maioria dos casos, as unidades internas ficam embutidas dentro de forros, dutos, armários ou sancas de gesso.

A estrutura que receberá as unidades interna e externa, sejam elas quais forem, são pré-estabelecidas pelo projeto de climatização, item obrigatório para a instalação deste tipo de equipamento.

Hoje, é possível encontrar Splitões sem dutos, instalados diretamente nos cômodos. Os dutos são considerados dispositivos que aumentam a eficiência do sistema, pois concentram a vazão do ar condicionado.

Split Hi-wall (evaporadora com tamanho tradicional)O ar-condicionado Splitão é um aparelho que possui alta vazão de ar e, geralmente, é indicado para ambientes comerciais, entretanto, é possível encontrá-lo em residências. Quem tem um aparelho deste porte deve estar sempre atento à limpeza dos dutos.

Ar-Condicionado Split

São aparelhos de ar-condicionado que possuem duas unidades, uma interna e outra externa. Habitualmente, as pessoas se referem aos Splits, quando estão falando, na realidade, dos modelos hi-wall, os mais vendidos. Porém o tipo split engloba vários tipos, como Piso-teto, Cassete, Multi Split e Window Split. Por isso, popularmente falando, split faz referência aos modelos hi-wall.

Ar-Condicionado Mini Split

São os mesmos aparelhos de ar condicionado Split hi-wall, porém, com uma evaporadora pequena. Estes modelos com unidades internas compactas têm sido fortemente explorados por diversos fabricantes, pois se ajustam às medidas das novas moradias, que são cada vez menores. Alguns deles podem medir apenas 70 cm de largura na evaporadora.

Atualmente, as marcas que fabricam esse modelo aqui no Brasil são a Trane e a York, porém, até a última atualização dessa postagem, os produtos estavam indisponíveis nas lojas.

Por fim, cabe dizer que, apesar de similares em sistema, esses aparelhos diferem na instalação e na forma de trabalho, além das características físicas, sendo um deles um aparelho mais robusto e pesado (Splitão) e os outros dois são modelos de hi-wall com tamanhos diferentes (Split e Mini Split).

Venha conhecer os modelos de ar-condicionado mais vendidos dentre eles.