Semana passada iniciamos uma série semanal contendo algumas dicas básicas que auxiliem os usuários a utilizar de forma consciente seu aparelho nessa época de quarentena para manter a casa confortável, saudável e que não haja maiores sustos na conta de energia.

Leia a dica da semana passada: Ar-condicionado x portas e janelas abertas

Desligo o aparelho toda a vez que sair do ambiente? Mesmo se for retornar em pouco tempo?

Esse é um questionamento que gera certa discussão entre os usuários. Muitas pessoas, acostumadas com o sistema adotado em uma lâmpada ou uma tv, por exemplo, pensam que com o aparelho de ar condicionado a lógica é a mesma: se for sair do ambiente, mesmo que por um período curto de tempo, devemos desliga-lo, afinal equipamento ligado sem ninguém no ambiente é consumo desnecessário de energia. Esse raciocínio é lógico para a maioria dos equipamentos que consomem energia, mas para o ar-condicionado a resposta para essa afirmação é: depende.

Ligar e desligar o aparelho com muita frequência gera maior consumo de energia por conta do pico de consumo gerado, principalmente, pelo compressor. Se for sair do ambiente por até 30 minutos é melhor deixa-lo ligado para evitar esse pico de energia gerado a cada vez que o aparelho é ligado, além, claro, da vida útil do aparelho. Para entender melhor, veja abaixo o nosso exemplo na prática.

Leia também: 10 Dicas para Economizar o Consumo de Energia do Ar-Condicionado

Exemplo na prática: Devo ou não desligar o ar-condicionado ao sair do ambiente por poucos minutos?

Antes de entender sobre desligar ou não desligar, é importante entender a lógica do compressor do ar-condicionado.

Digamos que seu ambiente está com temperatura natural de 28°C, então você liga o aparelho e coloca em 23°C. Bom, nesse momento o compressor ligará e começará a trabalhar em seu pico de energia até fazer com que aquele ambiente passe de 28°C para 23°C, conforme foi solicitado pelo usuário. Esse momento em que o aparelho está buscando atender essa “ordem”, então ele gasta mais energia, pois quando ele alcançar os 23°C desejados ele diminui o consumo de energia e trabalhará apenas para manter a temperatura escolhida.

Sendo assim, o momento de maior consumo é exatamente quando o aparelho é ligado. Ou seja, se você for se ausentar do ambiente por 10 minutos, por exemplo, e desligar o aparelho, o ambiente passará novamente a sofrer interferência da temperatura natural, no caso indo em direção ao 28°C, por exemplo, que é a temperatura do ambiente com interferência externa. Então quando você, após 10 minutos, retornar ao ambiente e ligar o ar-condicionado e colocar em 23°C ele identificará: “tenho que trabalhar de novo para alcançar os 23°C” e isso gerará um novo pico de energia.

Por conta disso, se você for sair do ambiente por pouco tempo é melhor deixar o aparelho ligado, já que ele estará com tudo sob controle, com sua temperatura desejada e trabalhando em baixa rotação, apenas para manter. Não esqueça, sempre que sair do ambiente deixe a porta fechada.

Outra dica importante é utilizar aparelhos com a tecnologia inverter, pois esse sistema evita grandes picos de trabalho do compressor, já que no inverter o trabalho é de forma constante, sem grandes oscilações de força e energia, gerando economia no consumo.

Comente abaixo: tem alguma outra dica de quarentena para nós? Até a próxima!