Redação do WebArCondicionado

Nessa época de quarentena, home-office e muitas pessoas em casa, devido a pandemia do Corona vírus (Covid-19), é natural que usemos mais o ar-condicionado residencial. A partir de hoje vamos dar algumas dicas semanalmente que auxiliem esse usuário a utilizar de forma consciente seu aparelho e mantenha sua casa com o clima confortável e saudável.

Sabemos que diversos itens como instalação, dimensionamento, aparelho adequado para cada ambiente, entre muitos outros são determinantes para o consumo de energia, mas nessa série de publicações, a ideia é focar nas coisas que requerem uma atenção do consumidor mesmo, detalhes que ocorrem dentro de casa e que precisam ser levados em consideração.

Leia também: 10 Dicas para Economizar o Consumo de Energia do Ar-Condicionado

Janelas e portas abertas prejudicam o ar-condicionado e elevam o consumo?

Essa é uma verdade e pode estar ocorrendo com frequência em sua casa. Afinal, se você está em seu local de home-office com o aparelho ligado, sai do ambiente para pegar alguma coisa e deixa a porta aberta, o ambiente já climatizado será impactado por aquele clima diferente que entrará pela porta e terá que ligar o compressor e trabalhar mais para climatizar de forma confortável novamente o ambiente.

Caso a porta fique aberta por muito tempo, maior será a quantidade de ar a ser jogado para fora do ambiente e o aparelho estará se esforçando para climatizar um ambiente sem sucesso, pois o ar não ficará retido apenas no ambiente desejado. A causa disso será um consumo de energia maior e a vida útil do aparelho sendo comprometida, pois ele estará trabalhando com um dimensionamento desadequado, tendo mais metros quadrados para preencher e muitas vezes maiores que o adequado para sua capacidade.

Leia também: 8 Dicas: Como prolongar a vida útil do ar-condicionado

Exemplo na prática: Ar-condicionado x portas e janelas abertas

Digamos que você está em um ambiente de 16m² e esse ambiente conta com um aparelho de ar condicionado adequado para essas dimensões. Ao lado desse ambiente existe outro de também 16m². Ambos são divididos por uma porta.

Se a porta está fechada e o aparelho com o dimensionamento correto, ele não terá dificuldade para climatizar o ambiente com os 23° escolhidos, por exemplo. Afinal, foi instalado um aparelho adequado para aquelas dimensões, no caso 16m². Agora, digamos que o ambiente ao lado não tem ar-condicionado e o clima lá está mais quente, com uma temperatura natural de 28°.

Ao deixar a porta aberta, o ar do ambiente climatizado em 23° se misturará com o de 28°, o termostato do aparelho de ar condicionado perceberá isso e aí temos um problema: o aparelho tentará climatizar os dois ambientes com o comando que você escolheu de 23°, porém agora terá que dar conta não mais de 16m², mas de 32m².
Nesse caso o aparelho não está preparado para climatizar dimensões tão grandes, o que ocasionará, na tentativa dele buscar esse conforto térmico, um trabalho excessivo e sem sucesso, consequentemente consumindo mais energia elétrica. O mesmo exemplo serve para janelas.

Sendo assim, o ideal é sempre deixar portas e janelas bem fechadas, com o objetivo de que o clima externo não interfira no ambiente a ser climatizado e no bom funcionamento do aparelho.

Deixe nos comentários abaixo sua opinião sobre essa situação. Até mais!