Atualizado em 22/10/2019 por Gabriela Giacomini
Redação do Portal WebArCondicionado

Neste vídeo do canal How Stuff Works (Como as Coisas Funcionam, em tradução livre), encontramos a explicação de como funciona o ar-condicionado pegando como exemplo um modelo Janela.

Itens do vídeo: Fluido refrigerante; Fluído Freon; Compressor; Gás frio; Gás quente; Estado liquido; Válvula de expansão; Condensador; Evaporador; Unidade de controle; BTU; EER.

Assista ao Vídeo (ative as legendas e coloque para traduzir):

Se você estiver sem áudio, acompanhe com o texto:

Explicação do Vídeo de Como funciona o Ar-Condicionado

Este vídeo mostra como funciona o aparelho de ar condicionado, presente em diversos lugares e utilizado pelas pessoas para um melhor conforto, principalmente nos dias mais quentes (residências, carros, aeroportos, shoppings centers, hospitais, cinemas, etc).

Um ar-condicionado é uma espécie de uma geladeira sem seu gabinete. Ele usa a evaporação de um fluido refrigerante para fornecer ar frio. Os mecanismos do ciclo de refrigeração são os mesmos da geladeira e do ar condicionado. O nome desse fluído é Fréon, genericamente usado para qualquer dos vários fluorcarbonos não inflamáveis utilizados como refrigerantes e combustíveis nos aerossóis.

como-funciona-ar-condicionado

Passo a Passo do Ciclo de Refrigeração

1. O compressor comprime o gás frio, fazendo com que ele se torne gás quente de alta pressão (em vermelho no diagrama acima).

2. Este gás quente corre através de um trocador de calor para dissipar o calor e se condensa para o estado líquido.

3. O líquido escoa através de uma válvula de expansão e no processo ele vaporiza para se tornar gás frio de baixa pressão.

4. Esse gás frio corre através de trocador de calor, que permite que o gás absorva calor e esfrie o ar de dentro do lugar.

5. Misturado com o fluido refrigerante, existe uma pequena quantidade de um óleo de baixa densidade. Esse óleo lubrifica o compressor.

Lembrando que um ar condicionado de Janela constitui de um sistema de condicionamento de ar especialmente para locais pequenos. Essas unidades são fabricadas em tamanhos pequenos, para que se encaixem em uma janela padrão.

Se você abrir o compartimento de um ar-condicionado de janela, verá que ele contém:

um compressor
uma válvula de expansão
um condensador (do lado de fora)
um evaporador (do lado de dentro)
dois ventiladores
uma unidade de controle

Os ventiladores sopram ar sobre os trocadores de calor para melhorar a sua capacidade de dissipar calor (para o ar exterior) e frio (para o ambiente ser resfriado).

como funciona ar condicionado

 

Ficou com alguma dúvida? Comente aqui com a gente.