Atualizado por Gabriela Giacomini em 13/01/2020
Redação do Portal WebArCondicionado
dry-controle-remoto-ar-condicionado

 

Estava se perguntando o que significa e para que serve o DRY no ar-condicionado? Essa palavra que consta como um dos modos configurados no controle remoto vem do inglês e quer dizer “desumidificar”, fazendo a tradução correta.

Mas por que essa função é necessária ao aparelho e quando usar?

Pois bem, a umidade do ar pode afetar nosso organismo e influencia no conforto térmico. Desse modo, muitas fabricantes de ar-condicionado oferecem aparelhos com a função “desumidificador”, colocando essa opção dentro do próprio equipamento e poupando que o usuário precise adquirir um dispositivo exclusivo para desumidificar o ar.

Portanto, você pode configurar isso no próprio controle remoto, como veremos a seguir.

Como colocar o ar-condicionado para desumidificar – DRY

É simples! Siga o passo a passo:

  • Procure no controle remoto a tecla MODE, que seleciona o modo em que o aparelho irá operar (refrigeração, aquecimento, automático, ventilação ou desumidificação) – que são as funções mais comuns.
  • Aperte esse botão (MODE) até aparecer o símbolo correspondente à função do desumidificador, geralmente identificada pela palavra DRY ou pelo desenho de uma gota (imagem).

Separamos imagens com os símbolos de algumas marcas para facilitar sua identificação na hora de colocar em prática a desumidificação:

Assista ao vídeo abaixo:

 

Depois disso o ar-condicionado se encarrega de todo o processo sozinho, desumidificando o ar sem precisar alterar mais nada, apenas a temperatura se for necessário, como veremos a seguir no tópico “Funcionamento”.

Por que utilizar a função de desumidificar?

Como o próprio nome diz, essa função é utilizada especificamente para reduzir a umidade do ambiente, sendo assim útil para regiões úmidas, onde é preciso manter a umidade baixa e ter um controle maior.

Por fazer esse serviço, a desumidificação acaba evitando assim a corrosão, ferrugem e paredes úmidas. Também ajuda na conservação de quadros, peles, roupas, documentos, aparelhos de som e fotográficos, móveis e uma infinidade de objetos ao protegê-los contra a umidade causadora de mofo.

Funcionamento

Apesar de fazer esse controle intenso da umidade, é importante salientar que durante esse processo a temperatura é ajustada de acordo com a necessidade do ambiente. O foco encontra-se unicamente na desumidificação, mas caso o usuário queira trocar a temperatura separadamente, essa ação é possível, sem interferir na função de desumidificar.

O ar ambiente contém umidade em forma de vapor d’água em quantidade variável de acordo com a temperatura. Desse modo, a retirada de umidade do ar pelo aparelho acontece à medida em que ele condensa água nas placas de resfriamento.

Falando mais detalhadamente, o vapor d’água entra em contato com a superfície fria da serpentina no interior do aparelho, com um ventilador conduzindo o ar úmido através dessa superfície fria e transformando o vapor em gotas de água. Essas gotas são recolhidas em seguida em um recipiente instalado na parte traseira do ar-condicionado.

O ciclo se reinicia sempre que a umidade se altera, visto que o desumidificador é constituído por um umidostato que conforme a programação liga e desliga automaticamente.

E aí, ficou com alguma dúvida sobre a função DRY, utilizada como desumidificador no ar-condicionado? Comente abaixo para te ajudarmos!