Procedimento deve ser realizado antes da instalação do aparelho
Como Saber se o Ar-Condicionado tem Gás

Descubra como saber se o ar-condicionado tem gás.

A maioria dos aparelhos de ar-condicionado saem de fábrica com carga gás refrigerante. Por mais que possa variar a quantidade, o equipamento sempre tem fluido em seu sistema para que seja realizada a instalação.

Sabe as máquinas tipo Split Hi Wall? A maioria das marcas comercializa os aparelhos com carga para instalações com tubulações de até 7,5 metros, chegando a até 10 metros em alguns casos.

Vale citar que alguns modelos maiores, como as máquinas Cassete e Piso Teto, tem carga somente para dar partida no motor. Mesmo assim pode acontecer do aparelho vir sem fluido refrigerante.

E como saber se o ar-condicionado tem gás? Para responder a pergunta, consultamos o técnico de ar-condicionado Rafael Barbosa dos Santos da RS Climatização.

Passo a Passo para Saber se o Ar-Condicionado tem Gás?

Geralmente é realizado o vácuo na tubulação, após a instalação do ar-condicionado. O procedimento retira a umidade, evita o transporte de detritos e identifica se a máquina possui algum vazamento. Depois disso, é liberado o gás refrigerante no sistema.

Na dúvida sobre fazer o vácuo no ar-condicionado? Entre em nossa publicação e veja como realizar o processo. Voltando ao tema do texto, antes de instalar a unidade externa (condensadora) e a unidade interna (evaporadora), é possível saber se o aparelho tem gás.

Para descobrir isso, faça a medição de pressão, conforme mostramos no passo a passo abaixo:

  1. Deixe a unidade externa (condensadora) desligada.
  2. Com o manifold colocado na válvula de serviço, veja se a pressão ficará entre 250 e 300 PSI – o valor será alto, pois a unidade está desligada.
  3. Se ficar no padrão dosa valores acima, é sinal de que tem gás no ar-condicionado.

O oposto, índice diferente daquele, indicará que não tem carga de refrigerante no aparelho de climatização. Conforme o técnico entrevistado explica, não efetue a instalação do ar-condicionado nestes casos.

Vazamento Pode Deixar o Equipamento sem Carga de Gás

A falta de gás pode ser causada por vazamento na serpentina. Mesmo que adicione no sistema, vai vazar fluido e ocasionará problemas na instalação futuramente.

Realize o teste de estanqueidade para detectar se há vazamento de gás no ar-condicionado. Temos uma matéria que explica como realizar o procedimento – acesse clicando aqui.

Se tem outras dúvidas sobre carga de gás no ar-condicionado, sugerimos que poste em nosso Fórum do Ar-Condicionado. No espaço, diversos técnicos compartilham experiências, trocam dicas e se ajudam diariamente.

Fórum do Ar Condicionado | WebArCondicionado

Fórum do Ar Condicionado | WebArCondicionado.

Redação WebArCondicionado