* Atualizado em 12/03/2019

Existe muita gente com dúvidas sobre os aparelhos de ar condicionado que utilizam gás refrigerante ecológico, ou simplesmente gás ecológico. Nessa postagem vamos explicar o que é um gás ecológico e mostrar alguns exemplos de aparelhos que utilizam esse tipo de fluido.

O que são gases ecológicos?

Resumindo: são gases que não emitem CFCs (clorofluorcarbonos), substâncias à base de cloro que são muito prejudiciais à saúde do homem e ao meio ambiente, e que também causam danos à camada de ozônio, responsável por proteger a Terra contra a radiação solar. Os outros tipos fazem ligação com substâncias da camada de ozônio, transformando seus elementos em produtos mais leves que se desprendem dela, fazendo buracos.

Durante um tempo pensou-se ter encontrado a solução nos HCFCs (hidroclorofluorcarbonos), como o R-22, mas descobriu-se que eles agravam o Efeito Estufa, e inclusive existe um programa de redução exponencial desses produtos até chegar a zero em 2040.

Já os gases ecológicos são aqueles que possuem uma medição de GWP (potencial de aquecimento global) baixíssima. Hoje os gases ecológicos são o que há de mais sustentável no mercado, os tipos mais comuns nos aparelhos de ar-condicionado são o R-410A e o R-407C.

Recarga do gás ecológico

O manuseio de fluidos como o R410-A é semelhante ao do R-22. A diferença é que o R410-A deve ser retirado totalmente do sistema para que seja feita nova carga. Não é recomendado fazer apenas o complemento da carga de gás, e a quantidade de gás vai depender do aparelho e do fabricante.

Portaria nº 3.523

O uso cada vez mais comum desses gases atende às exigências do Protocolo de Montreal e da Portaria nº 3.523. Muitas empresas fabricantes de ar-condicionado já se adequaram à essas exigências. O documento trata de normas relativas à qualidade do ar em ambientes climatizados, considerando a preocupação com a saúde, o bem-estar, o conforto, entre outros.

 

 

Gases Ecológicos

R-410A

Este é um HFC (hidrofluorcarboneto) que foi desenvolvido para substituir o HCFC R-22. O seu GWP é de 2088, e portanto é considerado que ele não agride a camada de ozônio e possui baixíssima contribuição no Aquecimento Global. Hoje é o gás mais utilizado em condicionadores de ar do tipo split Hi-Wall – veja abaixo alguns exemplos de aparelhos populares que o utilizam.

Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio Dual – Inverter – LG – 220v – S4-Q09WA5WB

Ar Condicionado Split 18000 BTU Quente/Frio – Inverter – ELGIN – 220v – HVQI18B2IA

Ar Condicionado Split 9000 BTU Frio – Inverter – CONSUL – 220v – CBF09EBBNA

R-32

Este é um gás que ainda está sendo testado e comparado, mas que já roda em alguns aparelhos pela Europa, onde está sendo pesquisado. Ele possui um GWP mais baixo já registrado, 675. Dentre as alternativas ao R-410A, é o com mais capacidade de refrigeração e eficiência, o que o torna bastante atraente como investimento futuro. No Brasil ele ainda não é comercializado, mas talvez estejamos olhando aqui para o próximo fluido refrigerante mais popular do mercado.

R-407C

É utilizado principalmente em chillers, aparelhos de ar condicionado domésticos e comerciais e bombas de calor.

Chiller Samurai Hitachi

Chiller Samurai Hitachi

A procura por uma alternativa 100% sustentável de fluido refrigerante é incessante desde o surgimento dos primeiros condicionadores de ar. Os chamados gases ecológicos são nada mais do que as últimas descobertas feitas pelo setor, por isso é sempre válido se manter atualizado no que há de mais novo sendo pesquisado e testado nos laboratórios, nas universidades e pelas instituições especializadas.

 

Redação do Portal WebArCondicionado