Atualizado por Yuri Correa em 27/01/2020
Redação do WebArCondicionado

5-tipos-de-ar-condicionado-chiller-
Você sabe o que é um chiller? Essa máquina, que basicamente opera como um resfriador de água, é utilizada em sistemas de ar condicionado para larga escala, como indústrias, grandes prédios comerciais, hospitais e afins. Existem 5 tipos comuns de chiller no mercado hoje, vamos falar um pouco sobre cada um.

Se você quiser, pode ficar sabendo tudo sobre o que é e como funciona um chiller clicando aqui. Mas hoje, para quem já se interessou um pouco mais por esse tipo de equipamento, resolvemos aprofundar mais em como funciona e quais são as vantagens de cada modelo de chiller. Confira abaixo!

Chiller: Os 5 tipos tradicionais do Mercado

Chiller Scroll

Scroll hitachiO Chiller que opera com compressor Scroll, também conhecido como Caracol Excêntrico, possui alta eficiência energética e trabalha sobre diversas variações de temperaturas e relações de compressão. Sua composição básica é formada de uma espécie de pistão central que comprime gás através do giro.

Esse modelo também pode alcançar até 10% a mais de rendimento se comparado aos compressores rotativos de pistão – um tipo de compressor mais comum. Além disso, justamente por funcionar girando para comprimir o gás, esse modelo é menos propenso a ter vazamentos ou perdas de fluxo. A possibilidade de vazamento é quase zero, inclusive, ao contrário de um compressor rotativo com folga fixa, que tem mais chances de perder gás. Eficiente e seguro, o Scroll acaba apresentando também um custo de operação muito baixo.

Scroll CarrierO motor do Chiller Scroll é refrigerado por gás de sucção, permitindo até 12 partidas por hora. Ele possui controle microprocessado de fácil operação, que permite um melhor aproveitamento da performance. Além disso, quando se utiliza os compressores Scroll simultaneamente, pode-se reduzir a corrente de partida e garantir uma excelente eficiência em cargas parciais – evitando grandes oscilações.

Scroll TraneO modelo Scroll foi pensado para garantir soluções otimizadas aos projetos de ar condicionado. Todas as unidades, seja de que fabricante forem, vêm de fábrica com carga completa de fluido refrigerante, entrada para ligação de energia elétrica e flanges para conexão dos bocais de saída e entrada de água.

E acredite, existe inclusive um Módulo Inverter. Ele possui partida suave, mesmo operando junto com o módulo fixo, e a corrente de partida é reduzida. Ele ajusta o sistema às necessidades de potências intermediárias que são impossíveis de se atingir com compressores fixos.

Chiller Parafuso de Condensação a Ar

Parafuso a ar HitachiEsse é o Chiller que utiliza compressores Parafuso de condensação, e são mais utilizados em estabelecimentos industriais. Ele apresenta operação silenciosa e várias opções de tratamento acústico, garantindo maior flexibilidade para atender às necessidades específicas desses prédios. Sua composição básica envolve duas peças em forma de parafuso girando uma contra a outra para comprimir o gás no meio delas.

Esse tipo de equipamento fornece água gelada tanto para os sistemas de ar condicionado voltados ao conforto dos ocupantes dos espaços climatizados, quanto para os sistemas de resfriamento dos processos industriais. E uma das principais vantagens do modelo é que ele oferece um fluxo contínuo de ar gelado.

Parafuso a ar CarrierOs chillers Parafuso foram desenvolvidos especificamente para reduzir os custos da vida útil do sistema de ar condicionado, e também para garantir maior confiabilidade a essas instalações, por conta da simplicidade do seu desenho. Além disso, eles fornecem uma combinação em eficiências com carga parcial assim como eficiências com carga total – ou seja, são muito bons operando em potência total ou amena.

Para amortecer as pulsações de descarga e reduzir ainda mais o nível de ruído, alguns modelos contam também com compressores livres de vibrações e equipados com dois silenciadores, além de chave padronizada com uma única entrada de energia trifásica. Esse sistema facilita os processos de instalação e manutenção.

Chiller Parafuso de Condensação de Água

Parafuso a água CarrierO Chiller que utiliza compressor Parafuso com Condensação de Água funciona de maneira similar ao Parafuso comum, só que ao invés de ar, ele faz a condensação de água. O modelo foi projetado tanto para o mercado industrial quanto para o comercial e é uma boa alternativa para o controle preciso de temperatura em diversas aplicações.

Ele é formado por dois eixos em formato de parafusos interligados que giram em direções opostas. Assim como no outro modelo, o gás refrigerante que entra na câmara é comprimido entre esses parafusos para que, posteriormente, façam o resfriamento da água.

Parafuso a água TraneEstes equipamentos podem fornecer água gelada tanto para sistemas de conforto quanto para o resfriamento de processos industriais. Sua confiabilidade é alta e sua instalação é considera fácil de se executar. Além disso, esse modelo tem aplicação flexível, ou seja, pode ser instalado em diversos tipos de local, e sua eficiência energética é aprimorada.

Para alguns chillers Parafuso de Condensação de Água é exigido apenas uma verificação anual do óleo. Fora isso, ele não possui selo mecânico, problemas de alinhamento de eixo e nem caixas de engrenagens.

Algumas das máquinas desse modelo dispõem de possibilidades de controle, monitoramento e diagnóstico remoto múltiplo. Além de características como armazenamento térmico e produção de gelo, recuperação de calor e operação em ciclo reverso com arrefecimento a seco.

Chiller Centrífugo de Condensação a Água

Chiller Centrífugo HitachiOs modelos de chiller que utilizam compressor Centrífugo são os mais silenciosos encontrados na indústria. Alguns possuem inversor de frequência, proporcionando uma partida ainda mais suave com baixa corrente, além de permitir que o motor-compressor varie sua velocidade e obtenha muito mais eficiência em cargas parciais – ou seja, é ótimo operando com potências médias.

Existem alguns modelos que possuem ainda tecnologia para proporcionar aumento no desempenho dessas cargas parciais, quando a água de condensação está com baixa temperatura ou fora das estações de Centrifugo a água Tranepico.

O compressor é formado por vários discos paralelos girando em conjunto em um eixo horizontal. Ele é adequado para operar em uma faixa mais ampla de fluxo de ar, sem que mude a rotação. Além disso, esse modelo possui um propulsor de alta velocidade com várias pás, que giram para alcançar o objetivo do equipamento e, inclusive, age como coletor, acumulando o ar pressurizado.

Chiller de Absorção

O chiller de Absorção é alimentado por calor, ou seja, ele utiliza queima direta de Chiller Absoção Yorkcombustível, vapor de água, água quente ou gases de exaustão. Seu princípio básico é trabalhar com vácuo, estado no qual o fluido refrigerante (no caso, a água) evapora a cerca de 4ºC, ou seja, é um modelo 100% ecológico.

Através do gerador de calor, é feita a condensação e a subsequente evaporação da água, onde ela, como fluido refrigerante, perde calor para poder fazer o resfriamento do ar. O modelo foi desenvolvido para garantir a eliminação ou redução dos riscos com cristalização, perda de vácuo e congelamento de tubos de cobre. Esse tipo de equipamento se divide em dois tipos: chiller de Absorção de chiller absorção YorkQueima Direta e chiller de Absorção de Queima Indireta.

O chiller de Absorção de Queima Direta obtém o calor através de um processo de queima de combustível, normalmente o gás natural. No chiller de Absorção de Queima Indireta, o calor necessário é fornecido na forma de vapor de baixa pressão, água quente ou de um processo de purga quente.

A principal vantagem desse tipo de equipamento é o custo benefício, pois seu consumo elétrico é cerca de 10% do consumo dos chillers de compressão elétricos.

Ficou com alguma dúvida sobre os tipos de chillers que descrevemos acima? Deixe suas perguntas ou sugestões nos comentários!