Listamos os motivos e como resolver o problema do seu aparelho de climatização
ar-condicionado pingando água

Veja o que fazer se o ar-condicionado está pingando água.

O ar-condicionado pingando água dentro do ambiente pode ocorrer com qualquer modelo de aparelho: Split Hi Wall, Janela, Piso-Teto, Cassete ou Portátil. Porém, o equipamento pingar água para na sua casa ou em seu escritório está longe de ser algo normal.

O Split Hi Wall, também conhecido como Split, é o modelo em que mais costuma ocorrer esse “pinga pinga” desagradável vindo da evaporadora (unidade interna).

Abaixo, vamos explicar as possíveis causas e as soluções para resolver esse problema.

Por que o Ar-Condicionado Está Pingando Água?

Na maioria das vezes, os problemas são simples de serem resolvidos. Geralmente os motivos são:

  • Desnível do dreno;
  • Dreno sujo;
  • Filtros sujos;
  • Necessidade de troca dos filtros;
  • Erros na instalação.

Como Resolver o Problema do Ar-Condicionado?

Desnível do Dreno

O dreno é por onde a água condensada é expelida, ou seja, é jogada para fora do ambiente. É através dele que sai aquela água que costuma pingar fora do ambiente. Se a água do ar-condicionado está pingando no ambiente, fique atento quanto ao nivelamento

Se a olha nu é difícil analisar, um nível de construção – aquela ferramenta em que a bola de água indica se uma parede está reta -, pode ajudar a identificar a posição do equipamento. Ou seja, pode visualizar se o ar-condicionado está desnivelado. 

Dreno sujo

Observe se o dreno funciona corretamente. Em muitos casos, a peça pode estar entupida e a água não é expelida para fora do ambiente. Isso provoca um retorno da água e provoca pingos na parte interna de casa. 

Saiba mais:

Como Desentupir o Dreno do Ar-Condicionado?
Dreno do Ar-Condicionado: Quais Problemas pode Ter?

Filtros sujos

A higienização dos filtros é fundamental em qualquer aparelho e pode ser feito por você mesmo, dono do ar-condicionado. Os filtros têm como função reter poeiras, sujeiras e demais impurezas do ar. Por isso, é necessário que sejam retirados e limpos

Se a limpeza não é feita, o ar tem dificuldades para passar pelo filtro. Isso provoca a formação de umidade e, consequentemente, gotículas são criadas. Com o tempo, a água pode vazar para fora do aparelho e pingos irão sair da evaporadora (unidade interna). 

Veja como fazer:

Como Limpar o Filtro de Nylon do Ar-Condicionado?

Troca de Filtros

Qualquer aparelho tem um tempo de vida útil. Com os filtros, isso não é diferente. Chega um momento em que eles precisam ser substituídos. 

Conforme o usuário faz a limpeza, os filtros podem ser danificados ou ficarem mais frágeis, até o momento em que precisam ser trocados. Filtros gastos demais ou danificados são incapazes de cumprir seu papel, provocando acúmulo de água e o pinga pinga do aparelho.

Leia mais:

Onde fica o Filtro do Ar-Condicionado?
Quando trocar o Filtro do Ar-Condicionado?

Erros de Instalação

É aquela história, muitas vezes o barato sai caro. Procure analisar bem a empresa que será contratada para realizar a instalação do seu aparelho de ar condicionado.

Erros como usar tubulações de diâmetro e extensão menor do que a indicada pelo fabricante, mangueiras na saída do dreno estranguladas ou sem o caimento certo, colocar a evaporada desnivelada na parede, entre outros, causam o pinga pinga da unidade interna.

Contrate uma empresa com experiência e confiança para realizar sua instalação.

Motivos Menos frequentes

Acima, listamos os motivos mais óbvios que deixam o ar-condicionado pingando água dentro de casa. Porém, alguns problemas diferentes e pouco comuns podem ocorrer, tais como:

  • Alta umidade do ambiente;
  • Problemas no sensor de degelo;
  • Alteração repentina e brusca de temperatura no ambiente.

Ar-Condicionado Pingando Água: Quando Chamar o Técnico?

Se o aparelho recém foi instalado, provavelmente está na garantia responsável pelo serviço. É papel deles encontrar a causa ou indicar alguma falha no ar-condicionado. 

Por outro lado, se tem o ar-condicionado há algum tempo, você mesmo pode observar a limpeza dos filtros. Se há algum nível de inclinação do aparelho ou mesmo se o dreno está funcionando corretamente.

Com as dicas que citamos, é possível ter uma noção básica para resolver o problema do ar-condicionado pingando água dentro de casa.

Redação WebArCondicionado