Atualizado por Gabriela Giacomini em 03/04/2020
Redação do WebArCondicionado

O ar-condicionado instalado, seja com uso constante ou parado, leva o consumidor a buscar sobre como limpar o filtro de nylon do aparelho. E é isso que iremos explicar aqui, já que os filtros do seu aparelho podem ter acumulado muita sujeira.

Então chegou a hora de aprender a limpá-lo.

como-limpar-filtro-de-nylon-ar-condicionado

Limpar o Filtro de Nylon do Ar-Condicionado traz benefício a sua saúde e ao próprio aparelho – Imagem: WebArCondicionado

O ideal é limpar o filtro do ar-condicionado ao menos uma vez a cada dois meses quando ele não estiver sendo utilizado. E uma vez o mês em períodos de utilização frequente.

Onde fica o Filtro de Nylon do Ar Condicionado e Como Limpar?

O filtro está presente tanto nos modelos de ar-condicionado Split quanto nos modelos Janela, e fica localizado sempre na parte interna entre as tubulações e a saída de ar.

Ar-Condicionado Janela

Nos modelos janela você pode abrir a parte frontal e retirar o filtro ou puxá-lo pela lateral, como ensinamos nesse post com vídeo de como limpar filtros de modelos Janela.

Ar-Condicionado Split

Já no Split, é preciso abrir a tampa da evaporadora (unidade interna) e retirar os filtros para serem limpos. O vídeo a seguir mostra como removê-los e fazer a limpeza, é fácil e muito necessário!

Quando trocar o Filtro do Ar Condicionado

Nem sempre a limpeza do filtro irá funcionar, e quando isso acontecer, será necessário fazer a troca dos filtros. Isso porque eles podem não estar mais em condições de uso, aí a limpeza não será o bastante.

Manchas escurecidas são uma prova disso, e fazer a troca dos filtros será a solução para manter o bom desempenho do ar-condicionado e para o bem da sua saúde.

Existe uma recomendação de quanto em quanto tempo é ideal fazer isso, mas é bem relativo e depende de cada caso.

Qual a função do Filtro de Nylon?

Lembrando que o filtro de nylon é responsável por fazer a filtragem de ar, captando a maior parte da poeira e bactérias. Quanto mais sujo estiver, maiores as chances do ar-condicionado ocasionar problemas respiratórios e alergias.

Você sabia que, além dos filtros de nylon, existem outros tipos de filtros com outros benefícios? Agora que você entende como isso é importante, conheça aqui quais são esses filtros e como eles funcionam!