Esse é um dos problemas mais comuns e aqui mostramos como identificar
ar-condicionado não gela

Por que meu Ar-condicionado não gela?

Meu ar-condicionado que não gela ou não resfria. Esse é uma dos problemas mais frequentes e comuns nos aparelhos de climatização. 

O pior é que essa dificuldade pode ser causada por algumas “desatenções” ou até mesmo por alguma falha no equipamento. Mas fique tranquilo, nós vamos listar os maiores vilões que causam o problema na máquina.

Por que o meu Ar-Condicionado não Gela: Motivos

O Ar-Condicionado Está no Modo Frio (Cool/Cooling)?

Para que o ar-condicionado saiba que precisa resfriar o ambiente, você deve selecionar o modo frio. A função também é chamada de Cool ou Cooling em alguns aparelhos de climatização. 

Às vezes você pode esquecer de colocar o equipamento nessa função. Desta forma, o ar-condicionado não gela o ambiente. 

Então, relembrando, para colocar na função, você pode clicar em modo até aparecer a palavra Frio (Cool/Cooling) ou apenas ou ícone referente ao frio. O símbolo geralmente é exemplificado pelo desenho de um ou mais flocos de gelo. 

Saiba como colocar no modo frio passo a passo:

Como colocar o Ar-Condicionado no modo Frio

Potência em BTUs Inferior

Na hora de adquirir o modelo, é necessário saber qual a potência em BTUs o ar-condicionado deve ter para climatizar o ambiente. Isso se chama dimensionamento. 

Por exemplo: em um ambiente ideal para uma máquina de 18.000 BTUs, se instalar uma de 9.000 BTUs, terá problemas. O equipamento com a potência menor não dará conta de gelar o ambiente por completo e continuará calor no espaço.

Leia mais:

Subdimensionamento: Ar-Condicionado com Menos BTUs do que o Necessário

Antes de comprar o ar-condicionado, veja a potência ideal para o seu ambiente. Em nosso blog, temos uma calculadora capaz de mostrar a potência em BTUs e o modelo mais indicado para o cômodo. Pode entrar na ferramenta neste link.

Lembramos que a potência não pode ser inferior à necessidade do ambiente e não deve-se utilizar um ar-condicionado para gelar dois ambientes, ao menos que esteja dimensionado para isso.

Local de Instalação Errado

A instalação das unidades externa (condensadora) e interna (evaporadora) do ar-condicionado contam com algumas regras básicas conhecidas pelo profissional responsável pelo serviço.

Porém, imagine instalar a evaporadora, unidade interna, em um local que o fluxo de ar é obstruído: atrás da cortina ou em um canto onde tem armário ou roupeiro atrapalhando a vazão do ar? Nessas condições, isso vai refletir no resfriamento do ambiente.

Em relação a condensadora, unidade externa, deve ser instalada em um local arejado e com circulação de ar. Qualquer outro espaço poderá afetar o funcionamento e a vida útil do ar-condicionado.

Veja também: Qual a Distância entre Evaporadora e Condensadora na Instalação do Ar-Condicionado Split?

Vazamento de Gás Refrigerante

O fluido refrigerante contribui para refrigerar o ambiente. Porém, existem alguns níveis mínimos de quantidade de gás para que consiga cumprir sua função. 

Se ocorrer algum problema de vazamento na instalação ou algum dano nas tubulações e vedações, o ar-condicionado não vai climatizar o ambiente. A falta de gás é uma das causas mais comuns quando o ar-condicionado não gela. 

Profissionais da área possuem ferramentas adequadas para encontrar vazamentos e solucionar esse tipo de problema. 

Filtros Sujos

Filtros sujos são outro problema frequente. O usuário deve criar uma rotina de limpeza mensal dos filtros. Se ficarem muito sujos, podem obstruir a passagem de ar e comprometer o resfriamento do ambiente. Também pode ocasionar problemas à saúde das pessoas. 

Saiba mais:

Como Limpar o Filtro de Nylon do Ar-Condicionado?

Problemas no Compressor

O compressor é o coração do ar-condicionado. É o componente que dita o ritmo do equipamento e garante a energia do seu funcionamento. Um técnico é capaz de verificar o desempenho da peça, por meio de testes de potência e de desempenho.

Falhas no Sensor de Temperatura/Termostato

O sensor é fundamental para o bom funcionamento do ar-condicionado. Ele que regula a temperatura e analisa se o ambiente está de acordo com os comandos acionados pelo controle remoto.

Uma falha no sensor de temperatura impossibilita o aparelho de saber se está esfriando até a temperatura desejada. Por conta disso, o ar-condicionado não gela o ambiente. O ideal é chamar um profissional para analisar o seu equipamento. 

Travamento do Sistema

O fato de clicar em diversas teclas, ou seja, escolher diversos comandos do aparelho ao mesmo tempo pode travar o sistema. O ideal é selecionar a opção, aguardar a operação ser concluída e, depois, enviar um novo comando. 

Se parece que o sistema está travado, é possível resetar. Alguns aparelhos possuem a tecla Reset. Porém, se o seu não tem, veja em nossa publicação como resetar o seu ar-condicionado:

Como Resetar o Ar-Condicionado?

Não consigo identificar o problema: o que fazer?

Se é incapaz de constatar qual o problema do aparelho, recomendamos que chame um técnico. O profissional é capacitado e sabe identificar a melhor solução para o problema. 

O indicado é chamar um instalador. Inclusive, assim você não perde a garantia do seu ar-condicionado e uma pessoa com experiência pode mexer no aparelho sem causar danos. Com essas informações, já pode saber por que seu ar-condicionado não gela. 

Redação WebArCondicionado