Atualizado por Yuri Correa em 06/03/2020
Redação do Portal WebArCondicionado

Será que o ar-condicionado janela vai deixar de ser fabricado? Atualmente as fabricantes têm desenvolvido diversas inovações em tecnologia de climatização. No meio de tudo isso, o modelo janela continua popular.

Por isso, muitas pessoas questionam na hora de comprar um aparelho novo se ainda vale a pena adquirir um ar-condicionado janela, e é essa pergunta que vamos responder hoje!

Quem ainda fabrica o ar-condicionado Janela?

ar-janela-fabricado

O ar-condicionado janela, um dos mais populares do mercado.

A dúvida costuma surgir mais pela questão estética e menos pela tecnologia. Porém os consumidores não querem ter um aparelho ultrapassado, pois dificulta a procura de peças e a manutenção.

Por tentar entender que direção está tomando a fabricação desse modelo, fomos atrás de marcas que pretendiam descontinuar ou investir mais nos modelos Janela. Lá em 2017, quando pensamos nessa postagem, as entrevistadas foram a Electrolux e a Springer Midea, veja o que disseram!

Electrolux considera o Janela ultrapassado

Na época em que essa postagem foi escrita, a Electrolux havia decidido parar de fabricar o modelo Janela de ar-condicionado. Segundo a empresa, seu foco seria os modelos Split e Portátil.

Em 2017, a Electrolux justificou sua decisão dizendo que o Janela é menos potente, gerando maior perda de energia entre todos os modelos, que seu design é pouco favorável e  por causa da produção de um alto nível de ruído. Veja o que mais a fabricante nos disse em 2017:

ar-condicionado-electrolux

“A tendência do mercado é a migração para o Split. A penetração do ar janela ainda é maior, porém, a venda do modelo Split está crescendo. As vantagens do ar-condicionado Split incluem o baixo nível de ruído, já que a parte externa, responsável pelo ruído, fica do lado de fora do ambiente. Além disso, o buraco necessário para sua instalação é bem menor em relação ao de janela. O resultado estético é muito mais agradável e o design de Split tem sido um diferencial.”

De fato, a Electrolux descontinuou o modelo e hoje não se encontra mais ar-condicionado Janela novo da marca para vender. Isso, porém, não era o que a Springer Midea pensava, já que a fabricante tomou o caminho contrário e decidiu investir ainda mais nos modelos Janela.

Springer Midea diz que o Janela é muito prático

Quando perguntada em 2017 se pretendia parar de fabricar os modelos Janela, a Springer Midea nos disse o seguinte:

“Não. Inclusive, no ano passado reorganizamos nosso portfólio de climatização que passou a receber a submarca Springer Midea e atualizamos a linha de ar-condicionado de Janela com os modelos Springer Midea Mecânico e o Springer Midea Eletrônico.”

ar-condicionado-midea

Comentando sobre o motivo de continuar investindo no modelo, a Springer Midea disse:

“Os aparelhos de janela ainda são a melhor opção para quem busca praticidade e menor custo na instalação. Também é um modelo com ótimo custo benefício e os nossos lançamentos têm excelente eficiência energética, tornando uma boa escolha para quem precisa trocar o aparelho antigo por um novo e mais econômico.”

E continua:

“O mercado de ar-condicionado de janela no Brasil ainda é expressivo, corresponde a mais de 15% do total de unidades de aparelhos residenciais. Além disto, estes modelos possuem uma característica diferenciada de aplicação, que permite menor custo e maior facilidade de instalação, além de operação simplificada e ótima relação custo x benefício.”

Outras marcas que ainda vendem o modelo Janela

Fizemos uma consulta para saber que marcas de ar-condicionado ainda apostam no modelo Janela como um dos grandes competidores do mercado, confira a lista abaixo e clique nos nomes para ver os produtos!

Nesse link a seguir você pode conferir todos os modelos de ar-condicionado Janela que ainda estão à venda no mercado!