* Atualizado em 28/02/2019

Não sabe mais o que fazer para emagrecer? Já “tentou de tudo” e não consegue? Sabia que dá para trocar a academia e comprar um ar-condicionado? Segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade de Sidney, na Austrália, você pode colocar ele na temperatura mínima e começar hoje.

Mas como será que isso acontece?

Como o frio emagrece

A pesquisa concluiu que tremer de frio emagrece mais do que fazer exercício físico em academias. Isso porque os tremores são capazes de transformar a gordura branca, que armazena energia, em gordura marrom, que estimula a queima de energia. O estudo aponta que 50 gramas de gordura branca podem concentrar mais de 300 Kcal de energia, e a mesma quantidade de gordura marrom é capaz de queimar essas 300 Kcal. Ou seja, quando você está tremendo de frio em um ambiente com a temperatura muito baixa, você está emagrecendo.

Vamos à explicação científica

De acordo com o endocrinologista Paulo Lee, do Instituto de Pesquisa Médica Garvan, quando o corpo está exposto ao frio, os níveis do hormônio Irisin e FGF121, produzidos respectivamente pelo músculo e pela gordura marrom, sobem. Lee explica que tremer de frio por cerca de 10 a 15 minutos aumenta os níveis do Irisin de forma equivalente a praticar uma hora de exercício físico moderado. E vamos combinar que tremer de frio por 15 minutos é “bem menos chato” do que ficar uma hora malhando na academia, certo?

Cuidados com a saúde

Vale ressaltar, o teste foi feito em laboratório e sob controle. Os sujeitos submetidos ao teste ficaram em um cômodo com temperatura controlada por cerca de 15 minutos e, posteriormente, em condições similares, foram submetidos a uma hora de bicicleta ergométrica. Foi assim que se constatou que a tremedeira de frio queima praticamente a mesma quantia de quilocalorias em um sexto do tempo dos exercícios físicos.

Porém é preciso tomar cuidado, fazer exercícios acarretam numa série de outros benefícios para o corpo que passar frio não te dá. Além disso, baixas temperaturas podem acabar com a sua imunidade e te expor a doenças, sem contar a hipotermia e as consequências para o funcionamento corporal. Tremer de frio pode ser uma experimento legal de fazer, mas nada disso é recomendável como forma segura de emagrecer. Exercícios e alimentação controladas, daí sim temos uma solução.

O que diz a Anvisa

Lembrando que o aconselhamento da Anvisa é que a temperatura do ambiente, climatizado ou não, seja mantida na faixa entre os 22ºC e os 24ºC, para atender ao conforto térmico do maior número de pessoas.

Então tome cuidado. A notícia é bem interessante e, quem sabe, no futuro e sob uma observação profissional, vai ser possível emagrecer passando um pouquinho de frio, ao invés de ter que puxar ferro e suar a regata na academia. Por enquanto, são apenas descobertas curiosas, fique atento para saber mais!

Redação do Portal WebArCondicionado