Você sabe por que trememos no frio e suamos no calor?

Atualizado por Yuri Correa em 21/11/2019
Redação do Portal WebArCondicionado

Você sabe para que serve o suor e a tremedeira? Quando está muito calor a gente sua e quando está muito frio a gente treme, são reações aos extremos de temperatura. Mas você sabe por que isso acontece? Vamos entender!

Os seres humanos são animais homeotérmicos, ou seja, temos o sangue quente. Nosso corpo possui uma faixa de temperatura que fica em torno dos 36,1ºC, e dentro dessa faixa ele funciona corretamente. Porém, graves problemas podem ocorrer se a temperatura baixar ou subir. E para tentar evitar que a temperatura corporal fuja disso, nosso organismo criou mecanismos de defesa.

O corpo treme quando sentimos frio

Tremendo de frioQuando estamos em um ambiente frio, nosso corpo começa a perder calor para o ar do daquele espaço. Nesse momento, são acionados os horripiladores, que são pequenos músculos que ficam na raiz de cada pelo do corpo. O acionamento dos horripiladores causa uma onda de trepidação muscular por todo o corpo, essa onde é chamada de arrepio.

Quando os pelos levantam, eles ajudam a reter uma camada de ar na pele, pois o ar é um isolante térmico. Portanto, os pelos eriçados são nosso agasalho natural. Quanto mais pelos, mais agasalho natural nós temos.

A segunda linha de proteção do corpo é a tremedeira, que se estende a todos os músculos. Tremer é o processo mecânico que o corpo tem para gerar calor, e por isso esses espasmos musculares são acionados para forçar a produção de calor.

Se embolando

Outra forma que o nosso corpo tem de se proteger é o chamado “embolar”. Acontece quando sem prensar, fechamos as mãos, cruzamos os braços, encolhemos as pernas e curvamos o corpo. Todo esse processo diminui a superfície externa exposta ao frio, e quanto menor for a superfície exposta, menor será a área do corpo que perderá calor para o ambiente.

Curiosidade: O cobertor, ao contrário do que pensamos, não esquenta o nosso corpo. Ele apenas ajuda a criar uma linha isolante, que não deixa o frio chegar na pele. Portanto, não é necessário usar vários cobertores ao mesmo tempo, pois usando dois ou cinco, o resultado será o mesmo.

E qual é o papel do suor?

SuandoNo calor acontece o seguinte: o nosso corpo está recebendo o calor do ambiente, e temperatura interna começa a subir. Então, quando esse excesso de temperatura se torna insustentável para o nosso sistema, o corpo precisa encontrar uma forma de expulsá-la.

A nossa primeira proteção contra o calor é aquele vermelhão que se cria na pele, principalmente no rosto. Isso acontece por causa da dilatação dos vasos sanguíneos, o sangue intensifica a fruição e começa a irrigar as partes mais próximas da pele. Assim o calor é transferido para a superfície da pele, escapando para o ambiente.

O suor refresca

O suor é a segunda e mais eficiente proteção do nosso corpo. Quando o vermelhão não dá conta, surge o suor, que é produzido nas glândulas sudoríparas, que têm forma de tubos e se abrem na superfície da pele, formando os poros. Essas glândulas expelem o suor, que ao evaporar, retira o calor da pele.

Curiosidade: Quando a temperatura do ambiente estiver muito alta, uma solução inusitada é usar agasalho como um isolante térmico, pois o tecido não permite a entrada de calor e retém junto ao corpo uma camada de ar.

E aí, conseguiu entender as funções da tremedeira e do suor no nosso corpo? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo!