Por Yuri Correa,
Redação do WebArCondicionado

Queimar a pele no sol, além de um risco para a sua saúde, gera também dor e desconforto. Não existe remédio para “curar” as queimaduras, apenas soluções paliativas que ajudam na recuperação. Daí entra a pergunta: será que o ar-condicionado ajuda nisso?

Afinal, se ele serve para refrescar o ambiente, deve fazer bem para a pele queimada, não é verdade?

Ok, esse é um pensamento lógico, mas temos que questionar algumas coisas antes de sair ligando o split ou o ar-condicionado janela em 16°C e ficar só com as roupas de baixo pegando ventinho nos vermelhão.

O que é bom para Queimaduras na Pele?

Quando nos queimamos no sol, uma camada da nossa pele fica danificada e o corpo começa a tentar expulsá-la, mandando agentes para os locais “machucados” para impedir inflamações. Isso causa a descamação e as coceiras.

Nesse processo, a pele fica muito quente, não só por causa da radiação que recebeu em excesso, como também devido à ação das células de cura. Qual o resultado disso? Desidratação.

O mais importante, depois de queimar a pele, é fazer a hidratação constante das áreas prejudicadas. Cremes e pomadas ajudam nessa tarefa de repor as doses de água e gordura que a pele perde nesse processo. Sem a hidratação correta, a pele queimada não só causa desconforto ainda maior do que o normal, como pode inflamar em um nível muito grave – e essa é a verdadeira preocupação.

E o que o Ar-Condicionado tem a ver com isso?

Bom, o ar-condicionado refresca o ar dos ambientes. No calor do verão, é um prazer enorme sair do ar abafado e quente da rua para entrar em um cômodo fresquinho. E a pele queimada sofre com o calor, pois ela já fica naturalmente mais quente devido ao que explicamos acima. Então nada melhor do que um ambiente mais fresco para aliviar a dor das queimaduras.

Certo? Mais ou menos.

Sim, o ar-condicionado pode gerar bastante conforto para quem está queimado do sol. Porém, é preciso lembrar que uma das principais características desses aparelhos é que eles retiram a umidade do ar.

Ar-Condicionado: use com Hidratação

O ideal para a pele é ficar em ambientes com a umidade relativa acima dos 30%. Na verdade, 20% já é considerado um nível baixíssimo e agressivo para a saúde geral da pele, ainda mais uma pele queimada, que precisa tanto de hidratação.

Por isso, mesmo que refresque o corpo, o ar-condicionado acaba também afetando na hidratação da pele. Se quiser usá-lo como paliativo para se aliviar do desconforto das queimaduras, lembre de ativar a função de umidificar do ar-condicionado, ou então de ligar um umidificador de ar junto com o aparelho de climatização.

E aí, ficou alguma dúvida sobre como utilizar o ar-condicionado para ajudar nas queimaduras na pele? Deixe suas perguntas e sugestões aqui nos comentários!