Redação Portal WebArCondicionado

Cada vez mais as atividades vêm sendo retomadas em todo o país e novos hábitos precisam ser implementados pelas empresas.

Atenção aos protocolos e recomendações referentes ao uso de ar condicionado

Nessa retomada gradual, é essencial o cuidado com os sistemas prediais, salas comerciais e ambientes empresariais em geral no que diz respeito a climatização de ambientes fechados.

Diversos estudos ao redor do mundo garantem que não há comprovação de que a transmissão efetiva do vírus possa se propagar por meio do ar-condicionado, já que desde que haja uma circulação e uma renovação do ar sempre que possível, diminuem os riscos do vírus circular no ambiente.

A ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) e a ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air Conditioning Engineers) atualizam frequentemente seus protocolos e recomendações em relação aos sistemas de ar condicionado. Baseado, principalmente, nessas informações, ambientes climatizados devem seguir essas prescrições visando sempre estarem de acordo com as regras mais eficientes contra o vírus.

Leia também: Dicas de quarentena

Então aparelhos de ar condicionado podem ser utilizados normalmente?

A resposta dessa pergunta é: Sim! Mas desde que sejam seguidos alguns cuidados. Afinal, os aparelhos que realizam a climatização de ambientes pode ser utilizados, desde que seja realizada algumas renovações de ar ao longo do dia, sejam elas através de aparelhos ou abrindo janelas, como é previsto na Resolução RE-09 da ANVISA.

A garantia da entrada de ar exterior no ambiente interno, com a devida filtragem, é recomendada que ocorra com frequência. Porém, simplesmente mantes as janelas abertas permite a entrada de poluentes, sobrecarregando os filtros do sistema de climatização, se o sistema estiver em funcionamento.

Uma forma de garantir a qualidade do ar em ambientes fechados é manter o nível de dióxido de carbono (CO2) e a contar com a filtragem correta para reter partículas e micro gotículas que podem carregar poluentes ou microrganismos.

Leia mais: Sistemas de renovação de ar diminuem concentração de vírus, dizem especialistas

Atualmente diversos aparelhos de ar condicionado já vem de fábrica filtros eficientes e diversas formas de melhorar a qualidade do ar. Aliado a isso, mantê-los limpos periodicamente, conforme o Plano de Operação, Manutenção e Controle – PMOC, mesmo quando o ambiente não estiver em uso contribui para termos um ar mais puro.

Comente abaixo quais atitudes sua empresa está tomando e o que você acha sobre a utilização de aparelhos de ar condicionado nessa nova realidade. Até a próxima!